segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Um livro dusbons

É "BUDA NA MOCHILA - Budismo prático para jovens", escrito por Franz Metcalf, Editora Pensamento (2005), com 200 páginas. Buda não é um nome de uma pessoa mas um título honorífico concedido em sinal de respeito e que significa "aquele que está desperto", assim como Cristo significa "o ungido". Eis um trecho dusbons mesmo:

"...Religião é um sistema multidimensional de rituais, mitos, doutrinas, éticas e formas sociais e materiais, além de uma experiência sagrada. Não existe uma religião "certa", mas sim literalmente milhares de sistemas pelos quais as pessoas entram em contato com o sagrado, dando significado e ordem à vida humana.

Espiritualidade é a relação de uma pessoa com o sagrado. Trata-se de uma experiência interior e, portanto, pode variar de pessoa para pessoa. Essa diferença pode ser ainda maior do que a diferença entre as diversas religiões. Mas, espiritualmente, deve originar-se sempre de certas verdades imutáveis. Algumas pessoas descobrem a espiritualidade por intermédio de uma religião tradicional. Outras a vivenciam por meio da natureza, da arte, da ciência ou do amor."

É perceptível, pelo trecho acima, que a Espiritualidade (que precisamos exercitar e desenvolvê-la) é a razão de ser do indivíduo dentro de quaisquer dos sistemas religiosos.
Apesar de focado no leitor adolescente, o livro é uma boa introdução ao Budismo, para adultos.
Enquanto a cultura ocidental confere grande importância à moralidade, ao "certo e errado" com as ameaças caso façamos o "errado", o budismo ocupa-se com o que afasta o sofrimento e o que causa o sofrimento, com o que é útil ou inútil, com o que é benéfico ou prejudicial. Isto confere a consciência da escolha do ato a seguir para evitar ou minimizar danos. Gosto disto!
Namastê!

Nenhum comentário: