segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Um Caminho para se autoconhecer

A vida é abundante e oferece infinitas possibilidades.”
Sou eu que crio a minha própria realidade. Sou eu que crio a minha vida do jeito que ela é hoje.”

O quanto eu crio de amor, prazer, abundância e bem-estar na minha vida?
Quão nutritivos são os meus relacionamentos?
Eu me sinto criativo(a) e realizado(a) no meu dia-a-dia?
Até que ponto eu gosto de mim mesmo(a) e me sinto inteiro(a) e verdadeiro(a)?
Eu ocupo meu lugar no mundo?
Qual o sentido da minha vida?
O PATHWORK é um caminho de auto-conhecimento que nos ajuda a tomarmos consciência das nossas escolhas, muitas vezes inconscientes, que nos impedem de sermos felizes. Estas escolhas baseiam-se em crenças, medos, defesas, exigências do ego e sentimentos destrutivos, em parte desconhecidos de nós mesmos.
O PATHWORK nos ajuda a abraçarmos nossa verdade mais profunda, conhecer nossa sombra e nossa luz, de forma a fazermos escolhas mais conscientes na direção do amor e da felicidade.
Para isto, devemos tomar consciência de nós mesmos no plano:
- físico
: desenvolvendo a consciência corporal, identificando bloqueios e pontos de tensão e liberando o fluxo da energia vital.
- emocional: reconhecendo sentimentos, padrões de reações e assumindo a responsabilidade por eles.
- mental: identificando concepções distorcidas sobre a realidade e sobre nós mesmos.
- espiritual: ampliando a consciência, a capacidade de amar e nos levando ao encontro de nossa sabedoria interna.

Metodologia: em encontros grupais, trabalham-se estes 04 níveis do ser, através de textos, vivências, exercícios e partilhas das experiências dos participantes.

Para quem quiser ler sobre o Pathwork, antes de estudá-lo e vivenciá-lo em grupo, eis a bibliografia brasileira (clicando nos títulos, abrem-se as sinopses):

Não temas o mal - Eva Pierrakos e Donovan Thesenga
Criando União - Eva Pierrakos e Judith Saly
Entrega ao Deus Interior - Eva Pierrakos e Donovan Thesenga
O Eu sem defesas - Susan Thesenga
Para quem quiser saber como funciona um grupo, indico um casal dusbons:
GUSTAVO MOURA - psicólogo, psicoterapeuta, doutor em Educação e Helper do Pathwork; e
MARISTHER FERNANDES – psicóloga, psicoterapeuta com orientação transpessoal e Helper do Pathwork.
Maiores informações: gapmoura@yahoo.com.br

2 comentários:

Poliana disse...

Outra dica da qual gostei muito.

Solange Bastos disse...

Jânio, passei algumas horas hoje no seu blog realmente DUSBONS, aliás eu diria DUSBÓTIMOS. Não é a toa que estamos juntos nessa caminhada. Compactuo muito com seus pensamentos, por isso continue postando "altas" contribuições para ajudar em nossas jornadas (leitores). Valeu!!!