Muita gente pensa que ele é pernambucano, mas na verdade SANTANNA, O CANTADOR é cearense de Juazeiro do Norte, primo do poeta Zé Marcolino, e apresenta em seu repertório sua inegável influência de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Na estrada desde 1984, lançou seu 1° disco, em 1992, intitulado “Gonzagão, meu Professor”.
Segundo Santanna, sua proposta musical de compromisso com o povo nordestino é enaltecer o Nordeste no seu lado positivo e auto-suficiente, principalmente no que concerne a inteligência emocional do seu povo; é abordar o tema de auto-ajuda nas canções com o intuito de ajudar a soerguer a auto-estima do ouvinte, principalmente, o nordestino; e decantar músicas cuja poesia de boa qualidade seja bem aceita pelo ouvido e alma femininos, uma vez que foi a mulher a grande edificadora da nação nordestina.
Em 2006, lançou o excelente “Santanna, o Cantador – Forró Popular Brasileiro”, em CD e DVD, pela Atração, contendo poesia e melodias próprias, bem como de Luiz Gonzaga, Geraldo Azevedo, Gonzaguinha, Jorge de Altinho, Petrúcio Amorim, Accioly Neto entre outros. Nos 104min deste DVD dusbons, com som, iluminação e imagem perfeitos, gravado em Recife-PE, Santanna canta baiões, maxixes, sambas de latada, xotes, forrós e marchinhas juninas, acompanhado de 2 sanfoneiros, 3 percussionistas e 2 vocalistas. O cearense consegue provar a diversidade de ritmos existentes no gênero "forró". Um pout-pourri de “Auto-ajuda”, em ritmo de xote, chamou-me a atenção. As músicas são: “Meu bê-a-bá” (Luiz Fidelis), "Tocando em Frente"(Almir Sater-Renato Teixeira), “Dez poemas diferentes” (Marron Brasileiro) e “A Natureza das Coisas (Accioly Neto), cuja letra fala nordestinamente sobre a serenidade, a evolução, a fé na jornada que é nossa existência:
Quem quiser conhecer um pouco mais de Santanna, confira nos links http://www.youtube.com/watch?v=8PAE-Ep9j-Y&feature=related e http://www.santannacantador.com.br/
Santanna, o Cantador nos encanta com forró dusbons para ouvir e dançar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário