sábado, 20 de setembro de 2008

O som curativo

Eis um livro dusbons para quem ama Música e quer se deleitar em saber da amplitude benéfica que as composições de Mozart podem causar em seus ouvintes. Lançado no Brasil, em 2001, pela Editora Rocco, O EFEITO MOZART - explorando o poder da música para curar o corpo, fortalecer a mente e liberar a criatividade - explica, com base em estudos e experimentos científicos o quanto a Música de Mozart tem ação eficaz no aprendizado, na integração social e na medicina.
Tudo começou quando o autor, o músico e estudioso americano Don G. Campbell (1956 - ) conseguiu, só cantarolando e fazendo visualização criativa, eliminar um potencialmente mortal coágulo de 4cm no hemisfério direito do cérebro. A partir de então, Campbell mergulhou nas pesquisas e experiências do médico francês Alfred Tomatis (1920-2001) e seu Método Tomatis de cura com música de Mozart.
Uma curiosidade: Tomatis, nos anos 60, em Paris, foi quem ajudou o hoje famoso ator Gerard Depardieu (1948 - ), a superar um bloqueio de fala. O jovem Depardieu tinha língua presa, mal conseguia falar e, quanto mais tentava, pior ficava sua gagueira. Ficou curado indo ao Centro Tomatis em Paris sem cirurgia, medicação ou terapia da fala. O tratamento foi fazer Depardieu usar fones de ouvido e ouvir concertos de Mozart. Lançou-se como ator em um curtametragem, em 1967, e chamou a atenção da crítica a partir do longa "A Última Mulher" (1976), dirigido por Marco Ferreri. Depois, construiu uma carreira sólida, com fama internacional.
O livro ainda explica de que forma o corpo recebe as emissões sonoras, o papel do ouvido e da voz no metabolismo humano, as baixas frequências a que estamos sujeitos e suas consequências, como ouvir melhor e proteger-se de sons nocivos. Tudo isto com vários exercícios de mentalização e música. Sem contra-indicações.

Nenhum comentário: