terça-feira, 10 de março de 2009

Um gênio de Russas para o mundo

LIDUÍNO PITOMBEIRA, nascido em Russas, em 1962, eis um cearense dusbons. Pitombeira é Doutor em Composição e Teoria, Músico e compositor de valor reconhecido no Exterior e localmente apenas por aqueles que são fanáticos pela Música. Atualmente, Liduíno é Professor do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba, mas seu currículo é produtivamente mui extenso e seu começo diz que ele é:

Licenciado em Música pela Universidade Estadual do Ceará (1996), Mestre em Composição Musicalpela Louisiana State University System, EUA (2000), Ph.D. em Composição e Teoria pela Universidade Estadual de Louisiana, EUA (2004), onde estudou com o compositor Dinos Constantinides. Estudou composição e harmonia com Vanda Ribeiro Costa (1985-1991), Tarcísio José de Lima (1985-1988) e José Alberto Kaplan (1991-1998). De 1986 a 1998, atuou como instrumentista e diretor musical do SYNTAGMA, grupo dedicado àperformance e à pesquisa da música antiga e da música nordestina. 

Foi Consultor de Música da Secretária de Cultura do Estado do Ceará (1995-1997), onde elaborou e coordenou projetos como os da Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho e do Quinteto de Sopros Alberto Nepomuceno.  

Foi Professor Substituto de Harmonia, Contraponto e Análise, Departamento de Artes, Universidade Estadual do Ceará (1996-1998).  

Lecionou composição, orquestração e técnicas composicionais contemporâneas na Universidade Estadual de Louisiana, EUA (2004-2006). 

Suas obras têm sido executadas pelo Syntagma, Orquestra de Câmara Eleazar de Carvalho, Quinteto de Sopros da Filarmônica de Berlim (Alemanha), Louisiana SinfoniettaRed Stick Saxophone QuartetNew York University New Music Trio (EUA), Orquestra Filarmônica de Poznan (Polônia), Orquestra Sinfônica do Recife e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Ao brilhante currículo, acrescento que, antes de fundar o importante e excelente grupo Syntagma, Liduíno foi ainda músico-fundador da melhor banda instrumental autoral cearense BANDA OFFICINA. Acompanhei alguns de seus ensaios, em meados dos anos 80, em que era formada por Pantico Rocha (bateria), Cláudio Costa (guitarra), Ocelo Mendonça (flauta e guitarra), Eugenio Mattos (piano e teclados) e Liduíno (baixo). Espero que algum dia descubram tapes e lancem digitalmente. Ou que o disco "Fruto Futuro", do cantor Ronaldo Lopes seja transformado em CD. Ronaldo foi acompanhado pela Officina, já com outra formação: Nélio Barros (baixo) e Cristiano Pinho (guitarra). 
Quem tiver curiosidade sobre a repercussão do trabalho musical de Liduino, clique AQUI e veja o que tem no Google quando se digita "Liduino Pitombeira"!

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu marido tb é de Russas, mas infelizmente não chegou a conhecer o Mestre Liduino.

Blog Blogspot disse...

Pois é...Poliana, o momento mais famoso do Liduíno em Fortaleza foi com o grupo instrumental barroco SYNTAGMA.
Paz e Bem!