terça-feira, 31 de março de 2009

Aula de bom gosto

Ouvi e recomendo o CD dusbons CONVIDANDO A TRANSBORDAR, do sanfoneiro, compositor, arranjador e cantor CEZINHA. Neste seu 1° disco, o jovem artista de 24 anos, nascido em Camaragibe/PE, mostra sua experiência em 11 anos de carreira. Os diversos estilos do Forró estão presentes, de forma cantada e instrumental: forrós, xotes e arrasta-pé. Cezinha ainda traz o chorinho e o frevo. Produzido a 6 mãos: DOMINGUINHOS (que canta na faixa “Depois da Derradeira), Guadalupe (esposa de Dominguinhos que divide os vocais coma filha Liv Moraes) e Sandro Haick (que também tocou guitarra e baixo). No CD, Cezinha ainda tem a especial voz do juazeirensedonorte SANTANNA, O CANTADOR, na faixa “Nas Asas da Ilusão”.

Cézar Thomaz começou sua carreira aos 13 anos, como autodidata, através do incentivo de seu pai. O grande músico Dominguinhos foi o primeiro a reconhecer a grande habilidade musical de Cezinha como sanfoneiro, passando a convidá-lo para participar de seus shows e indicá-lo para acompanhar vários artistas, como Elba Ramalho, Belchior, Antônio Nóbrega, Geraldo Azevedo, Margareth Menezes, Marinês, Daniela Mercury, Santanna o Cantador, Maciel Melo, Jorge de Altinho, entre outros. Além disso, Cezinha participou de diversas apresentações internacionais em países como Turquia, Itália, Portugal, França e Albânia, desenvolvendo um trabalho instrumental e acompanhando vários artistas em suas turnês internacionais. Em 2007, se apresentou ao lado do mestre Dominguinhos, sendo apresentado por ele no São João de Caruaru como um novo grande nome do forró pé-de-serra.

O CD foi lançado em Junho/2008, em Recife (cartaz acima), e está à venda, em Fortaleza, nas lojas DESAFINADO, por um preço tentador: R$9,90. Comprar o disco original ajuda ao artista a gravar outros trabalhos.

É um refrigério prá quem ama o forró autêntico, inventado e transformado por Seu Luiz Gonzaga, ouvir uma produção de qualidade pros ouvidos e pros esqueletos também. Tão jovem e CEZINHA recebeu da Natureza o privilégio do timbre voz forte que se aproxima muito do Mestre Dominguinhos. Além disto, compõe e toca a sanfona no melhor estilo do querido urbanizador do forró. Em Fortaleza, temos a felicidade de contarmos com outro fiel discípulo de Dominguinhos: o querido ADELSON VIANA, de quem ouvi elogios ao trabalho de Cezinha.

“CONVIDANDO A TRANSBORDAR” é o primeiro de uma série promissora. Faz gosto ouvir qualidade (harmonia, composição, variedade rítmica e voz) somada à diversão da dança. Se está achando que é exagero meu, vá no MySpace e no site do Cezinha e tire suas próprias conclusões.

Nenhum comentário: