sexta-feira, 6 de março de 2009

10 anos sem Kubrick,hoje

Novaiorquino da gema, tendo nascido em 26/07/1928, o cineasta, roterista e produtor STANLEY KUBRICK partiu da Terra, no dia 07/03/1999, da cidade de Harpenden, Hertfordshire, Inglaterra, quando sofreu um ataque cardíaco enquanto dormia.

Iniciou sua carreira, aos 23 anos como documentarista. Seu 1° grande sucesso foi o film noir "O GRANDE GOLPE" (The Killing), em 1956. Depois, vieram o drama anti-guerra, rodado na Alemanha, "GLÓRIA FEITA DE SANGUE" (Paths of Glory - 1957) e o épico "SPARTACUS" (1960), ambos estrelados por Kirk Douglas. Em 1964, lançou "DR. FANTÁSTICO" (Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb), uma inteligente comédia de humor negro, que teve Peter Sellers em 3 papéis e foi rodada na Inglaterra. Por este trabalho, Kubrick ganhou sua 1ª indicação ao Oscar de melhor diretor. Em 1968, uma das mais significativas ficções científicas "2001: UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO" (2001: A Space Odissey), baseada em romance de Arthur C. Clarke. Em 1971, veio "LARANJA MECÂNICA" (A Clockwork Orange), rodado na Inglaterra e foi censurado no Brasil, que versava sobre a violência da juventude. Aqui, a censura impôs umas risíveis bolinhas pretas cobrindo as genitálias dos atores. Em 1975, trouxe BARRY LYNDON, um drama de guerra pouco conhecido, mas tido por Martin Scorsese como seu melhor filme. Em 1980, lançou o terror "O ILUMINADO" (The Shining), estrelado por Jack Nicholson. Seu último filme foi o drama com Tom Cruise e Nicole Kidman DE OLHOS BEM FECHADOS (Eyes Wide Shut), lançado postumamente, em Julho/1999 e recebido friamente pela crítica.

A grande maioria de sua obra retrata personagens que sofrem um processo gradual de desintegração psicológica que muitas vezes as conduz à loucura. Pelas suas características, foi diagnosticado como portador de autismo de alto desempenho. Os filmes citados estão disponíveis em DVD. Já "2001" e "Laranja..." estão em Blu-Ray também.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro janius,

CONCORDO plenamente com a referência ao grande cineasta Stanley Kubrick. Marcou minha vida de cinéfilo desde que vi 2001 Uma Odisséia no Espaço, reforçando minha admiração com Glória Feita de Sangue. DUSBONS mesmo.
abs
C Zedi.

Blog Blogspot disse...

O "Glória..." é muito bom mesmo, Caro Zedi.
Abs.