quinta-feira, 26 de março de 2009

Presentes de Sabedoria e Magia

Recomendo o filme dusbons O QUARTO SÁBIO”, produção televisiva de 1985 e baseado no clássico conto de Henry Van Dyke - "The Fourth Wise Man", que parte da premissa que teria existido um quarto Rei Mago, chamado Artaban (vivido por Martin Sheen), filho de um rei da antiga Pérsia, que procura nas Sagradas Escrituras o significado real da Vida e descobre as profecias sobre a vinda de Jesus, o Messias prometido. Artaban leva consigo três pedras preciosas, para oferecer ao menino Jesus e inicia, então, uma jornada através do deserto para encontrar-se com outros três reis magos e, com eles, ir ao encontro do rei Jesus. Entretanto, não chega a tempo de encontrá-los. Por 33 anos, Artaban, com o escravo Orontes - interpretação inesquecível de Alan Arkin - (foto central acima) procuram por Jesus. Sempre que estavam prestes a encontrá-lo, acontecia um imprevisto, e eles O perdem. No decorrer do seu caminho, Artaban usa os presentes para ajudar pessoas em grandes necessidades, ficando sem nada para presentear a Jesus, quando o encontrasse. A história atinge o seu clímax no domingo de Páscoa, quando Artaban, velho e morrendo, encontra Jesus e compreende finalmente, o verdadeiro sentido da vida.

O DVD é da B.V Films e nos ajuda a refletir sobre o que é mais importante na Vida? Qual o significado real da vida? Que presentes o Cristo espera de nós?

A PROPÓSITO:

1. Henry Van Dyke (1852-1933), norte-americano, foi diplomata, escritor e pastor. Deduz-se ter sido evangélico, mas no conto que escreveu foi o mais universalista possível, sem a pretensão de proselitismo. Inspiradíssimo, porque pode ajudar aos espectadores com ou sem religião formal. Quem assiste ao filme, fica com certeza que o 4º Rei Mago realmente existiu - é a sensação que se tem.

2. O filme é literalmente familiar. Traz no elenco dois filhos de Martin Sheen (Charlie Sheen e Ramon Estevez) e um filho de Alan Arkin (Adam Arkin).

3. A ortodoxia cristã, comumente, tem preconceitos contra a MAGIA e seus praticantes - os MAGOS. Os intérpretes ocidentais da Bíblia judaico-cristã esquecem que o nascimento de Jesus era esperado por homens de vasto conhecimento de Astrologia, Matemática, Medicina e outras ciências, tidas como mágicas. Assim, eram os três REIS MAGOS que foram reverenciar o menino-Jesus. Se não soubessem de Astrologia, por exemplo, como saberiam onde estaria a Estrela a ser seguida?? Isto amplia nosso entendimento que "nem todo MAGO é mal" e que HÁ MAGOS DO BEM.

4. Hoje, ALAN ARKIN, novaiorquino da gema, está completando 75 anos. Excelente ator, atuando geralmente em papéis cômicos, seu primeiro filme foi a comédia "Os Russos estão chegando! Os Russos estão chegando" (1966), que lhe rendeu indicação ao Oscar de melhor ator. Gosto dele no drama de guerra “Fuga de Sobibor” (1987), produção anglo-iuguslava feita prá tevê e baseada em fatos reais. Em 2007, Arkin ganhou o Oscar de melhor ator coadjuvante como o avô em "Pequena Miss Sunshine" (2006). Por último, em 2008, foi "O Chefe" na comédia "Agente 86", interpretado no cinema este por Steve Carrel.

Nenhum comentário: