sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Um bom exemplo de forró bem tocado e cantado


Antônio Maurício Horta de Melo ou simplesmente TONINHO HORTA, nasceu em Belo Horizonte-MG, dia 02/12/1948, é compositor, violonista, guitarrista, arranjador, cantor, produtor musical, enfim, é um músico DUSBONS, que já participou em mais de 200 discos de artistas nacionais e no exterior e foi eleito um dos 10 melhores guitarristas de jazz, em 1977/78, pela revista inglesa "Melody Maker". Filho de músicos, conheceu o violão aos 10 anos de idade; aos 14, teve uma música sua gravada em BH. Nesta época, conheceu Milton Nascimento, Fernando Brant, Márcio Borges e outros que vieram a compor no mineiro “Clube da Esquina”. Após Milton gravar 2 músicas suas, Toninho tocou com o próprio Milton, Elis Regina, Joyce, Gal Costa, Nana Caymmi, João Bosco, Fágner, Maria Bethânia, entre outros grandes nomes. Nos anos 80, foi morar em New York-EUA e lá tocou e gravou com os mais prestigiados músicos do jazz. Entre suas composições mais conhecidas estão “Beijo Partido” e “Manuel, o Audaz”(esta com Fernando Brant).

Em 2004, gravou em Fortaleza, no Vila Estúdio - do Maestro Adelson Viana (que também fez a mixagem e tocou acordeons, pianos e teclados) - o disco "COM O PÉ NO FORRÓ", um projeto do mineiro Toninho com o letrista cearense Felipe Cordeiro. Este disco concorreu em 2005 ao Grammy Latino, na categoria Melhor disco de MPB, tendo a honra de concorrer ao lado de Gilberto Gil, Joyce, João Gilberto e Ivan Lins (que ganhou o prêmio). Um disco com a participação nacional cantante de Dominguinhos, Fagner, Elba Ramalho, Liv de Moraes e local dos cearenses Paulo Viana, Miguel Cordeiro, Chico Pessoa, Thais Nara e o próprio Felipe. A mescla perfeita das melodias e harmonias mineiras com a poética e os ritmos, ditados pela zabumba, o triângulo e a sanfona nordestinos, nos põem prá dançar, com classe, de volta às raízes gonzagueanas. Este belo trabalho é uma prova da utilização perfeita dasboas da guitarra no forró, com cantores afinados nos trazendo letras que têm algo a dizer ao coração. Além do que nos orgulha por ter sido gravado em Fortaleza e indicado ao Grammy Latino.

Para saber mais de Toninho, confira em http://www.toninhohorta.com.br e http://toninhohorta.art.br/index.php .E sobre o poeta Felipe Cordeiro, o link é http://www.felipecordeiro.com.br/principal.html

Nenhum comentário: