1981 - Lenine se muda de Recife para o Rio de Janeiro.
1983 - Lançamento do álbum “Baque Solto”, em parceria com Lula Queiroga (Polygram).
1992 - Lançamento do álbum independente ”Olho de peixe”, em parceria com o percussionista Marcos Suzano. Lenine tem este disco como o mais importante de sua carreira, por ter descoberto que a Música poderia me levá-lo a qualquer lugar. Aqui, temos o atual "hino" de Recife: "Leão do Norte".
1999 - Lançamento do álbum “Na Pressão” (BMG), que ganhou o Prêmio APCA de “Melhor Álbum de Música Popular”. (Aqui, temos as excelentes "Jacksoul brasileiro", "Paciência", "Rua da Passagem" e "Relampiano").
2000 - Direção Musical da mini série e do filme “Caramuru - A Invenção do Brasil”, com direção de Guel Arraes e Jorge Furtado.
2001 - Direção musical de “Cambaio”, espetáculo musical com canções de Edu Lobo e Chico Buarque, com direção de João Falcão.
2002 - Lançamento do álbum “Falange Canibal” (BMG). O álbum recebeu o Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum Pop Contemporâneo”.
2004 - Participação do evento “Carte Blanche”,
2005 - Produção dos discos “Segundo”, de Maria Rita e de “De Uns Tempos Pra Cá”, de Chico César.
2006 - Lançamento do álbum “Lenine Acústico MTV” (Sony BMG). Este álbum ganhou o prêmio Grammy Latino na categoria “Melhor CD Pop Contemporâneo”. Foi lançada nos Estados Unidos, a coletânea “Lenine” (Six Degrees Records)
2007 - Produção do CD “Lonji” do cantor cabo verdiano Tcheka, bem como da Trilha Sonora do espetáculo “Breu”, do Grupo Corpo.
2008 - Produção do elogiadíssimo novo CD de Pedro Luiz e a Parede, chamado "Ponto Enredo". Lenine lançou seu mais recente álbum Labiata. Deste, as músicas "É o que me interessa" e "Martelo Bigorna" fazem,respectivamente, parte da trilha sonora das novelas globais "A Favorita" e "Caminho das Índias".
------------------------------------------------------------------------------------------------
Gosto da nordestinidade de Lenine, somada à modernidade cosmopolita de seus arranjos, bem como de sua pegada ímpar ao violão. Não conheço outro igual. Para quem ainda não prestou a devida atenção à obra leniniana, a melhor introdução é assistir ao DVD "Lenine Acústico MTV" ou, melhor ainda, assisti-lo pessoalmente.
No próximo dia 14/02/2009, na Praia de Iracema, os fortalezenses terão a chance de conferir o talento deste grande artista LENINE, gratuitamente, como parte do pré-carnaval da cidade. Junto com Lenine virá o cearense dusbons PANTICO ROCHA, (na foto acima com o aniversariante) que o acompanha há mais de 15 anos tocando como baterista e percussionista. Em 2007, Pantico lançou o CD “O barulho do sol do meio-dia”, que conta com a participação de Lenine na faixa “Sambinha de chinela”. Neste raro CD, Pantico, além de tocar, compõe e canta muito bem. Clique neste link e confira. Sou fã de ambos, que tocam com precisão e muito suíngue. Viva!!! Feliz Aniversário, Lenine!!!
Um comentário:
infinitos vivas!!!!!!!!!
bjão Jânio
Postar um comentário