quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Responsabilidade Socioambiental

Recebi e-mail ontem do amigo blogueiro Paulo Afonso Cavalcanti - (segurando o Passaporte, na foto ao lado, com Dayse Monteiro/Educadora Ambiental do Inpra, Daniel Pagliuca/Mestre em Direito Ambiental, e Guilherme Nogueira Neto/Presidente do INPRA) - jornalista e residente em Itaitinga, Município que fica na Região Metropolitana de Fortaleza. Paulo Afonso esteve à frente da Secretaria do Meio-Ambiente daquele Município, de 2005 a 2008 e, pelo seu excelente trabalho na Educação Ambiental dos munícipes, está colhendo mais um fruto de reconhecimento de sua gestão.
Devido ao acompanhamento que foi feito pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes - INPRA, e pelo Instituto Brasil PNUMA, que atua como Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, ambos distinguiram Paulo Afonso e o Prefeito Abdias Patrício com o seu mais alto prêmio, o Passaporte de Responsabilidade Socioambiental. Os dois passaportes tem validade até 2012 e poderão ser renovados. Afinal não é à toa que um órgão que representa a ONU conceda prêmio tão relevante. Portanto, parabéns a estes dusbons na gestão do meio ambiente em Itaitinga, que é um dos municípios por onde passa a água que abastece toda Fortaleza. O importante é dar continuidade à defesa da Natureza.

O Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico MendesINPRA, é uma organização não-governamental sem fins lucrativos e mantém sedes administrativas no Paraná, em Quatro Barras na Região Metropolitana de Curitiba, e em São Paulo, Capital. O INPRA tem por objetivo desenvolver ações que contribuam com a conservação e a proteção ambiental, promoção humana e inclusão social, por intermédio de geração de renda, difusão de técnicas e conhecimentos, eventos, pesquisas e projetos de ação.
O Instituto Brasil PNUMA, como Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, é entidade privada sem fins lucrativos e está sediado no Rio de Janeiro desde 1991, e tem como atividade principal a divulgação dos resultados do trabalho do PNUMA e suas publicações, além da promoção e participação em atividades de educação e conscientização ambiental.
Maiores informações no FRAGMENTOS.

6 comentários:

Paulo Afonso de Paiva Cavalcanti disse...

Jânio, tive duas grandes emoções: uma foi receber o prêmio inesperado, outra foi ver o fato postado no seu blog. Abraços,

Blog Blogspot disse...

Paulo,
Eu é que me orgulho de ter uma pessoa amiga com um prêmio das Nações Unidas. O prêmio pode ter sido inesperado, pq vc fez o que achou que era o melhor e o correto a ser feito.
O Samir descreveu tudo mui bem no Fragmentos.
Parabéns pq vc merece!
E grato pela visita registrada.
Abs.

fotos do doi-codi rj disse...

São poucas pessoas que levanta essa bandeira da prioridade ambiental, muitas buscam ás luzes, holofotes e câmara da mídia televisiva e imprensa escrita.
Paulo Afonso ponha a mão na massa e mostra como se fáz o que se deve ser feito sem temer os latifundiários e grandes fazendeiros do nosso nordeste que predomina na arrogância fazendo uso da pistolagem dos seus capangas assassinos.
Parabéns pelo merecido prêmio!

Forte abraço e continue assim, porque os nossos filhos vão agradecer em um futuro bem próximo.

E. Freitas

Unknown disse...

Pai, é bom ti ver tão emocionado, e ver que você tá fazendo sucesso ai no blog de muita gente, PARABÉNS meu amor, te amo!

Jânio, obrigada por reconhecer esse esforço que meu pai teve, dias de luta, finais de semana trabalhando, noites inteiras acordadas, muitas vezes deixava de ficar com a familia em casa e saia desesperadamente para ir ao trabalho, isso me deixava com muita raiva, mais agora pude ver o o reconhecimento e a grande recompensa de dias e dias de dedicação ao meio ambiente!
Obrigada, abraços!

Blog Blogspot disse...

Freitas,

Vc acertou em cheio ao dizer que o PA é de fazer, ao invés de filosofar sobre o meio ambiente.

Mariana,
Acho que seu papai deve ter se emocionado de novo com sua declaração de amor por ele.
Não há o que agradecer a mim, pois tá provado e comprovado que o seu pai é DUSBONS. Por isto, que postei tão importante notícia. Trabalhos bons assim e que teve reconhecimento de ONGs nacionais respeitadas (uma delas avalizada pela ONU) precisam ser divulgados. O nosso jovem blog DUSBONS está apenas fazendo a mínima parte que lhe cabe fazer.
Adorei sua declaração! Lembranças a sua mãe Ana.
Beijos!

juninho disse...

Espero que outras cidades do Ceará possam seguir a experiência de Paulo Afonso para suas políticas pública de meio ambiente. Sabe-se que este é um vespeiro de interesses contrariados pelos que usam o meio apenas para seu enriquecimento financeiro. Nem todos prestigiam pessoas conscientes e ecologicamente inovadoras.