Aniversaria hoje o diretor de cinema JEAN-JACQUES ANNAUD, francês nascido em 1°/10/1943; formado em Literatura na Sorbonne, estudou cinema no mesmo instituto em que passaram Louis Malle e Alain Resnais. Famoso no Brasil, especialmente por causa de dois entre os 11 filmes que já dirigiu:
1. O NOME DA ROSA (1986), estrelado pelo escocês Sean Connery (1930-) e baseado em romance de Umberto Eco, sendo filmado na Itália e na Alemanha e conta a investigação de crimes por um monge franciscano num mosteiro medieval - tudo por causa de algo que gosto muito, mas não posso contar em respeito àqueles que ainda não assistiram ao filme; e
2. SETE ANOS NO TIBET (1997), baseado em fatos reais, quando Heinrich Harrer, um egoísta alpinista austríaco, interpretado pelo norte-americano Brad Pitt (1963-), durante a 2ª Guerra, encontra com o jovem Dalai Lama, de quem se torna tutor, ensinando-lhe Inglês, Geografia e os modos ocidentais. Esta amizade faz o antes arrogante europeu despertar para a generosidade. O filme teve locações na Áustria, Argentina (onde a cordilheira dos Andes foi filmada como se o Himalaia fosse), Inglaterra, Canadá, Chile e República Popular da China, país este que proibiu a entrada de Annaud e Pitt em solo chinês, desde seu lançamento mundial.
Eis duas dicas dasboas, conferíveis em DVD. E a Jean-Jacques Annaud, "bon anniversaire!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário