quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Agente 86













Com o sucesso dos filmes de James Bond nos cinemas, a partir de 1962, Mel Brooks (1926 - ), diretor de "O Jovem Frankenstein" e Buck Henry (1930 - ), roteirista de "A 1ª Noite de um Homem" e diretor de "O Céu pode esperar", criaram a cômica série televisiva AGENTE 86 ("Get Smart"), parodiando as mesmas ameaças enfrentadas pelo agente britânico 007: espionagem e Guerra Fria.

Don Adams (1923–2005) foi o escolhido para o papel do atrapalhado Maxwell Smart, o Agente 86. Ele é um agente secreto do CONTROLE, agência de espionagem que trava uma luta sem quartel contra a KAOS, chefiada pelo vilão Siegfried, interpretado por Bernie Kopell (1933-). Sua parceira é a Agente 99 - que nunca foi citada pelo nome, porque ela era uma... agente secreta, vivida pela ex-modelo Bárbara Feldon (1932-) e ambos comandados pelo “Chefe”, vivido por Edward Platt (1916-1974).

Quem não lembra da abertura da série, com a música "ta-ta-raaaaaaaaaa-taá...", com Smart atravessando portas que se abriam e fechavam para chegar ao escritório do CONTROLE? Ou então das frases repetidas pelo Agente 86: “O velho truque do guarda-chuva.. (ou alguma outra coisa)” ou “Você acreditaria se lhe dissesse que ...”? ou "Não me diga que...(quando o outro confirmava)...mas eu lhe pedi que não dissesse..."

A série durou nos EUA de 1965 a 1970 lançando 138 episódios e ganhou sete prêmios Emmys. No Brasil, foi exibido com sucesso na TV aberta. Assisti nos idos dos anos 70 e até hoje me faz rir.
Atualmente, é exibida no canal Nickelodeon (à meia-noite) e TCM (às 20h30min) - ambos no horário de verão.

Ano passado, foram lançados, no Brasil:

1. O filme AGENTE 86, em versão cinematográfica, com Steve Carrel no papel principal e direção de Peter Segal e ainda contou com a presença dos produtores originais Mel Brooks e Buck Henry. Já lançado em DVD (Warner), diverti-me muito ao assisti-lo, mas modificaram algumas características da série. Por exemplo: a personalidade da Agente 99, que antes era discreta, apaixonada e submissa ao Agente 86.

2. Os boxes de DVDs contendo as 2 primeiras temporadas (Warner/HBO), onde, mesmo com nova dublagem em português, podemos rir com o sapatofone (precursor do telefone celular, que tocava nos momentos mais inconvenientes) e o cone do silêncio – para garantir o sigilo das conversas entre 86 e o Chefe, mas que nunca funcionava. O humor político e visual dusbons se refinam mais ainda a partir da 2ª temporada.

3. O livro AGENTE 86: O VELHO TRUQUE DO LIVRO CHEIO DE CURIOSIDADES, do jornalista Odaiz Braz Junior, com 190p, Ed. Panda Books, cujo título é auto-explicativo e contém tudo que se sabe sobre esta série dasboas.

Nenhum comentário: