segunda-feira, 6 de outubro de 2008

ADELSON VIANA - Histórico de um mestre da sanfona

Em 1822, criado por um alemão e, em 1829, patenteado por um austríaco, surgiu um instrumento de palheta com fole, teclado e botões que produz acordes – daí a origem de seu nome: acordeom ou acordeão (em francês, acordeon, e no NE do Brasil, sanfona mesmo). É um instrumento que mexe positivamente com a sensibilidade de quem o ouve, desde que tocado com maestria e talento.

Depois de o Brasil ter os mestres pernambucanos Luiz Gonzaga e Dominguinhos, o paraibano Sivuca, o gaúcho Chiquinho do Acordeon, o paulista Orlando Silveira, o carioca Oswaldinho do Acordeon, o Ceará se orgulha de ter o seu mestre na sanfona: Adelson Góis da Silva, 37 anos, nascido em Fortaleza-CE, mais conhecido como ADELSON VIANA. Um músico e ser humano dusbons. Bem que ele poderia ter escolhido o nome artístico “Adelson do Acordeom”, mas isto não faria jus à sua versatilidade: AV é também exímio ao piano, nos teclados eletrônicos, na escaleta acústica e ainda arrisca alguns acordes ao violão. Preparemos o fôlego: AV é também compositor de músicas instrumentais e cantadas, produtor de jingles (um deles, o do Café Santa Clara, cantado por Fágner e Alcione) e de trilhas sonoras; é arranjador e produtor de discos estando à frente do Vila Estúdio, desde 1996, gravando de 10 a 15 discos/ano. Em 2004, Adelson e o Vila Estúdio gravaram o disco “COM O PÉ NO FORRÓ”, projeto do mineiro Toninho Horta junto com o cearense Felipe Cordeiro. Este disco foi indicado ao Grammy Latino, em 2005, na categoria “melhor álbum de MPB”. Atualmente, AV é o atual maestro e diretor musical dos discos e shows do cantor cearense de maior expressão nacional: Raimundo Fágner, com quem se apresenta constantemente por este Brasilzão. Querido por colegas músicos e intérpretes, AV é mui amado pela família e pelos amigos, por sua integridade moral e pela sensibilidade que dele brota quando executa um instrumento.

A trajetória de AV começou quando seu pai - José Viana, quixadaense, filho de sanfoneiro - decidiu ensiná-lo os segredos da arte da sanfona porque entendeu que só a Música seria a solução pra acalmar menino tão traquinas (É quase impossível imaginar o calmíssimo AV ter sido um menino arteiro). Segue abaixo, a Parte II deste tópico.

Nenhum comentário: