terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

George, discreto e espiritualista

GEORGE HARRISON (24/02/1943 - 29/11/2001) estaria completando hoje 66 anos de idade. Quando foi o guitarrista-solo de THE BEATLES, eram de sua autoria os sucessos "I Need You","While my guitar gently weeps", "Here comes the sun" e "Something", esta considerada por Frank Sinatra "a melhor canção de amor dos últimos 50 anos". Alguns dados biográficos de George:
- Comprou sua 1ª guitarra aos 12 anos;
- Escreveu sua 1ª canção em 1963, "Don't bother me", que constou do 2° álbum dos Beatles;
- Foi quem 1° introduziu na música pop a cítara (sitar), um instrumento indiano, que pode ser ouvido em "Norwergian wood", dos Beatles, em 1965;
- O 1° disco de George, após o fim dos Beatles, se tornou o bem-sucedido 1° disco triplo do rock: "All things must pass", (1970), onde surgiu o sucesso "My Sweet lord", com influências da tradição indiana "hare krishna" e que atingiu o 1° lugar no Billboard. Após a passagem de George, em 2001, esta mesma música voltou ao Billboard, em 2002 e 2007;
- Em 1971, pela 1ª vez na história do rock, George organizou um show humanitário, em favor das vítimas de Bangladesh. O show aconteceu no Madison Square Garden, de Nova York, reuniu cerca de 40.000 pessoas e contou com a participação de Eric Clapton, Ravi Shankar, Bob Dylan, Ringo Starr etc. (acima e ao centro, capa de edição de luxo de DVD/CD);
- Em 1973, George pôs "Give me Love (Give me peace on Earth)", em 1° lugar nas paradas. A música é um pedido de Amor e Paz na Terra;
- Em 1981, com "All Those years ago" e em 1987, com "Got my mind set on you", George voltou ao 1° lugar no Billboard.

CURIOSIDADES:
01. O primeiro sinal de câncer de George apareceu na década de 90, no pulmão. Ele enfrentou várias cirurgias para eliminá-lo. Em 2001, o câncer reapareceu em metástase. Apesar dos tratamentos agressivos, logo se descobriu que era terminal, decidindo de imediato passar seus últimos dias em família e trabalhar em alguns projetos para posteriormente serem terminados por sua viúva e filho.
02. O ex-Beatle preparou ao milímetro a sua morte, longe da ribalta, discretamente, como era sua filosofia de vida, não permitindo a invasão da sua privacidade e da sua família.
03. George Harrison era espiritualista e ligado muito a Deus. Seu último CD foi canções devocionais indianas, em 1991, chamado "Chant and Be Happy!: Indian Devotional Songs".
04. A mãe de George morreu de câncer em 1970, aos 58 anos de idade; sua música "Deep Blue" (Lado B de um single de 1971), foi inspirada em suas visitas ao hospital. Seu pai morreu de câncer aos 70 anos de idade, oito anos após a mãe. O irmão de George, Harry, morreu nos anos 90 e Peter em 2007, ambos de câncer.

ALERTA DUSBONS: Quem tiver casos de câncer na família, precisa redobrar a atenção e consultar o médico com regularidade ou de imediato em qualquer mudança no estado de saúde.

4 comentários:

Anônimo disse...

Olá amigos, o blog está excelênte. Parabéns!!!

Blog Blogspot disse...

Caro Anônimo,

Acolho com alegria seu elogio. Grato pela visita registrada. Abs anônimos!!! rsrsrsrs

Anônimo disse...

George Harrison - ótima lembrança.
Give me love é um hino que merece audição diária, todas as manhãs.
Um abraço. Fábio A. Lima

Blog Blogspot disse...

Grande Fábio Alê,
Concordo plenamente com vc.
Precisamos respirar Amor e Paz! De manhã, então...com a inspiração do início do dia - oportunidade para viver mais e melhor.
Grato pela visita registrada.
Abs