terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Meio século de LENINE

Nesta Segunda, completou 50 anos de existência o compositor, músico e cantor dusbons: LENINE.
Pernambucano de Recife, Osvaldo Lenine Macedo Pimentel nasceu em 02/02/1959 e foi começar a obter reconhecimento musical no início dos anos 80 na cidade do Rio de Janeiro, onde mora há 28 anos. Em 1989, Elba Ramalho foi a primeira estrela que gravou uma música sua ("Roda do Tempo", composta com Bráulio Tavares). Depois, outros importantes artistas gravaram suas canções, como Ney Matogrosso, Quinteto Violado, Xangai, Fátima Guedes, Zizi Possi, Jane Duboc, MPB-4, Maria Bethânia etc. Eis abaixo uma breve cronologia, retirada do seu site:

1981 - Lenine se muda de Recife para o Rio de Janeiro.

1983 - Lançamento do álbum “Baque Solto”, em parceria com Lula Queiroga (Polygram).

1992 - Lançamento do álbum independente ”Olho de peixe”, em parceria com o percussionista Marcos Suzano. Lenine tem este disco como o mais importante de sua carreira, por ter descoberto que a Música poderia me levá-lo a qualquer lugar. Aqui, temos o atual "hino" de Recife: "Leão do Norte".

1997 - Lançamento do álbum “O Dia em que Faremos Contato”, primeiro disco solo (BMG). Este álbum ganhou dois prêmios Sharp, nas categorias “Revelação” e “Melhor Canção”, com “A Ponte” de Lenine e Lula Queiroga. (Neste disco, está "Hoje eu quero sair só" que popularizou-se por tocar nas rádios em todo o Brasil).

1999 - Lançamento do álbum “Na Pressão” (BMG), que ganhou o Prêmio APCA de “Melhor Álbum de Música Popular”. (Aqui, temos as excelentes "Jacksoul brasileiro", "Paciência", "Rua da Passagem" e "Relampiano").

2000 - Direção Musical da mini série e do filme “Caramuru - A Invenção do Brasil”, com direção de Guel Arraes e Jorge Furtado.

2001 - Direção musical de “Cambaio”, espetáculo musical com canções de Edu Lobo e Chico Buarque, com direção de João Falcão.

2002 - Lançamento do álbum “Falange Canibal” (BMG). O álbum recebeu o Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum Pop Contemporâneo”.

2004 - Participação do evento “Carte Blanche”, em Paris. Lançamento de “Lenine InCité” - CD e DVD, gravado ao vivo em Paris, na Cité de La Musique. Este álbum ganhou dois Grammys Latinos - como “Melhor CD de Música Contemporânea” e “Melhor Canção” com “Ninguém Faz Idéia”, de Lenine e Ivan Santos, bem como 4 Prêmios TIM (Melhor CD, Melhor Música, Melhor Cantor e Melhor Cantor Voto Popular). Deste álbum, a música "Do It", que foi tema de abertura da novela global das oito "Belíssima" (2005).

2005 - Produção dos discos “Segundo”, de Maria Rita e de “De Uns Tempos Pra Cá”, de Chico César.

2006 - Lançamento do álbum “Lenine Acústico MTV” (Sony BMG). Este álbum ganhou o prêmio Grammy Latino na categoria “Melhor CD Pop Contemporâneo”. Foi lançada nos Estados Unidos, a coletânea “Lenine” (Six Degrees Records)

2007 - Produção do CD “Lonji” do cantor cabo verdiano Tcheka, bem como da Trilha Sonora do espetáculo “Breu”, do Grupo Corpo.

2008 - Produção do elogiadíssimo novo CD de Pedro Luiz e a Parede, chamado "Ponto Enredo". Lenine lançou seu mais recente álbum Labiata. Deste, as músicas "É o que me interessa" e "Martelo Bigorna" fazem,respectivamente, parte da trilha sonora das novelas globais "A Favorita" e "Caminho das Índias".

------------------------------------------------------------------------------------------------

Gosto da nordestinidade de Lenine, somada à modernidade cosmopolita de seus arranjos, bem como de sua pegada ímpar ao violão. Não conheço outro igual. Para quem ainda não prestou a devida atenção à obra leniniana, a melhor introdução é assistir ao DVD "Lenine Acústico MTV" ou, melhor ainda, assisti-lo pessoalmente.

No próximo dia 14/02/2009, na Praia de Iracema, os fortalezenses terão a chance de conferir o talento deste grande artista LENINE, gratuitamente, como parte do pré-carnaval da cidade. Junto com Lenine virá o cearense dusbons PANTICO ROCHA, (na foto acima com o aniversariante) que o acompanha há mais de 15 anos tocando como baterista e percussionista. Em 2007, Pantico lançou o CD “O barulho do sol do meio-dia”, que conta com a participação de Lenine na faixa “Sambinha de chinela”. Neste raro CD, Pantico, além de tocar, compõe e canta muito bem. Clique neste link e confira. Sou fã de ambos, que tocam com precisão e muito suíngue. Viva!!! Feliz Aniversário, Lenine!!!

Um comentário:

Khrystal disse...

infinitos vivas!!!!!!!!!

bjão Jânio