sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

PERSONALIDADES MÚLTIPLAS


01. A bela atriz JOANNE WOODWARD está fazendo 79 anos, hoje. Foi casada 50 anos com o galã Paul Newman até a passagem dele, há 5 meses, quando tinha 83 anos. Em 1957, Joanne ganhou Oscar de melhor atriz pela interpretação de uma paciente que também tinha personalidades múltiplas no filme AS TRES FACES DE EVA ("Three Faces of Eve"), da 20th Century Fox (capa acima, ao centro). Faz parte do acervo do Telecine Cult, mas nunca foi lançado em DVD, no Brasil.

02. O caso de maior repercussão mundial personalidades múltiplas foi o de Shirley Ardell Mason (1923-1998), paciente psiquiátrica, professora de arte e pintora de Minnesota/EUA (foto acima, à esquerda). Para proteger sua real identidade, sua médica Cornélia Wilbur e a escritora Flora R. Schreiber reportavam-se a ela como “Sybil Isabel Dorsett”. Ela apresentava DEZESSEIS diferentes personalidades co-existindo dentro dela, incluindo a personalidade atuante e várias personalidades femininas e masculinas, de diversas idades. Quando pintava, os quadros eram diferentes, conforme a personalidade que estava prevalecendo no momento.
Seu caso virou o livro SYBIL, em 1973, escrito por Schreiber e inspirou o filme televisivo do mesmo nome, em 1976, quando Sybil foi interpretada pela "noviça voadora" Sally Field (ganhadora do Emmy de melhor atriz) e sua médica por Joanne Woodward. Em 2007, a HBO exibiu um remake, desta vez totalmente baseado no livro de Schreiber e tendo as personagens principais vividas por Tammy Blanchard e Jessica Lange.
Nenhum dos dois telefilmes foram lançados em DVD, no Brasil. O único consolo é que o livro Sybil, fora de catálogo, pode ser encontrado no site dusbons ESTANTE VIRTUAL que reúne 1.337 sebos do Brasil.

Mais e excelentes informações no interessante Blog dusbons RATO DE BIBLIOTECA

03. Acabou de estrear nos EUA o elogiado seriado "UNITED STATES OF TARA", produzido por Steven Spielberg e estrelada pela australiana Toni Collette (do filme “O Casamento de Muriel”). Ela faz Tara, uma personagem com múltiplas personalidades: uma dona de casa perfeita, uma adolescente e um homem bem grosseiro (foto acima, à direita, Toni + suas 3 personalidades). Cada uma de suas personas têm uma relação com a família, o que faz do roteiro uma movimentação constante, cheia de possibilidades cômicas. Ainda não se sabe quando e por qual canal será lançado este curioso seriado, no Brasil.

INFORMAÇÃO: TRANSTORNO DISSOCIATIVO DE IDENTIDADE (anteriormente, conhecido como “Transtorno de Múltiplas Personalidades) é uma condição mental onde um único indivíduo demonstra características de duas ou mais personalidades ou identidades distintas, cada uma com sua maneira de perceber e interagir com o meio. Apesar de ser classificado como "transtorno mental", esta condição da mente não tem relação com a esquizofrenia, ao contrário do que acredita a maioria das pessoas. O termo "esquizofrenia" vem das raízes das palavras "mente dividida", mas refere-se mais à uma fratura no funcionamento normal do cérebro do que da personalidade.

OPINIÃO INTERESSANTE: da atriz Sally Field, a Sybil de 1976: “Todos somos múltiplas personalidades, de certo modo, e acho que ser mentalmente saudável, aprender o que são estas várias personalidades e aceitá-las em nossa vida é o que realmente importa. Acho que o conceito de Carl Jung sobre a sombra – o lado escuro que todos nós temos, as monstruosidades das quais todos somos capazes – é na verdade um tipo de personalidade múltipla. Ela torna-se um problema de saúde mental quando atinge uma intensidade que afasta dramaticamente a pessoa de sua consciência e a impede de integrar a informação em suas mentes”.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

George, discreto e espiritualista

GEORGE HARRISON (24/02/1943 - 29/11/2001) estaria completando hoje 66 anos de idade. Quando foi o guitarrista-solo de THE BEATLES, eram de sua autoria os sucessos "I Need You","While my guitar gently weeps", "Here comes the sun" e "Something", esta considerada por Frank Sinatra "a melhor canção de amor dos últimos 50 anos". Alguns dados biográficos de George:
- Comprou sua 1ª guitarra aos 12 anos;
- Escreveu sua 1ª canção em 1963, "Don't bother me", que constou do 2° álbum dos Beatles;
- Foi quem 1° introduziu na música pop a cítara (sitar), um instrumento indiano, que pode ser ouvido em "Norwergian wood", dos Beatles, em 1965;
- O 1° disco de George, após o fim dos Beatles, se tornou o bem-sucedido 1° disco triplo do rock: "All things must pass", (1970), onde surgiu o sucesso "My Sweet lord", com influências da tradição indiana "hare krishna" e que atingiu o 1° lugar no Billboard. Após a passagem de George, em 2001, esta mesma música voltou ao Billboard, em 2002 e 2007;
- Em 1971, pela 1ª vez na história do rock, George organizou um show humanitário, em favor das vítimas de Bangladesh. O show aconteceu no Madison Square Garden, de Nova York, reuniu cerca de 40.000 pessoas e contou com a participação de Eric Clapton, Ravi Shankar, Bob Dylan, Ringo Starr etc. (acima e ao centro, capa de edição de luxo de DVD/CD);
- Em 1973, George pôs "Give me Love (Give me peace on Earth)", em 1° lugar nas paradas. A música é um pedido de Amor e Paz na Terra;
- Em 1981, com "All Those years ago" e em 1987, com "Got my mind set on you", George voltou ao 1° lugar no Billboard.

CURIOSIDADES:
01. O primeiro sinal de câncer de George apareceu na década de 90, no pulmão. Ele enfrentou várias cirurgias para eliminá-lo. Em 2001, o câncer reapareceu em metástase. Apesar dos tratamentos agressivos, logo se descobriu que era terminal, decidindo de imediato passar seus últimos dias em família e trabalhar em alguns projetos para posteriormente serem terminados por sua viúva e filho.
02. O ex-Beatle preparou ao milímetro a sua morte, longe da ribalta, discretamente, como era sua filosofia de vida, não permitindo a invasão da sua privacidade e da sua família.
03. George Harrison era espiritualista e ligado muito a Deus. Seu último CD foi canções devocionais indianas, em 1991, chamado "Chant and Be Happy!: Indian Devotional Songs".
04. A mãe de George morreu de câncer em 1970, aos 58 anos de idade; sua música "Deep Blue" (Lado B de um single de 1971), foi inspirada em suas visitas ao hospital. Seu pai morreu de câncer aos 70 anos de idade, oito anos após a mãe. O irmão de George, Harry, morreu nos anos 90 e Peter em 2007, ambos de câncer.

ALERTA DUSBONS: Quem tiver casos de câncer na família, precisa redobrar a atenção e consultar o médico com regularidade ou de imediato em qualquer mudança no estado de saúde.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

A maledicência pode matar

"O fenômeno Simonal mostrou a cultura secreta brasileira. Realizou o futuro no presente, com o povo participando realmente da música e demonstrando que acabou o tempo das 2 mil pessoas em silêncio ouvindo o prodígio sentado ao piano ou cantando. Olha, fiquei todo arrepiado e com vontade de chorar com aquele negócio. E o que é melhor é que o Simonal sabe o que está fazendo, não tem medo e provou que é realmente doutor em música" - disse Tom Jobim, à revista Veja, em 10/1969, se referindo ao coral de 30 mil vozes que Simonal conduziu no Maracanãzinho, quando fazia abertura do show de Sérgio Mendes.

Numa madrugada do dia 24/02/1938, nascia no Rio de Janeiro, o cantor dusbons WILSON SIMONAL de Castro (ao lado, com Elis Regina, a maior). O "rei do swing", o "1° soulman brasileiro", dono de uma voz privilegiada e senso de interpretação, seu 1° sucesso nacional foi "Nanã", em 1964, com arranjos de Eumir Deodato, aos 21 anos, à época. Depois vieram, "Mamãe passou açúcar em mim" (1966), com arranjos de Erlon Chaves; "Sá Marina" e "Vesti Azul" (1968) e "País Tropical"(1969), estas arranjadas por César Camargo Mariano. Nesta música, foi de Simonal a idéia de cantar "Mó...num pá...tro...pi...", que depois foi incorporada pelo autor Jorge Ben.
Ouvimos na sua voz "Mamãe eu quero", "Meu limão, meu limoeiro", "Zazueira", "Tributo a Martin Luther King", enfim, foram dezenas de sucessos. Inicialmente, apoiado por Carlos Imperial, Ronaldo Boscoli e Luis Carlos Miele, Simonal apresentou programas de auditório na TV, participou de filmes, festivais e cantou junto a Sarah Vaughan, quando esta veio a São Paulo, em 1969 (Tenho o dvd desta apresentação - cortesia do dusbons Zé Dias/RN).
No auge da fama, aos 33 anos, quando deixou a gravadora Odeon pela Philips, no 2° semestre de 1971, Simonal teve seu nome injustamente apontado como dedo-duro de artistas durante o regime militar. Iniciou aqui seu processo de exclusão artística. O semanário O Pasquim ajudou a criar a má fama de Simonal. Até a prisão de Caetano Veloso e Gilberto Gil foi mafiosamente atribuída ao cantor. Este boato, em cima de inverdades, fez que Simonal ficasse exilado do meio artístico, sem precisar ter saído do Brasil. Mesmo tardiamente, em Dezembro de 2003, a Comissão de Direitos Humanos da OAB declarou oficialmente que o cantor era inocente das acusações de delação (e que fora vítima de preconceito racial e discriminação artística). Só que Simonal partiu da Terra, no dia 25/06/2000, aos 62 anos, vítima de uma hepatite crônica que progrediu para cirrose, após 29 anos de ostracismo. Amanhã, estaria fazendo 71 anos de idade.
Simonal deixou como filhos SIMONINHA e MAX DE CASTRO, compositores, cantores e arranjadores que perpetuam o swing do samba-rock, com qualidade musical.

Daqui, tiro uma lição dasboas: Cuidado com o que falamos e escrevemos, sobretudo se for espalhando maledicência, maldade, malícia contra outrem. Nunca teremos a inteira certeza de que estamos falando a completa verdade. E uma injustiça poderá nunca ser reparada. É só lembrar da metáfora que diz que falar mal de alguém é igual a rasgar um travesseiro de penas ao ar. Depois, será impossivel recuperar todas as penas. Assim é também com as inverdades que espalhamos.

DETALHE: Em 1972, Simonal gravou a ótima música "Noves Fora", dos cearenses Belchior e Fágner. Em 1979, seria a vez de Elis Regina gravar o mesmo samba.

5 anos sem Pedro Bloch

"Se a gente tivesse ouvido de ouvir criança, o mundo seria melhor".
"Toda criança nasce gênio. Nós é que as estragamos"

Hoje, faz 5 anos que partiu da Terra, aos 89 anos, o grande médico pediatra e foniatra - especializado nos problemas da voz, fala, linguagem e audição - PEDRO BLOCH. Nascido na Ucrânia, em 05/1914, filho de um comerciante de tecidos, fugindo do regime comunista em companhia de seu primo Adolpho Bloch (fundador da revista e da TV Manchete), o menino chegou ao Brasil em 1922, aos 8 anos e cresceu na Vila Isabel, Rio de Janeiro. Pedro foi escritor de ficção, com mais de 100 livros publicados, a maioria para o público infanto-juvenil. Seu trabalho com crianças levou-o a escrever livros que agradam a pais e filhos. São títulos famosos como "Criança Tem Cada Uma" e "Pai, Me Compra um Amigo?". Foi jornalista, com colunas na revista Manchete e jornal O Globo. Como dramaturgo, seu 1° sucesso foi, em 1950, "As Mãos de Eurídice", monólogo encenado mais de 5.000 vezes por Rodolfo Mayer. Outra de suas peças mais conhecidas foi "Dona Xêpa" (1952), que foi levada ao cinema em 1959 e transformada em novela, em 1977, na Rede Globo, tendo Yara Cortes como a protagonista. Dona Xêpa foi a 1ª novela das 18h baseada numa obra contemporânea. Outra de suas peças - "Lua Cheia de Amor" - também foi adaptada para novela das 19h, estrelada por Marília Pera e Francisco Cuoco, em 1990/91.
Eis dois exemplos escritos por Bloch, fruto de sua experiência na clínica, junto aos pequenos:

01. Uma menina estava conversando com a sua professora.A professora disse que era fisicamente impossível que uma baleia engula um ser humano porque apesar de ser um mamífero muito grande, a sua garganta é muito pequena.
A menina afirmou que Jonas foi engolido por uma baleia. Irritada, a professora repetiu que uma baleia não poderia engolir nenhum ser humano; era fisicamente impossível.
A menina, então disse:- 'Quando eu morrer e for ao céu, vou perguntar a Jonas'.
A professora lhe perguntou:- 'E o que vai acontecer se Jonas tiver ido ao inferno?'
A menina respondeu: - 'Então a senhora que vai lhe perguntar.'

02. Todas as crianças haviam saído na fotografia e a professora estava tentando persuadi-los a comprar uma cópia da foto do grupo.
- Imaginem que bonito serão quando vocês forem grandes e todos disserem: ali está Catarina, a advogada, ou também Este é o Miguel. Agora médico.
Ouviu-se uma vozinha vinda do fundo da sala:
- E ali está a professora. Já morreu.

Clique AQUI e veja alguns livros deste inesquecível dusbons PEDRO BLOCH.

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Deus falando sobre "certo" e "errado"

Assisti ao filme CONVERSANDO COM DEUS (Conversations with God" - 2006) (capa à esquerda), baseado no livro (capa à direita) de NEALE DONALD WALSCH, que já vendeu mais de 7 milhões de cópias em 34 idiomas, desde 1994. No Brasil, o DVD foi lançado pela Alpha Filmes e o livro pela Editora Agir, com 255p, o volume 1.
As mensagens que vêm de Deus, através da jornada de Neale, são muito interessantes. Abaixo, segue um trecho dusbons de Deus, no capítulo 9 do livro:

... Não há nada de "errado" em coisa alguma. "Errado" é um termo relativo, que indica o oposto do que você chama de "certo".

Contudo, o que é "certo"? Você pode ser realmente objetivo no que diz respeito a essas questões? Ou "certo" e "errado" são apenas descrições suas de ocorrências e circunstâncias, a partir do que decide sobre elas?

E, peço que Me diga, o que forma a base de sua decisão? Sua própria experiência? Não. Na maioria dos casos, você escolheu aceitar a decisão de outra pessoa. Alguém que veio antes de você e, presumivelmente, sabe mais. Raras de suas decisões diárias a respeito do que é "certo" e "errado" são tiradas por você, baseadas em sua interpretação.

Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de questões importantes. De fato, quanto mais importante é a questão, menos você tenderá a prestar atenção à sua própria experiência, e mais tenderá a tornar as idéias de outras pessoas suas próprias.

Isso explica porque você renunciou a praticamente todo o controle de certas áreas de sua vida, e certas questões que surgem dentro da experiência humana.

Essas áreas e questões muito freqüentemente incluem os temas mais vitais para a sua alma: a natureza de Deus e da verdadeira moralidade; a questão da realidade máxima; os problemas da vida e da morte que cercam uma guerra, a medicina, o aborto, a eutanásia, todos os valores pessoais, todas as estruturas e julgamentos. Isso, a maioria de vocês anulou, transferiu para outras pessoas. Vocês não querem tomar as suas próprias decisões a esse respeito.

"Outra pessoa que decida! Eu concordarei! Eu concordarei!", brada você. "Alguém me diga o que é certo e errado!"

A propósito, é por esse motivo que as religiões humanas são tão populares. Não importa muito qual seja o sistema de crença, desde que seja rígido, coerente e corresponda claramente à expectativa do seguidor. Devido a essas características, você pode encontrar pessoas que acreditam em quase tudo. A conduta e a crença mais estranhas podem ser – têm sido - atribuídas a Deus. É a vontade de Deus - dizem. A palavra de Deus.

E há aqueles que aceitam isso. Alegremente. Porque assim eliminam a necessidade de pensar.... De fato, a sociedade precisa que você aceite a sua palavra a esse respeito para existir como uma instituição de poder.

Você considera essas posturas corretas? Aceitou a palavra de outrem a esse respeito? O que o seu Eu tem a dizer?

Não existe "certo" ou "errado" nessas questões.

Mas com suas decisões você desenha a imagem de Quem É. De fato, com suas decisões, os Estados e as nações já desenharam essas imagens.

Com suas decisões, as religiões criaram impressões indestrutíveis. Com elas as sociedades também produziram suas auto-imagens. Você está satisfeito com essas imagens? São essas as impressões que deseja criar? Essas imagens representam Quem Você É?

Seja cauteloso com essas perguntas. Elas podem exigir que você pense.

Pensar e fazer julgamentos de valor é difícil. Isso o leva à pura criação, porque muitas vezes terá de dizer: "Eu não sei. Simplesmente não sei." Ainda assim, terá de decidir, e portanto de escolher. Terá de fazer uma escolha arbitrária.

A escolha - uma decisão que não surge de um conhecimento pessoal anterior - é chamada de pura criação. E o indivíduo está muito consciente de que tomando essas decisões o Eu é criado.

A maioria de vocês não se interessa por esse trabalho tão importante. Prefere deixá-lo para outras pessoas. E por isso vocês não criam a si próprios, mas são criaturas caracterizadas por hábito - criadas por outras pessoas.

Então, quando as outras pessoas lhe dizem como deveria sentir-se, e isso vai totalmente contra o que sente - você experimenta um grande conflito interior. Algo em seu íntimo lhe diz que aquilo que as outras pessoas disseram não corresponde a Quem Você É. E agora? O que deve fazer? Sua primeira atitude é procurar os seus beatos - as pessoas que o colocaram nessa situação. Procura padres, rabinos, pastores e mestres e eles lhe dizem para parar de ouvir o seu Eu.

Os piores deles tentarão assustá-lo para que negue o que sabe intuitivamente.

Eles lhe falarão sobre o demônio, Satanás, os maus espíritos, o inferno, a condenação e todos os temores em que possam pensar para fazê-lo ver que aquilo que sentia e sabia intuitivamente era errado, e que o único modo de encontrar algum conforto é aceitar a teologia deles, os pensamentos, as idéias, as definições de certo e errado e o conceito deles a respeito de Quem Você É.

A sedução aqui é que tudo que você tem de fazer para obter aprovação imediata é concordar. Concorde e a obterá. Alguns até mesmo irão cantar, dançar, erguer os braços e gritar aleluia! É difícil resistir a isso. Tanta aprovação, tanto júbilo porque você viu a luz; foi salvo.

A aprovação raramente acompanha as decisões interiores. As celebrações raramente se seguem à escolha de aceitar a verdade pessoal. De fato, ocorre exatamente o contrário. As outras pessoas podem não só deixar de celebrar a sua decisão de aceitar a sua verdade pessoal, como também expô-lo ao ridículo. O quê? Você está pensando e decidindo por si mesmo? Está seguindo os seus próprios padrões, fazendo os seus próprios julgamentos de valor? Afinal de contas, quem pensa que é?

E é exatamente a essa pergunta que você está respondendo.

Mas você deve fazer o trabalho sozinho. Sem recompensa ou aprovação, talvez até mesmo sem que seja notado. E então você faz uma pergunta muito boa. Por que continuar? Por que começar a trilhar esse caminho? Que benefício isso trará? Qual é o incentivo? Qual é o motivo?

O motivo é ridiculamente simples. NÃO HÁ OUTRA SAÍDA. ... Quero dizer que você não tem outra escolha. De fato, há outra atitude que possa ter. Fará o que está fazendo pelo restante da sua vida - como fez desde que nasceu. A única dúvida é se o fará consciente ou inconscientemente.

Veja bem, você não pode desistir da jornada. Começou-a antes mesmo de nascer. Seu nascimento é apenas um sinal de que a jornada começou.

Portanto, a pergunta não é: "Por que começar a seguir esse caminho?" Você já começou a segui-lo. Fez isso com o primeiro batimento do seu coração. A pergunta é: "Desejo seguir esse caminho consciente ou inconscientemente? Como a causa de minha experiência ou o seu efeito?"

Durante a maior parte de sua vida você viveu sob o efeito de suas experiências. Agora está sendo convidado a ser a causa delas. Isso é conhecido como viver com consciência, caminhar com consciência.

DETALHE: No filme, o escritor Neale é vivido mui bem pelo ator canadense HENRY CZERNY, que atuou na 1ª temporada da série "The Tudors", exibida no canal People& Arts.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

UFOlogia em Quixadá, na TV

O "Câmera Record" é um programa jornalístico temático com uma hora de duração que traz grandes documentários e é apresentado por Marcos Hummel, na Rede Record, toda Sexta-Feira, às 22h45min, após a novela "Chamas da Vida".
Amanhã, dia 20, o Câmera Record exibirá diversos casos relacionados com aspectos da ufologia.

Entre os assuntos que serão abordados pelo programa está a revelação, feita em 1986 pelo então ministro brasileiro da Aeronáutica Octávio Moreira Lima, de que os radares do Cindacta (Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo) e dos aeroportos do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte detectaram mais de 20 objetos não identificados com cerca de 100 metros de diâmetro cada, nas principais vias aéreas do país.

Além disso, uma reportagem sobre um recente fenômeno que assustou a população da cidade de Riolândia, a 500 km de São Paulo. No local, formas circulares, de tamanhos diferentes, surgiram no meio das plantações.

O programa mostra ainda imagens de um homem em estado de choque e que garante ter testemunhado um fenômeno provocado por forças extraterrestres. Um vídeo inédito, exclusivo do Câmera Record, mostra um fotógrafo que nunca acreditou em ET's, mudar de idéia. As imagens foram analisadas pelo mais importante órgão de pesquisas espaciais do País, o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Na companhia de um ufólogo, os repórteres do programa fizeram uma vigília em Quixadá, no Ceará, onde eles acamparam em um dos pontos mais altos da região, na "Pedra dos Ventos" e presenciaram fenômenos muito estranhos.
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Vamos assistir para tentar entender mais sobre a existência de seres inteligentes fora da Terra e sobre suas vindas ao nosso planeta. Particularmente, minha intuição aponta para a certeza na existência de ET's como decorrência das muitas moradas que existem na Casa do Pai (no Universo de Deus); de pesquisadores sérios e depoimento de pessoas que vivenciaram a visão e/ou contato com outros seres.

Em Fortaleza, sempre chegam notícias de aparições de discos voadores na Cidade de Quixadá, a "terra dos monólitos"*. Vamos ver o que o Camera Record vai nos trazer!

* Os monólitos são formações rochosas isoladas na paisagem, que dominam boa parte da área do Município, dos quais o mais famoso é a "Pedra da Galinha Choca", que tem este nome por conta do curioso formato (foto acima).

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Responsabilidade Socioambiental

Recebi e-mail ontem do amigo blogueiro Paulo Afonso Cavalcanti - (segurando o Passaporte, na foto ao lado, com Dayse Monteiro/Educadora Ambiental do Inpra, Daniel Pagliuca/Mestre em Direito Ambiental, e Guilherme Nogueira Neto/Presidente do INPRA) - jornalista e residente em Itaitinga, Município que fica na Região Metropolitana de Fortaleza. Paulo Afonso esteve à frente da Secretaria do Meio-Ambiente daquele Município, de 2005 a 2008 e, pelo seu excelente trabalho na Educação Ambiental dos munícipes, está colhendo mais um fruto de reconhecimento de sua gestão.
Devido ao acompanhamento que foi feito pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes - INPRA, e pelo Instituto Brasil PNUMA, que atua como Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, ambos distinguiram Paulo Afonso e o Prefeito Abdias Patrício com o seu mais alto prêmio, o Passaporte de Responsabilidade Socioambiental. Os dois passaportes tem validade até 2012 e poderão ser renovados. Afinal não é à toa que um órgão que representa a ONU conceda prêmio tão relevante. Portanto, parabéns a estes dusbons na gestão do meio ambiente em Itaitinga, que é um dos municípios por onde passa a água que abastece toda Fortaleza. O importante é dar continuidade à defesa da Natureza.

O Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico MendesINPRA, é uma organização não-governamental sem fins lucrativos e mantém sedes administrativas no Paraná, em Quatro Barras na Região Metropolitana de Curitiba, e em São Paulo, Capital. O INPRA tem por objetivo desenvolver ações que contribuam com a conservação e a proteção ambiental, promoção humana e inclusão social, por intermédio de geração de renda, difusão de técnicas e conhecimentos, eventos, pesquisas e projetos de ação.
O Instituto Brasil PNUMA, como Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, é entidade privada sem fins lucrativos e está sediado no Rio de Janeiro desde 1991, e tem como atividade principal a divulgação dos resultados do trabalho do PNUMA e suas publicações, além da promoção e participação em atividades de educação e conscientização ambiental.
Maiores informações no FRAGMENTOS.

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Conhecendo Deus com Chopra


Conhecer Deus não é tarefa para qualquer um, mas é o destino de todos nós. No dia que atingirmos o mais alto grau de pureza de Ser, teremos a ventura de ver Deus, profetizou Jesus. Não é à toa que Francisco de Assis sentia e chamava de irmãos, além de seus pares, o Sol, o vento, a Lua, o lobo, a chuva...enfim toda a Natureza, da qual somos parte integrantes.
Enquanto isto vai se dando é prazeroso conferir o livro dusbons que o médico indiano DEEPAK CHOPRA, 62 anos, escreveu em 2000: "COMO CONHECER DEUS - A jornada da alma ao Mistério dos Mistérios", Ed. Rocco, 383 p.
Nesta obra, Chopra aponta 7 estágios de Deus:
01. Deus, o Protetor;
02. Deus, o Todo-Poderoso;
03. Deus da Paz;
04. Deus, o Redentor;
05. Deus, o Criador;
06. Deus dos Milagres; e
07. Deus do Ser Absoluto - "Eu Sou".

Deus é. É um só em todos os tempos. Na verdade, os diferentes estágios são os que comumente nós humanos passamos. A cada novo estágio de compreensão, o homem vai se alicerçando no(s) estágio(s) anterior(es). Ou seja, cada avanço é includente. Abaixo alguns trechos do livro:

- "Deus é a fonte de todo impulso de Amor, Beleza e Verdade."
- "Aproximar-se de Deus através de um verdadeiro conhecimento cura o medo da morte, confirma a existência da alma e dá um sentido definitivo à vida."
Deus é o único ser verdadeiramente real e todo o universo é uma projeção da natureza de Deus."
- "Se Deus possui uma presença, significa que pode ser vivenciado, Ele pode ser conhecido."

Além do livro, foi lançado pela Paramount, em DVD, o documentário "COMO CONHECER DEUS", 67min, cuja sinopse diz:
Baseado no famoso best-seller do autor Deepak Chopra, "Como Conhecer Deus" é uma emocionante e intimista viagem ao entendimento de um dos maiores mistérios da vida.
Mesclando de forma única ciência e filosofia, Chopra oferece tão inspirada abordagem do pensamento espiritual, que qualquer espectador, independente de fé, pode viver a profunda meta de "conhecer Deus"...e adquirir um novo conceito sobre o que pensa que sabe! E definitivamente, através da brilhante narrativa de Chopra, é possível compreender que a busca de Deus é realmente uma busca do auto-conhecimento.
Detalhe: O livro é melhor que o DVD.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Fortalezense em alta no carnaval

Faz muito tempo que não via a Prefeitura dar atenção aos fortalezenses durante o carnaval. Eis que a PMF, através da Secretaria Municipal de Cultura, preparou um mote e uma programação de excelente nível para quem vai ficar na cidade. Com a notável idéia de homenagear um cearense ilustre no mundo da música, durante o carnaval 2009, teremos o " Baião de Todos: Uma homenagem a Humberto Teixeira", que neste ano fará 30 anos que partiu da Terra, onde nos legou o baião e músicas magistrais gravadas por Luiz Gonzaga e seus seguidores. (Ao lado, Humberto em fotos de 1977 e 1955)

Com 3 pólos de diversão, o fortalezense poderá ver o desfile do maracatu, participar do carnaval de rua e ainda ter a chance de ver artistas locais e nacionais, gratuitamente. Vejam só:

Programação dasboas

01. Av. Domingos Olímpio (Pólo Humberto Teixeira) - Os desfiles das agremiações carnavalescas acontecem nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, sempre a partir de 16h. Entre as ruas Barão de Aratanha e Senador Pompeu.

02. Pólo Dona Mocinha - Bar da Macinha
De 21 a 24 de fevereiro, sempre a partir de 17h, tem samba de mesa, chorinho e carnaval animado pelo bloco Num Ispaia Sinão Ienche, no Bar da Mocinha, Praia de Iracema. Rua Padre Climério, 140 - entre as ruas João Cordeiro e Antonio Augusto.

03. Praia de Iracema (Pólo Asa Branca) - Próximo à Caixa D´água dos Peixinhos

21/02 – Sábado

17h - Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h - Show com Chico Pessoa e banda
23h - Show com Beth Carvalho e banda

22/02 – Domingo

17h - Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema)

21h - Tributo a Humberto Teixeira. Com músicos e intérpretes cearenses.

Banda: Adelson Viana (teclado e acordeon); Tarcísio Sardinha (violão e guitarra); Denilson Lopes (bateria); Edson Sancho (baixo); Chico Paulo Viana (vocal e percussão); Nazareno (vocal e percussão); Igor Caracas (percussão); Armando Teles (vocal); Carlinhos Ferreira (sax); Zé Carlos(trompete); Edson (trombone);e Alves Nascimento (teclado).

Cantores convidados: Marcus Café; Paulo Façanha; Joana Angélica; Karine Alexandrino e Falcão.

23h - Show com Dominguinhos e banda.

23/02 – Segunda

17h - Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema).
21h - Show com Waldonys e banda
23h - Show com Chico César e banda

24/02 – Terça

17h - Cortejo com artistas e blocos de pré-carnaval (Da Igreja de São Pedro à Caixa D´água dos Peixinhos, na Praia de Iracema)
21h - Show com Dorgival Dantas e banda
23h - Show com Jair Rodrigues e Elza Soares

(Informações retiradas do site da PMF )

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Detalhe louvável: Dos nomes nacionais, o mais jovem é o paraibano Chico César, que fez 45 anos. Os demais (a sambista Beth Carvalho irá completar 63 anos; Dominguinhos acabou de comemorar 68; Jair Rodrigues fez 70 aninhos; Elza Soares está chegando aos 72) estão na melhoridade para nos comprovar que a Arte com qualidade não tem idade. A quantidade de sucessos deles é compatível com o vigor e a capacidade em contagiar o público pela alegria saudável. Parabéns à equipe da Secretária de Cultura Fátima Mesquita pela programação de carnaval!!!