sexta-feira, 20 de março de 2009

A chama de Luiz Gonzaga

Em 2007, foi lançado em Fortaleza, o livro dusbons para quem é fã do exuense LUIZ GONZAGA. De autoria do fortalezense JOSÉ MARCELO LEAL BARBOSA, o título da obra é "LUIZ GONZAGA - SUAS CANÇÕES E SEGUIDORES", que traz a transcrição das 523 letras de canções gravadas pelo Rei do Baião, bem como a listagem das 80  músicas instrumentais. Só por isto, já se justifica ter em casa esta obra de referência, fruto de uma pesquisa de 4 anos e meio.
Eis a seguir 3 objetivos que fizeram o escritor trazer à lume sua preciosa obra:
1) CONCRETIZAR a chama da gratidão (agradecer a Luiz Gonzaga pela obra maravilhosa que ele nos legou); 2) MANTER viva a chama da perpetuação (divulgar a obra de Luiz Gonzaga, abastecer as livrarias, bancas de revistas, valorizando e divulgando os artistas que dão seqüência ao estilo musical do Pernambucano do Século); e 3) INCENTIVAR a chama da solidariedade (50% - cinqüenta por cento do valor de todos os livros vendidos nas noites de autógrafos serão doados pelo autor, para instituições beneficentes).
O escritor Marcelo Leal (que é tenente-coronel reformado da Polícia Militar do Maranhão e atualmente pecuarista e palestrante) apresenta ainda 35 entrevistas que fez com diversos seguidores de Seu Luiz, entre os quais os pernambucanos Dominguinhos, Marinês, Nando Cordel e Petrúcio Amorim e os cearenses Santanna (de Juazeiro do Norte), Waldonys (de Fortaleza) e Zé de Manu (Cedro). O livro ainda traz as partituras para canto coral de "Aza Branca" e "Baião da Garoa", arranjos do Maestro José Gomes.
Enfim, são 347 páginas de deleite. Quem quiser entrar em contato com o autor Marcelo Leal, pode fazê-lo pelo e-mail coronelmarcelo@oi.com.br
Como sou fã da "filosofia" do forró autêntico, sou grato ao autor por compartilhar sua paixão com os demais fãs gonzagueanos.
Pressentindo que o livro terá várias reedições, sugiro ao autor incluir na 2ª edição de sua inestimável obra a inclusão de entrevista com o fortalezense e seguidor gonzagueano de primeira linha ADELSON VIANA, que lançou os discos de forró cantado “FORRÓ DA ROÇA” e “FORRÓ DA ROÇA AO VIVO”, junto com o cantor e seu primo Paulo Viana, bem como o disco-solo instrumental “ACORDEOM BRASILEIRO” e o disco “ADELSON VIANA – O AUTÊNTICO FORRÓ”, onde canta uma super-seleção do legítimo forró. Adelson teve parte de sua biografia musical já registrada por mim nos links 01 e 02 .

CURIOSIDADE: O inesquecível Luiz Gonzaga criou o baião com o cearense Humberto Teixeira, em 1949. Em 1957, criou o "forró" com "Forró no Escuro" (cuja 2ª sanfona foi tocada por Dominguinhos, aos 17 anos) e, como todo gênio musical, esteve sempre inovando ao longo de sua carreira. 
Em 1973, gravou uma música sua e de Nelson Valença - "O Fole Roncou", onde a sanfona faz contrapontos ostensivos com a guitarra e o contrabaixo. A partir dali, guitarra-baixo-bateria se juntaram à sanfona-zabumba-triângulo, sem descaracterizar o forró. Esta soma da tradição acústica com a modernidade elétrica fizeram parte até seu último disco em 1989, ano de sua desencarnação. 
Portanto, por questão de Justiça e a bem da Verdade, é falso e é mentira propagar ter sido o forró modernizado e se tornado eletrônico somente a partir de Novembro de 1990. A Verdade é que o Rei Luiz Gonzaga já havia modernizado o forró, com classe, 23 anos antes. Cliquem AQUI para comprovar este fato. E contra fatos, não há argumentos.

Nenhum comentário: