sexta-feira, 20 de março de 2009

Curso de Eneagrama à vista

Eneagrama é um instrumento de auto-conhecimento que propõe nove Tipos ou estruturas de personalidade. Acumula uma tradição oral de cerca de 4.500 anos, que nas últimas décadas vem sendo resgatada, com sinais de grande potencial de ajuda. Situa-se como proposta de ponte entre a Psicologia e a Espiritualidade. É uma tipologia dinâmica, aberta ao crescimento, que se coaduna com as descobertas das grandes escolas psicológicas da atualidade, integrando-as e indo além delas, num esquema que consegue conjugar profundidade e simplicidade de compreensão. Para além de instrumento de auto-conhecimento pretende ser um caminho de crescimento! Aqui reside a sua especial riqueza: além de ser uma chave de leitura para a pessoa se entender, aponta pistas concretas de amadurecimento, ajudando cada pessoa a desenvolver as suas potencialidades e a lidar melhor com os seus pontos fracos. Não promete milagres. É um mapa claro queindica o caminho, mas não substitui o esforço pessoal. Nenhum tipo é melhor que o outro. Todos têm potencialidades fantásticas e todos têm tendências negativas. Tudo depende do amadurecimento. Não há julgamento moral: as tendências são geralmente inconscientes e devem ser encaradas naturalmente como humanas.
Se você se identificou com a proposta do Eneagrama, é possível conhecer mais sobre o assunto lendo o livro "Crescendo com o Eneagrama na Espiritualidade" - Editora Paulus, 408p., de autoria do Sacerdote DOMINGOS CUNHA, da Comunidade Shalom que se originou em Angola, em 1974 e que tem casas em Fortaleza/CE, Oeiras/PI, Belo Horizonte/MG e Braga/Portugal, todas formadas por padres inteiramente dedicados à evangelização da juventude.
O Pe. Domingos é um
dusbons e ele próprio ministra cursos de Eneagrama, dividido em 3 etapas. A Primeira Etapa do próximo curso de Eneagrama será de 23 a 26/03/2009, das 18h30min às 22h, na Paróquia da Paz. Maiores informações pelo telefone: (85) 3281.1085 ou pelo e-mail:comunidade.shalom@yahoo.com.br
Endereço da Comunidade Shalom em Fortaleza: Rua Lopes Filho, 303 - Parquelândia.
Quanto mais opções de autoconhecimento tivermos, mas facilmente encontraremos nosso caminho de "volta prá casa".

3 comentários:

Hélio de Matos Venâncio disse...

Você quer CRESCER como ser humano?
Ser mais GENTE do que 99% das pessoas, entender-se a si mesmo e aos outros?
Entao, nao titubeie: entre JÁ em contato com o Padre Domingos, e faça um dos cursos dele!
É simplesmente INCRÍVEL a capacidade que o "gajo" tem de fazer você se aproximar do DEUS transformador que há dentro de cada um de nós!

Blog Blogspot disse...

Caro Hélio,
Tive a chance de assistir 2 palestras do Pe. Domingos e gostei muito.
Os cursos de Eneagrma com ele estão na minha mira.
Grato pela visita registrada.

Lúcia Mesquita disse...

Gostaria de saber quando acontecerá o próximo curso de Eneagrama. Conheço uma pessoa que participou de um e achou maravilhoso. O próximo não perderei. Já li alguma coisa sobre o assunto e é de fundamental importância para a nossa vida.