domingo, 2 de novembro de 2008

A necessidade do resgate e da preservação da memória da música brasileira

Sou fã de obras de referências. "300 Discos Importantes da Música Brasileira" (capa ao lado) é uma obra de Arte que foi lançada na última 5ª-feira, dia 30/10, na Livraria Cultura da Av. Paulista, com noite de autógrafos e debate sobre a preservação da memória da música brasileira. Produzido por Charles Gavin (baterista dos Titãs e pesquisador responsável por relançar centenas de discos importantes para a MPB, após fuçar os arquivos empoeirados de gravadoras como Warner, Som Livre, Universal e Sony/BMG) e escrito pelos críticos especializados Tárik de Souza, Carlos Calado e Arthur Dapieve, o livro contém 300 resenhas dos discos lançados entre 1929 e 2007.
Fartamente ilustrado, o livro possui as mesmas dimensões de um LP, no formato 31cm x 31cm, tem 434 páginas e reúne imagens inéditas, índices remissivos e dois CDs históricos - O Último Malandro, de Moreira da Silva (1959), e o ótimo Baterista Wilson das Neves, de Elza Soares (1968).
Mas tudo o que é muito bom tem um preço: o livro estará à venda exclusivamente na Livraria Cultura pelo preço de R$ 230,00. Se você tiver o programa de fidelidade Mais Cultura!, o preço cai para R$ 207,00. Parte da renda da venda do livro será doada ao Instituto Sou da Paz, para um trabalho com grupos de jovens.
É um petisco dusbons para quem é fã de música.
Palavras de Gavin, que endosso:
"... o resgate da memória cultural de nosso país é assunto sério, fundamental e urgente. As gerações que estão por vir precisam de meios para localizar e valorizar a identidade brasileira. E mais: se reconhecerem nela. Este é, e sempre será, o objetivo dos projetos que produzo há dez anos: a preservação da memória da música brasileira.
Pensando nisso, tive a idéia de um livro que apresentasse um painel da música brasileira desde quando começou a ser gravada até os dias de hoje, levando em conta relevância artística e diversidade."

Nenhum comentário: