sábado, 28 de março de 2009

70 anos do italiano Hill

Quem nos anos 70 não se divertiu com TERENCE HILL??? 
Italiano de Veneza, nascido em 29/03/1939, Hill estreou no cinema, em 1951, com apenas 12 anos, usando seu nome verdadeiro - Mario Girotti. Ele começou a se destacar no drama romântico "A GRANDE ESTRADA AZUL", em 1957, dirigido pelo diretor italiano Gillo Pontecorvo e com seu compatriota Yves Montand à frente do elenco. Girotti ainda atuou no drama histórico "O LEOPARDO" (1963), produção italiana de Luchino Visconti e estrelado pelo novaiorquino Burt Lancaster, pela tunisiana Claudia Cardinale e o francês Alain Delon. 
Somente a partir de 1968, quando protagonizou o western spaghetti "VIVA DJANGO!", é que passou a usar o pseudônimo com oqual ficou conhecido pelo mundo afora. Entre 1970 a 1994, Hill trabalhou em 19 comédias  ao lado de Bud Spencer (nome artístico de Carlo Pedersoli, 1,94m de altura e 10 anos mais velho que Hill - foto acima à esquerda). Em minha opinião, as melhores foram "TRINITY É MEU NOME" (1970) (capa do DVD, acima ao centro); "TRINITY AINDA É MEU NOME" (1971) e "DUPLA EXPLOSIVA" (1974).
Tenho como sua melhor comédia de Terence Hill o filme "MEU NOME É NINGUÉM" (1973), por vários motivos: baseado em idéia de Sergio Leone; dirigido por Tonino Valerii; elenco com Henry Fonda e a trilha sonora memorável de Ennio Morricone - Clique AQUI e confira que beleza de música.
Desde 2006, trabalha somente em produções televisivas. Neste Domingo, o dusbons Mario Girotti/Terence Hill faz 70 anos de idade (Foto acima, à direita). 

Nenhum comentário: