quarta-feira, 18 de março de 2009

Um novo cinema francês

Está completando 50 anos de existência o dusbons LUC BESSON. Parisiense, nascido em 18/03/1959, seus pais trabalhavam como instrutores de mergulho e aos 10 anos sonhou ser biólogo marinho, após contactar um amistoso golfinho. Após um acidente num mergulho, aos 17 anos o planeta perdeu um biólogo mergulhador e ganhou um cineasta, roteirista e produtor de filmes dusbons
Aos 24 anos, estreou com "O Último Combate" (1983), uma ficção científica com Jean Reno no elenco, filmada em P&B. quase sem diálogos e que lhe rendeu prêmios de melhor direção em festivais na França, Bélgica, Portugal e Espanha. Depois, vieram: o drama de competição entre mergulhadores "Imensidão Azul" (1988), filmado no Mar Mediterrâneo, com Rosana Arquette e Jean Reno; o thriller "Nikita" (1990), estrelado por Anne Parillaud; o drama  "O Profissional" (1994), rodado quase "in totum" na Cidade de Nova Iorque, com atuações magistrais de Jean Reno, Natalie Portman e Gary Oldman; o ficção científica "O Quinto Elemento" (1997), com o alemão Bruce Willis, com os ingleses Gary Oldman e Ian Holm e a ucraniana Milla Jovovich e rodado basicamente no Pinewood Studios ( os mesmos onde são filmados a série 007); o épico "Joana D'Arc" (1999 - DVD Sony), com Milla Jovovich. Seus últimos filmes foram o drama "Angel-A" (2005), rodado em P&B, no parisiense bairro Montmartre, no Rio Sena e na Torre Eiffel; e a fantasia infantil "Arthur e os Minimoys" (2006).
Mas Besson também se destaca em produções e roteiros de filmes que não dirigiu como:  "Cão de Briga" (2005) com Jet Li e Morgan Freeman; "Taken" (2008), com Liam Neeson e "B13 - 13° Distrito" (2004), este o melhor filme de ação que assisti nos últimos anos, baseado no esporte "parkour". Recomendo-o sem medo àqueles que gostam de filmes movimentados. Há um mês, foi lançada em Paris sua continuação "Banlieue 13 - Ultimatum". Torço que seja exibida nos cinemas, mas contento-me se sair apenas em DVD. 
E por fim, Besson roteirizou e produziu a bem-sucedida quadrilogia de ação cômica"Táxi" (de 1998 a 2007), onde nas 3 primeiras estão Marion Cotillard (que interpretou magistralmente Edith Piaf, no cinema).
Todos os filmes de Luc Besson  estão disponíveis em DVD, no Brasil. É uma chance dasboas de comprovar o estereótipo de que "filme francês é chato e hermético" não vale mais, pois que  Besson trouxe um lado mais compreensível (ou hollywoodiano) de contar suas estórias. E prestemos atenção à bela trilha sonora de seus filmes, a maioria composta por Eric Serra e prá cena de abertura de "O Profissional", onde a câmera faz um vôo rasante sobre o mar e termina no concreto urbano.

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Janio,

LUC BESSON é um marco, quase um divisor de águas, do cinema francês. Outros grandes diretores franceses também se destacaram mundialmente e, há uma particularidades: a maioria dos atores e cineastas franceses não migrou para Hollywood ou, fizeram um ou outro trabalho por lá. Cito, juntamente com Besson, os nomes dos grandes diretores JEAN LUC GODDARD (Alphaville), FRANÇOIS TRUFFAUT (Fahrenheit 451), LOUIS MALLE (Adeus, Meninos)e, ainda, o fenômeno ROMAN POLANSKI (O Inquilino, Bebê de Rosemary, Chinatown etc). Há outros menos conhecidos mas donos de magistral competência, entre os quais eu citaria MARC CARO (Delicatessen).
VALEU, Janius, são todos DUSÓTIMOS.

Abraços

C Zedi

Blog Blogspot disse...

Grato Zedi, pela intervenção que só amplia o conhecimento dos que acessarem ao Dusbons. Confesso que sou refratário ao cinema de Goddard e Truffaut, mas já gosto dos filmes de Polannski e Malle. O "Delicatessen" ainda não assisti, embora a capa do DVD exiba um estranho perfil de porco.
Grato, culto comentador!