sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PERSONALIDADES MÚLTIPLAS


01. A bela atriz JOANNE WOODWARD está fazendo 79 anos, hoje. Foi casada 50 anos com o galã Paul Newman até a passagem dele, há 5 meses, quando tinha 83 anos. Em 1957, Joanne ganhou Oscar de melhor atriz pela interpretação de uma paciente que também tinha personalidades múltiplas no filme AS TRES FACES DE EVA ("Three Faces of Eve"), da 20th Century Fox (capa acima, ao centro). Faz parte do acervo do Telecine Cult, mas nunca foi lançado em DVD, no Brasil.

02. O caso de maior repercussão mundial personalidades múltiplas foi o de Shirley Ardell Mason (1923-1998), paciente psiquiátrica, professora de arte e pintora de Minnesota/EUA (foto acima, à esquerda). Para proteger sua real identidade, sua médica Cornélia Wilbur e a escritora Flora R. Schreiber reportavam-se a ela como “Sybil Isabel Dorsett”. Ela apresentava DEZESSEIS diferentes personalidades co-existindo dentro dela, incluindo a personalidade atuante e várias personalidades femininas e masculinas, de diversas idades. Quando pintava, os quadros eram diferentes, conforme a personalidade que estava prevalecendo no momento.
Seu caso virou o livro SYBIL, em 1973, escrito por Schreiber e inspirou o filme televisivo do mesmo nome, em 1976, quando Sybil foi interpretada pela "noviça voadora" Sally Field (ganhadora do Emmy de melhor atriz) e sua médica por Joanne Woodward. Em 2007, a HBO exibiu um remake, desta vez totalmente baseado no livro de Schreiber e tendo as personagens principais vividas por Tammy Blanchard e Jessica Lange.
Nenhum dos dois telefilmes foram lançados em DVD, no Brasil. O único consolo é que o livro Sybil, fora de catálogo, pode ser encontrado no site dusbons ESTANTE VIRTUAL que reúne 1.337 sebos do Brasil.

Mais e excelentes informações no interessante Blog dusbons RATO DE BIBLIOTECA

03. Acabou de estrear nos EUA o elogiado seriado "UNITED STATES OF TARA", produzido por Steven Spielberg e estrelada pela australiana Toni Collette (do filme “O Casamento de Muriel”). Ela faz Tara, uma personagem com múltiplas personalidades: uma dona de casa perfeita, uma adolescente e um homem bem grosseiro (foto acima, à direita, Toni + suas 3 personalidades). Cada uma de suas personas têm uma relação com a família, o que faz do roteiro uma movimentação constante, cheia de possibilidades cômicas. Ainda não se sabe quando e por qual canal será lançado este curioso seriado, no Brasil.

INFORMAÇÃO: TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE IDENTIDADE (anteriormente, conhecido como “Transtorno de Múltiplas Personalidades) é uma condição mental onde um único indivíduo demonstra características de duas ou mais personalidades ou identidades distintas, cada uma com sua maneira de perceber e interagir com o meio. Apesar de ser classificado como "transtorno mental", esta condição da mente não tem relação com a esquizofrenia, ao contrário do que acredita a maioria das pessoas. O termo "esquizofrenia" vem das raízes das palavras "mente dividida", mas refere-se mais à uma fratura no funcionamento normal do cérebro do que da personalidade.

OPINIÃO INTERESSANTE: da atriz Sally Field, a Sybil de 1976: “Todos somos múltiplas personalidades, de certo modo, e acho que ser mentalmente saudável, aprender o que são estas várias personalidades e aceitá-las em nossa vida é o que realmente importa. Acho que o conceito de Carl Jung sobre a sombra – o lado escuro que todos nós temos, as monstruosidades das quais todos somos capazes – é na verdade um tipo de personalidade múltipla. Ela torna-se um problema de saúde mental quando atinge uma intensidade que afasta dramaticamente a pessoa de sua consciência e a impede de integrar a informação em suas mentes”.

2 comentários:

Cristine Martin disse...

Olá Janio,

Cheguei ao seu blog pelas estatísticas do Rato de Biblioteca e gostei bastante; parabéns!

Achei os artigos muito interessantes e variados, e gostei também de saber que será feito um filme sobre Chico Xavier, é uma história muito bonita e que deve ser contada.

Um grande abraço,

Cristine

Blog Blogspot disse...

Legal, sua visita registrada, Cristine.
Seu blog tem aprofundadas análises. Vou vê-lo com mais calma.
Vc sabe se o blogspot permite o mesmo "rastreamento"?
Abs.