terça-feira, 30 de setembro de 2008

Eternamente em berço esplêndido..

Os músicos brasileiros estão de luto. Nessa Segunda-feira, aos 56 anos, partiu da dimensão física para continuar a existir no plano espiritual, Jorge Luiz da Costa, mais conhecido como GIGANTE BRAZIL, um dusbons na bateria. Tinha esse apelido porque era muito alto, magro e forte e sua batida era enérgica. Estava dormindo em casa e sua essência se foi por aí.
Desconhecido da maioria de seus compatriotas, mesmo daqueles que gostam de música, Gigante acompanhou Jorge Mautner, Caetano Veloso, Gilberto Gil e mais especialmente o paulista de vanguarda
Itamar Assumpção (1949-2003), com quem formava a banda Isca de Polícia.
Em 1980, estava com
Jorge Alfredo e Chico Evangelista no Festival da Globo, que fez o Brasil inteiro dançar e cantar “Rastapé é moçada, rastapé é moçada, no passo dessa dança, Barra Mansa, pisada de afoxé”.
Em 1983, participou do grupo
Gang 90 & suas Absurdettes, que fez sucesso com a divertida “Perdidos na Selva” e com “Nosso Louco Amor”, que foi tema de abertura da novela global “Louco Amor”.
Em 1991, acompanhou
Marisa Monte no disco e nos shows da turnê “Mais” e é dele aquele vozeirão grave cantando com ela “Ensaboa, mulata, ensaboa, tou ensaboando”.
Em 2006, lançou o disco “Música Preta, Branca ...e etc...”, tocando e cantando ao lado de Paulo LePetit -
vide foto acima PLP e GB.
Tocava em uma bateria de poucos itens, mas nela mostrava toda sua criatividade, suingue e sutilezas rítmicas, o que pude comprovar no Theatro José de Alencar, durante o Projeto Pinxiguinha, acompanhando o saudoso Itamar, no início dos anos 80.
Vai deixar saudades musicais
dasboas. Vá para Deus, Gigante!

segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Feitiço do Bem e DUSBONS



A dica é o filme FEITIÇO DO TEMPO ("Groundhog Day") de 1993 - tradução literal "O Dia da Marmota" - dirigido pelo ator, co-roteirista, produtor e compositor Harold Ramis (1944- ) e protagonizado por Bill Murray (1950- ), que interpreta um repórter que faz uma cobertura televisiva rotineira de um evento singelo, mas de forma rabugenta, numa pequena localidade dos EUA, que odeia e de onde quer ir embora. Num momento de surrealismo, por causa duma tempestade de neve, ele fica retido na cidadezinha que odeia. Para piorar mais, o mesmo dia 02 de Fevereiro se repete a cada amanhecer - onde ninguém além do repórter tem consciência que já viveu aquele dia - até que algo muito importante e essencial acontece.
Uma parábola com roteiro inteligente que vai envolvendo quem assiste e dá um recado sobre a imperiosidade da nossa autotransformação no sentido do Amor, do despertar da afetuosidade e ir ao encontro do outro. E ainda conta com a beleza discreta de Andie MacDowell (1958-). É daqueles filmes dusbons.
No Brasil, foram lançadas duas versões pela Columbia Pictures: um dvd simples, em 2002, com extras sem legendas em português; e um dvd duplo, em 2008, edição especial de 15º aniversário, com extras legendados, do jeito que acho que deveriam ser todos os DVDs nacionais.

domingo, 28 de setembro de 2008

Conheça as FREQÜÊNCIAS DE BRILHO

Em 1986, a australiana Christine Day, portadora de lupus avançado e com prognóstico de 2 meses de vida, abandonou as medicações, mudou sua dieta, ingeriu ervas naturais e obteve ajuda para lidar com os abusos sexuais e de outros tipos que havia sofrido na infância. Assim, sua saúde começou a dar uma reviravolta. Ela estava se apossando de seu poder de autocura. Passados 6 meses, já curada do lupus, canalizou, entre 2 e 3 segundos humanos, um sistema completo de cura muito poderoso, capaz de ajudar as pessoas a encontrar seu próprio poder pessoal, do qual ela era completamente inconsciente momentos antes.


Surgia assim uma terapia holística dasboas (porque já experimentei em mim e vem me ajudando): FREQÜÊNCIAS DE BRILHO, um trabalho corporal e energético que ativa portais específicos despertando as células, levando você a se conectar com as dádivas do seu Eu Luminoso. Todos devem lembrar quando Jesus disse: “Que brilhe vossa Luz!”


As pessoas são seres energéticos manifestando-se em vários níveis, que vão do físico ao espiritual. Algumas experiências ao longo da existência podem ter deixado adormecidas algumas regiões do cérebro ou limitado seu saudável funcionamento. O trabalho de Freqüências de Brilho vem apresentando excelentes resultados na cura e/ou alívio de doenças como: câncer, depressão, enxaqueca, Parkinson, Alzheimer, dificuldades de aprendizagem, dislexia, epilepsia, hiperatividade, seqüelas de AVC, autismo, paralisia cerebral entre outras. Além disto, as aplicações de Freqüências de Brilho possibilitam ajudar o ser humano a resgatar sua auto-estima e autoconfiança.


Cada sessão de Freqüências dura de 20 a 75min, conforme a demanda do cliente.

Maiores informações com Têca Barbosa, pelo e-mail tecabl@uol.com.br ou no site http://www.frequenciasdebrilho.com.br/01/index.html

* A foto acima é o quadro “Saúde”, foi pintado mediunicamente por Florêncio Anton e é de autoria espiritual de Miró.

Forma de pensar, crenças e valores

Eis um livro dusbons: "PRIMEIRA LIÇÃO - Uma cartilha metafísica" (Editora Vida & Consciência - 1ª edição: 1998) da pedagoga paulista Maria Aparecida Martins, cujo objetivo é levar Ciência e Consciência ao público escolar. Em 2005, alunos da 1ª à 4ª séries da rede municipal de ensino de Ilhabela-SP receberam o livro, em doação cadastrada pela Unesco, através do Programa Viva Leitura.

O livro tem por mérito tornar mais fáceis questões difíceis como: vida, energia, matéria, realidade e consciência. Apesar da linguagem infantil (recurso sabiamente utilizado pela autora), onde uma coruja ensina a um leão, o livro deve ser lido pelos pais para as crianças, abrindo uma possiblidade de discussão de temas pouco abordados, e inspirando professores, alunos e a família a uma reflexão sobre nossa visão de mundo e ampliação de consciência. Eis alguns exemplos:

"O homem é um ser energético manifestando-se em vários níveis : físico, etérico, astral, mental e espiritual - tudo junto."

"O corpo é o endereço da individualidade, da alma, durante a vida na Terra."

"A alma fala com você através das sensações. Valorize o que você sente."

"Um pensamento/uma emoção e uma molécula estão ligados como dois lados da mesma moeda."

"Tudo que está no seu cenário de vida foi provocado por você, por sua forma de pensar, por suas crenças, por seus valores."

Como todo adulto tem seu "eu criança", poderemos aprender muito com a leitura deste livro. A "Tia Cida" escreve como quem conversa e a "ouvimos" com prazer. Ela é autora de mais dois livros que comentarei posteriormente, ambos dusbons. Quem quiser conhecer mais sobre o que faz e escreve a autora, eis o site dela: http://www.mediunidade.com/

À "Tia Cida", que a Fonte da Vida continue lhe possibilitando o encontro com a existência dentro de você mesma!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

DVDs abordam Deus e o Universo


Posso até estar me precipitando, mas algo me diz que o documentário grego, filmado em 2007, "DE ARISTÓTELES A STEPHEN HAWKING" (From Aristotle to Hawking) é dusbons.
Segue texto da Focus Filmes, responsável pelo lançamento, ontem, no Brasil:
"Será que o Universo teve um começo? Aconteceu mesmo um BIG BANG? O que é Espaço? Haverá uma Alma Universal? Para onde nos leva a mecânica quântica? Caberá o Universo inteiro dentro de uma molécula da mente humana? O que é Deus? Poderá o Homem participar da criação do mundo? Plantas e animais têm alma? Seremos todos eternos? Estas e outras tantas questões atuais têm sido, na verdade, levantadas por estudiosos ao longo de toda a história da humanidade.

Escrito, dirigido e apresentado pelo documentarista grego Paul Pissanos, durante 360min, o filme busca respostas na analise das teorias de filósofos clássicos, incluindo Pitágoras, Protágoras, Platão, Sócrates, Anaxágoras, Aristóteles e Plotino, sobre o “início do mundo”. O box com 12 episódios divididos em 4 DVDs apresenta, além de encenações, a participação de professores e cientistas dos campos da filosofia, física, astrofísica, matemática e teologia, tanto da Grécia quanto de conceituadas universidades internacionais" e debate as seguintes questões:
Vol 1 - O Universo Teve um Começo?
Vol 2 - O Universo Tem Alma?
Vol 3 - O que é Deus?
Vol 4 - Como funciona a natureza?

Parece-me ser uma promessa dasboas. A conferir!

Continua havendo Vida após a morte!

Lançado semana passada, a Versátil Video Spirite apresenta o DVD "VIDA DEPOIS DA MORTE" (Beyond and Back), o primeiro filme realizado sobre as Experiências Quase Morte (EQM) com os impressionantes relatos de pessoas que ficaram mortas por alguns minutos e voltaram à vida. Elas contam o que viram e sentiram. Baseado em fatos reais, o documentário foi realizado em 1978, a partir das pesquisas científicas pioneiras do Dr. Raymond Moody Jr (1944 -), doutor em Filosofia, Psicologia e Medicina, que em 1975 cunhou a expressão "Experiências de Quase-Morte".

Essa produção histórica aborda, com seriedade, outros temas importantes, como a reencarnação e os fenômenos mediúnicos sob o ponto de vista da Ciência.
Além do depoimento do especialista Dr. Ney Prieto Peres, Diretor Fundador do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas IBPP, os extras do DVD oferecem uma opção interativa. Durante o filme, você pode acessar os vídeos nos quais o engenheiro Américo Sucena mostra como as questões científicas apresentadas foram abordadas anteriormente nas obras de Allan Kardec (1804-1869) e dos espíritos André Luiz e Emmanuel, psicogradas por Chico Xavier (1910-2002) nos anos 30, 40 e 50.

Para quem ainda tem dúvidas sobre a continuidade da Vida ou é estudioso do tema, este DVD tem 93min de duração e tem tudo para ser dusbons!

Registro de Saudades

Estes dois últimos dias foram-me atípicos. Apesar de ter algumas dicas dasboas prá postar, hoje, dou-me o direito de sentir saudade e me reportar a dois seres humanos dusbons, com quem tive a honra de me relacionar e conhecer nesta existência e que recentemente abandonaram o casulo físico, para plainarem leves como as borboletas. 
O primeiro, George, com 39 anos, fez a passage (como os britânicos grafam corretamente o fenômeno da morte do ego físico), na Terça 23, após conviver heróica e calmamente com uma enfermidade, durante 10 anos, que o fez se aposentar. Responsável ex-colega de trabalho meu e mui querido por pai, mãe, 4 irmãos, esposa e 2 filhos.
O segundo, Joel Cirino de Alcantara, tio paterno meu, com 67 anos, manteve o bom humor até se despedir, nesta Quarta 24, lúcido, tranquilo, apesar de uma metástase agressiva. Bom marido, pai afetuoso de um casal de primos, irmão solidário e um tio mui querido. Educado e afetivo por excelência, dirigia-se a todos seus interlocutores como "Ô gente boa!", mas na verdade o grande "gente boa" foi ele. Sempre. O tempo todo.
Aos dois Espíritos, que prossigam sua jornada na dimensão à qual retornaram, na certeza do Amparo da Fonte da Vida! 
A nós os familiares, lembremos que "estamos aqui, mas não somos daqui" e que um dia, quando nossas crisálidas não nos servirem mais, alçaremos novos vôos e com a possibilidade de sermos recebidos por aqueloutros queridos nossos que se libertaram do casulo antes de nós.

IMPORTANTE: Há quem se recuse a chorar por alguém querido que partiu; que não faria bem ao Espírito etc e tal, mas NÃO É ASSIM. Graças a Deus!
Se seu choro for de saudade (e saudade se tem de quem queremos bem), podemos chorar aos baldes porque estaremos manifestando nossos bons sentimentos e o Espírito registrará nossa expressão de carinho e se sentirá amado.
Porém, se seu choro for puramente egoístico, pensando só em si ou aquele choro de revolta e de inconformação com o FATO; desta maneira sim, nosso desequilíbrio prejudicará o ser a quem dizemos tanto amar (magnetizando-o ao ambiente terreno com nossas energias densas), bem como estaremos prejudicando a nós mesmos (por não nos permitirmos ter paz de espírito). 
Portanto, se vc chorar, consulte em si mesmo o por quê das lágrimas, de onde elas vêm. Conforme sejam, mude-as, sintonize no Amor Pleno.
Muita Paz e Bem! 

terça-feira, 23 de setembro de 2008

O mundo é um MOINHO

Estava uma manhã dessas zapeando o rádio enquanto dirigia e deparei-me com uma música inédita, desconhecida, mas surpreendemente boa, executada numa daquelas emissoras que ainda não é dasboas. Surpreso, escrevi o refrão e depois fui ao São Google pesquisar "Só porque tenho por ela um apreço imenso/ela me esnoba, me esnoba, me esnoba". Descobri. Era do MOINHO, grupo formado por 3 baianos radicados no Rio de Janeiro: Emanuelle Araújo (atriz global em "A Favorita" e ex-cantora da Banda Eva); Lan Lan (percussionista da Cássia Eller) e Toni Costa (guitarrista que tocou com Moraes Moreira, Caetano e outros famosos). Além da gostosa música "Esnoba" (que fez parte da trilha sonora da novela global "Beleza Pura" e por isto tocou naquela FM), o CD "Hoje de Noite" (EMI) é completamente DUSBONS, nas suas 12 faixas, sem desperdício de uma sequer. É a junção perfeita entre a brasilidade do samba com a eletricidade das guitarras, com arranjos perfeitos, tanto em músicas autorais, como em da velha guarda (Riachão e Dorival Caymmi) à modernidade (Nando Reis, Ana Carolina, Mart'nália, Márcio Mello e outros). Escutem também o empolgante samba "Na Lapa", com um surpreendente violão de 7 cordas.
O MOINHO é uma prova de que quando a música pop é de qualidade pode cair no gosto de todas as classes culturais. Considero-o o melhor grupo musical que foi exposto ao grande público, nos últimos anos. Longa vida ao MOINHO! Torçamos que venham à Fortaleza para termos o prazer de "ouvê-los".
Conheça e deguste o MOINHO: http://www.myspace.com/omoinho e pelo site http://www.omoinho.com.br/

Somos diamantes a serem lapidados


Quando se pronuncia a palavra "atrito" no reino humano, é algo que deveríamos e queremos sempre evitar. Ocorre que o "atrito" é decorrente do relacionar-se com o outro e o que mais precisamos é estar em contato, nos encontrando com outrem. Abaixo, posto, com grifos meus, um texto dusbons de Roberto Crema, que nos lembra a entender e a tirar alguns aprendizados, sempre que nos atritarmos com alguém.

Atritos - Roberto Crema

Ninguém muda ninguém; ninguém muda sozinho; nós mudamos nos encontros.
Simples, mas profundo, preciso. É nos relacionamentos que nos transformamos. Somos transformados a partir dos encontros, desde que estejamos abertos e livres para sermos impactados pela idéia e sentimento do outro.
Você já viu a diferença que há entre as pedras que estão na nascente de um rio, e as pedras que estão em sua foz?
As pedras na nascente são toscas, pontiagudas, cheias de arestas. À medida que elas vão sendo carregadas pelo rio sofrendo a ação da água e se atritando com as outras pedras, ao longo de muitos anos, elas vão sendo polidas, desbastadas.
Assim também agem nossos contatos humanos. Sem eles, a vida seria monótona, árida. A observação mais importante é constatar que não existem sentimentos, bons ou ruins, sem a existência do outro, sem o seu contato. Passar pela vida sem se permitir um relacionamento próximo com o outro, é não crescer, não evoluir, não se transformar.

É começar e terminar a existência com uma forma tosca, pontiaguda, amorfa. Quando olho para trás, vejo que hoje carrego em meu ser várias marcas de pessoas extremamente importantes.
Pessoas que, no contato com elas, me permitiram ir dando forma ao que sou, eliminando arestas, transformando-me em alguém melhor, mais suave, mais harmônico, mais integrado. Outras, sem dúvidas, com suas ações e palavras me criaram novas arestas, que precisaram ser desbastadas.
Faz parte...Reveses momentâneos servem para o crescimento. A isso chamamos experiência. Penso que existe algo mais profundo, ainda nessa análise. Começamos a jornada da vida como grandes pedras, cheia de excessos.
Os seres de grande valor, percebem que ao final da vida, foram perdendo todos os excessos que formavam suas arestas, se aproximando cada vez mais de sua essência, e ficando cada vez menores, menores, menores...
Quando finalmente aceitamos que somos pequenos, ínfimos, dada a compreensão da existência e importância do outro, e principalmente da grandeza de Deus, é que finalmente
nos tornamos grandes em valor.
Já viu o tamanho do diamante polido, lapidado? Sabemos quanto se tira de excesso para chegar ao seu âmago.
É lá que está o verdadeiro valor...Pois, Deus fez a cada um de nós com um âmago bem forte e muito parecido com o diamante bruto, constituído de muitos elementos, mas essencialmente de amor. Deus deu a cada um de nós essa capacidade, a de amar... Mas temos que aprender como.
Para chegarmos a esse âmago, temos que nos permitir, através dos relacionamentos, ir desbastando todos os excessos que nos impedem de usá-lo, de fazê-lo brilhar.
Por muito tempo em minha vida acreditei que amar significava evitar sentimentos ruins. Não entendia que ferir e ser ferido, ter e provocar raiva, ignorar e ser ignorado faz parte da construção do aprendizado do amor.
Não compreendia que se aprende a amar sentindo todos esses sentimentos contraditórios e...os superando. Ora, esses sentimentos simplesmente não ocorrem se não houver envolvimento...
E envolvimento gera atrito. Minha palavra final: ATRITE-SE!
Não existe outra forma de descobrir o amor. E sem ele a vida não tem significado.

Ajudando a construir a Paz

Neste final de semana passado, esteve em Fortaleza, ministrando o seminário "Antigos e Novos Terapeutas: Cuidar do Ser", dentro da Formação Holística de Base, pela UNIPAZ-CE, ROBERTO CREMA.

Psicólogo e antropólogo do Colégio Internacional dos Terapeutas, analista transacional didata, criador do enfoque da Síntese Transacional. Mentor da Formação Holística de Base da UNIPAZ. Diretor da Holos Brasil. Educador e autor de vários livros, entre os quais "Análise Transacional Centrada na Pessoa", "Introdução à visão holística" e "Saúde e plenitude". Vice -reitor da UNIPAZ.

Assistir seus seminários e palestras, ler seus textos e livros trazem-nos inspirações dasboas

Neste link, conheça todos seus livros: http://www.cuidardoser.com.br/roberto-Crema.htm

Neste outro, conheça alguns de seus textos: http://www.cuidardoser.com.br/coletanea-roberto-crema.htm

Prá quem gosta de Psicologia, de Pedagogia e da cultura de Paz, Crema é dusbons.

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Criatividade na redação do humor



Curto o bom humor. Gosto de rir. E com a fama de Fortaleza ser um celeiro exportador de humoristas, fui me convencendo de que o texto é tão ou mais importante do que a interpretação da graça. Geralmente, o roteirista costuma ficar nos bastidores, sem que o grande público sequer saiba de sua existência. Há um cearense que é dusbons na arte de escrever para fazer a gente viver de rir. Chama-se TARCÍSIO MATOS (Na foto, com sua filha Tarsilla).

Jornalista, fortalezense da gema, após ter descoberto a veia humorística na faculdade de Medicina, sem concluí-la, foi fazer Comunicação Social/UFC. TM descobriu na universidade a fazer “fulerage” (pra quem não for do Nordeste, o Houaiss escreve “fuleiragem”) e se tornou um Doutor em Humor dusbons. Iniciou-se nas artes escritas, ainda na faculdade de Comunicação, no “Jornal Sem Regras”, pilotado por Flávio Paiva, em 1982, quando criou os “Contos URUburlescos” e seu personagem Uilson Urubu. Formado, iniciou sua carreira no Jornal O Povo, chegou a repórter especial e depois editor. Em 2000, lançou-se como escritor com o livro “VAIANDO O SOL - o melhor do humor e da molecagem cearense”. Edição esgotada nas livrarias e nos sites internacionais (Abebooks. Com e Amazon.com - isto não é piada, é sério), ainda pode ser achado em sebos da internet. A “fulerage” cearense foi bater longe!
Escrevendo pra tevê e rádio, TM já produziu textos engraçados para Tom Cavalcante, Falcão, o “brega star”, Augusto Bonequeiro (no “Botando Boneco” da TV Jangadeiro) e o programa Nas Garras da Patrulha (TV Diário). No rádio, sua presença mais recente foi na produção de quadros e bordões que me fizeram rir muito: “Eu digo é valha!”, “É profissional, é profissional!” , no Programa do Mução, no rádio. Tempos bons aqueles!
E de onde vem tanto fôlego criativo? A inspiração vem da essência, da vocação natural, que foi ampliada e enriquecida com muita leitura: Carlos Eduardo Novais, Luis Fernando Veríssimo, Moliére (peça O Avarento), José Lins do Rego, Jorge Amado, Machado de Assis, José de Alencar etcaterva.
Iniciantes: além de talento inato, para ser bom na criação do humor, é preciso se deixar mergulhar nos grandes escritores.
A parceria falconiana persiste até hoje, iniciada que foi 1982 e se tornou pública em 1988, quando juntos classificaram a música “Canto Bregoriano nº 2”.
Atualmente, está trabalhando como assessor de imprensa e divide a coluna dominical AOS VIVOS, no jornal O Povo, com o artista plástico e escritor Audifax Rios.
Mas o que mais gosta mesmo é de redação de humor. Deu-me a boa notícia que já há outros redatores de humor despontando em Fortaleza, tida como a capital nacional do humor: Ariavaldo Viana – que faz rir apenas jogando com as palavras – e Demitri Túlio – o jornalista que escreve sério mas com humor.
Desde 2003, o dia 12 de Abril é o Dia Estadual do Humor. Recentemente, TM recebeu da Assembléia Legislativa uma placa em homenagem a sua produção humorística, juntamente ao lado de Chico Anysio, Tom Cavalcante e outros.
Para TM,
fazer humor é “exercitar com seriedade nosso lado moleque”, “é fazer o povo se abrir, dar gostosas gaitadas de coisas simples, naturais, ameninadas...fazer rir de besteiras, sem palavrão, sem escarnecer o irmão.” Mais uma dica, duplamente "de graça" e útil pros iniciantes.
TM ainda arranja disciplinadamente um tempinho pra fazer o Bem, indistinta e sistematicamente, na busca de se sentir um cristão cada vez melhor. E acho que ele tá conseguindo.

Ao querido Tarcísio, grato por ter me respondido a entrevista por e-mail. Que a Fonte da Vida continue a lhe inspirar!!!

P.S.: TM só esqueceu de me dizer que está com um projeto em andamento, de cantar e gravar músicas suas, em CD, com o querido violonista Tarcísio Sardinha. Quando for lançado o disco, avisarei aqui.

sábado, 20 de setembro de 2008

O som curativo

Eis um livro dusbons para quem ama Música e quer se deleitar em saber da amplitude benéfica que as composições de Mozart podem causar em seus ouvintes. Lançado no Brasil, em 2001, pela Editora Rocco, O EFEITO MOZART - explorando o poder da música para curar o corpo, fortalecer a mente e liberar a criatividade - explica, com base em estudos e experimentos científicos o quanto a Música de Mozart tem ação eficaz no aprendizado, na integração social e na medicina.
Tudo começou quando o autor, o músico e estudioso americano Don G. Campbell (1956 - ) conseguiu, só cantarolando e fazendo visualização criativa, eliminar um potencialmente mortal coágulo de 4cm no hemisfério direito do cérebro. A partir de então, Campbell mergulhou nas pesquisas e experiências do médico francês Alfred Tomatis (1920-2001) e seu Método Tomatis de cura com música de Mozart.
Uma curiosidade: Tomatis, nos anos 60, em Paris, foi quem ajudou o hoje famoso ator Gerard Depardieu (1948 - ), a superar um bloqueio de fala. O jovem Depardieu tinha língua presa, mal conseguia falar e, quanto mais tentava, pior ficava sua gagueira. Ficou curado indo ao Centro Tomatis em Paris sem cirurgia, medicação ou terapia da fala. O tratamento foi fazer Depardieu usar fones de ouvido e ouvir concertos de Mozart. Lançou-se como ator em um curtametragem, em 1967, e chamou a atenção da crítica a partir do longa "A Última Mulher" (1976), dirigido por Marco Ferreri. Depois, construiu uma carreira sólida, com fama internacional.
O livro ainda explica de que forma o corpo recebe as emissões sonoras, o papel do ouvido e da voz no metabolismo humano, as baixas frequências a que estamos sujeitos e suas consequências, como ouvir melhor e proteger-se de sons nocivos. Tudo isto com vários exercícios de mentalização e música. Sem contra-indicações.

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Quem acredita em anjos?

Eu acredito. E o filme A FELICIDADE NÃO SE COMPRA ("It's a Wonderful Life") ajuda a reforçar esta saudável crença de que anjos existem para nos proteger, nos momentos mais críticos de nossa existência.

Baseado na estória "The Greatest Gift" de Philip Van Doren Stern, o filme é produção de 1946, em preto e branco, com direção do italiano, radicado nos EUA desde os 6 anos de idade, Frank Capra. Foi estrelado por James Stewart (1908-1997). No início do filme, os Céus prometem um par de asas para um candidato a Anjo, desde que vá à Terra ajudar um bom homem que está cogitando o suicídio, na noite de Natal, por pensar que sua existência foi em vão. Só que não tinha sido. É um filme emocionante. A partir dos mais simples atos, agir fazendo a diferença em favor do próximo faz um Bem enorme a nós mesmos, por nos sentirmos em consonância com a Vida.

P.S.: Sei que muitos têm preconceito em relação a filmes antigos e em preto e branco, mas dêem uma chance. Esta fábula é uma dasboas. E prefira a versão em DVD da Paramount. Depois, vc vai querer conhecer outros filmes do diretor Capra, que fazia filmes bem família, e de James Stewart, que foi ator mui querido no meio artístico e tinha incríveis 1,91m de altura.

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Conheçam KHRYSTAL


Khrystal Glaydes Saraiva Santos ou simplesmente KHRYSTAL. Este é o nome verdadeiro desta fabulosa cantora potiguar, nascida em Natal, mas com prazo marcado para ganhar o mundo. Ela ainda tem só 20 e poucos anos (em respeito àquela etiqueta de não divulgar idade de mulher....rsrsrsrs).

Foi paixão musical à primeira vista. Quando soube que a cantora khrystalina tinha recebido o aval do compositor e músico carioca Guinga e dos nordestinos Xangai, Chico César, Silvério Pessoa, Zeca Baleiro, Roberta Sá entre muitos outros, não me foi surpresa porque a menina canta, interpreta, toca ao vivo e com perfeição violão, guitarra e pandeiro (coisa que nem todo músico famoso faz), compõe, faz os arranjos e escolhe o repertório sem um pitaco do seu produtor (e também marido e pai de Jackson Luiz Brasileiro)  Zé Dias.
Por falar nele, o maior produtor musical do N/NE (e pelo idealismo e pureza dele, um dos maiores do Brasil), acabei de receber um e-mail seu, que diz o seguinte:

"Amigos e Amigas,
Aproveitando o Ditado Popular: DIZ-ME COM QUEM ANDAS, QUE TE DIREI QUEM ÉS, a cantora KHRYSTAL que este ano dividiu o palco com GUINGA (Programa Sr. Brasil da Tv Cultura), XANGAI (Teatro do SESI Salvador), CHICO CESAR E SILVERIO PESSOA (Abertura do São João de João Pessoa) e FLAVIO JOSE (Forró da Lua), agora sobe ao palco do CENTRO CULTURAL DO PORTO DE AMA em Macau nesta sexta dia 19.09 as 20:30hs e canta ao lado de NANDO CORDEL no aniversário desta instituição cultural mantida pela Petrobras. Interpretando canções do seu disco COISA DE PRETO numa formação mais acustica, Khrystal prepara o tempo para mais de 15 apresentações no mês de Outubro em algumas cidades do RN e mais dois shows em Fortaleza.
Grato
Zé Dias" 
-------------------

Quem já ouviu falar por mim, mas ainda não se presenteou em assistir ao vivo essa baixinha que se agiganta no palco, que lembra as melhores virtudes de Marinês, Elis Regina e Cássia Eller (percepção pessoal minha), se prepare que haverei de divulgar dias e horários dos shows de Khrystal em Fortaleza.
Se o primeiro CD COISA DE PRETO, lançado em maio de 2007, foi propositalmente para registrar e resgatar o coco potiguar, tenho certeza que o seu próximo CD irá mostrar mais ainda a versatilidade desta grande Artista.

Prá dar uma boa adiantada, (e antes da chance de vê-la na Rede Globo, em programa a ser gravado em novembro - depois digo qual) confiram a música "Coisa de Preto", composição dela e de Tertuliano Aires no myspace:

Khrystal ainda tem um blog no UOL. Vá lá e veja o que e onde ela vem fazendo Arte neste País e com toda honestidade:

Aos dusbons Khrystal e Zé Dias, toda Luz no sustento dessa boa vibração que vcs produzem no RN!

Uma fábula indicada para quem busca...



O livro "O CAVALEIRO PRESO NA ARMADURA" ("The Knight in Rusty Armor"- 1990), publicado por Robert Fisher, aos 68 anos. Fisher, roteirista americano de filmes e séries para tv, inclusive de 3 episódios da 1ª temporada de "Jeanne é um Gênio" (1965). Seu último trabalho para tevê foi uma biografia do humorista Groucho Marx, em 2001.

O subtítulo brasileiro da editora Record é bem elucidativo: "Uma fábula para quem busca a Trilha da Verdade". Em 102 páginas, que podem ser lidas num fôlego só, o autor cativa por trazer muita sabedoria de vida, a partir do protagonista - o Cavaleiro - que representa qualquer um de nós. A estória funciona como uma orientação para jovens e adultos que acabam se distanciando de si mesmo, da família e dos amigos, seja por estabelecerem prioridades externas ou por não saberem como demonstrar os sentimentos, relegados ao esquecimento. Aponta a busca de nosso Eu, esquecido no tempo, e a necessidade de percorrermos a Trilha da Verdade, rumo ao autoconhecimento, de volta para casa, a nossa verdadeira essência. Este é um livro dusbons.

Primeira postagem - À guisa de estréia

De tanto ler os blogs do querido Nonato Albuquerque, amigo/irmão criador do bem-sucedido "Antena Paranoica" http://www.antenaparanoica.blogger.com.br/ e do mais recente "Gente de Mídia" http://gentedemidia.blogspot.com/, senti-me com uma vontadezinha de ter o meu blog também.
Gosto muito de música de qualidade, não importa onde ela seja produzida;
Gosto muito de filmes, dvds com seus extras;
Gosto muito de livros que podem ajudar o ser humano leitor a ser mais feliz, que ajude a focarmos mais no Eu Superior, no Cristo Interno, no Deus em mim.
Portanto, estou me propondo a falar dos seres humanos "dusbons" (claro, e "dasboas" também) - naquilo que produzem, como fazem e, principalmente, o que significam para mim.
Dusbons é um qualificativo que elogia sinceramente porque se percebe a essência do elogiado, naquilo que fez e faz.

Sabe quando vc diz:
- "Esse sanfoneiro cearense Adelson Viana é dusbons!"; 
- "A cantora potiguar Khrystal é dasboas!";
- "O diretor siciliano Frank Capra (1897-1991), que dirigiu e produziu o filme 'A Felicidade Não se Compra' (1946), é dusbons!"
- "O livro de Robert Fisher, 'O Cavaleiro Preso na Armadura' (Ed. Record) é dusbons!"
(Por mais que escrevamos "dos bons", soa naturalmente adjetivado como "dusbons". O mesmo se dá com "das boas", que vai ser grafado por mim como "dasboas").

Já dá pra notar que este blogueiro vai escrever, indicar as obras nas quais acredita, de coração. Espero que gostem. E comentem, se possível.
Ao Nonato, um dusbons, minha gratidão pelas dicas e incentivo.