segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Criatividade na redação do humor



Curto o bom humor. Gosto de rir. E com a fama de Fortaleza ser um celeiro exportador de humoristas, fui me convencendo de que o texto é tão ou mais importante do que a interpretação da graça. Geralmente, o roteirista costuma ficar nos bastidores, sem que o grande público sequer saiba de sua existência. Há um cearense que é dusbons na arte de escrever para fazer a gente viver de rir. Chama-se TARCÍSIO MATOS (Na foto, com sua filha Tarsilla).

Jornalista, fortalezense da gema, após ter descoberto a veia humorística na faculdade de Medicina, sem concluí-la, foi fazer Comunicação Social/UFC. TM descobriu na universidade a fazer “fulerage” (pra quem não for do Nordeste, o Houaiss escreve “fuleiragem”) e se tornou um Doutor em Humor dusbons. Iniciou-se nas artes escritas, ainda na faculdade de Comunicação, no “Jornal Sem Regras”, pilotado por Flávio Paiva, em 1982, quando criou os “Contos URUburlescos” e seu personagem Uilson Urubu. Formado, iniciou sua carreira no Jornal O Povo, chegou a repórter especial e depois editor. Em 2000, lançou-se como escritor com o livro “VAIANDO O SOL - o melhor do humor e da molecagem cearense”. Edição esgotada nas livrarias e nos sites internacionais (Abebooks. Com e Amazon.com - isto não é piada, é sério), ainda pode ser achado em sebos da internet. A “fulerage” cearense foi bater longe!
Escrevendo pra tevê e rádio, TM já produziu textos engraçados para Tom Cavalcante, Falcão, o “brega star”, Augusto Bonequeiro (no “Botando Boneco” da TV Jangadeiro) e o programa Nas Garras da Patrulha (TV Diário). No rádio, sua presença mais recente foi na produção de quadros e bordões que me fizeram rir muito: “Eu digo é valha!”, “É profissional, é profissional!” , no Programa do Mução, no rádio. Tempos bons aqueles!
E de onde vem tanto fôlego criativo? A inspiração vem da essência, da vocação natural, que foi ampliada e enriquecida com muita leitura: Carlos Eduardo Novais, Luis Fernando Veríssimo, Moliére (peça O Avarento), José Lins do Rego, Jorge Amado, Machado de Assis, José de Alencar etcaterva.
Iniciantes: além de talento inato, para ser bom na criação do humor, é preciso se deixar mergulhar nos grandes escritores.
A parceria falconiana persiste até hoje, iniciada que foi 1982 e se tornou pública em 1988, quando juntos classificaram a música “Canto Bregoriano nº 2”.
Atualmente, está trabalhando como assessor de imprensa e divide a coluna dominical AOS VIVOS, no jornal O Povo, com o artista plástico e escritor Audifax Rios.
Mas o que mais gosta mesmo é de redação de humor. Deu-me a boa notícia que já há outros redatores de humor despontando em Fortaleza, tida como a capital nacional do humor: Ariavaldo Viana – que faz rir apenas jogando com as palavras – e Demitri Túlio – o jornalista que escreve sério mas com humor.
Desde 2003, o dia 12 de Abril é o Dia Estadual do Humor. Recentemente, TM recebeu da Assembléia Legislativa uma placa em homenagem a sua produção humorística, juntamente ao lado de Chico Anysio, Tom Cavalcante e outros.
Para TM,
fazer humor é “exercitar com seriedade nosso lado moleque”, “é fazer o povo se abrir, dar gostosas gaitadas de coisas simples, naturais, ameninadas...fazer rir de besteiras, sem palavrão, sem escarnecer o irmão.” Mais uma dica, duplamente "de graça" e útil pros iniciantes.
TM ainda arranja disciplinadamente um tempinho pra fazer o Bem, indistinta e sistematicamente, na busca de se sentir um cristão cada vez melhor. E acho que ele tá conseguindo.

Ao querido Tarcísio, grato por ter me respondido a entrevista por e-mail. Que a Fonte da Vida continue a lhe inspirar!!!

P.S.: TM só esqueceu de me dizer que está com um projeto em andamento, de cantar e gravar músicas suas, em CD, com o querido violonista Tarcísio Sardinha. Quando for lançado o disco, avisarei aqui.

3 comentários:

Poliana disse...

Apesar de não ser amiga íntima do Tarcísio (ele é amigo mesmo da minha cunhada Edna) ele é uma pessoa que eu admiro incondicionalmente. Uma vez o ajudei num projeto de enxoval pra bebês...Ele é demais. Nem sabia que, assim como meu husband, havia abandonado a medicina (é preciso coragem pra mudar o leme de direção)Abração Tarcísio.

Anônimo disse...

Tive o grande prazeer de ter na comemoração dos meus 40 anos, em minha casa de praia no Icaraí em 1989, Tarcisio e Falcão, levados por amigos meus, que eram e ainda hoje são amigos do tarcisio. Depois o tempo passou e fui encontrar essa grande alma humana, no meio espirita, como um grande voluntário do amor e da caridade ao próximo,. Valeu cara
PAULO pINTO

Blog Blogspot disse...

Pois é, Poliana...para trocar uma faculdade tão difícil de ingressar em favor da vocação de redigir é preciso ter muita personalidade.
Paulo, o bem-humorado e criativo TM é um espírita praticante do Bem.
Abs.