quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Aprendendo a identificar os EUs com leveza

"...imagine agora que existam muitos 'EUs'; todos eles morando nesse mesmo espaço, aí dentro de você, agora mesmo.
E mais! Imagine que esses "EUs' não conheçam uns aos outros; que tenham opiniões diferentes sobre suas escolhas de vida e que cada um queira determinar o caminho que você deve tomar.
Dá prá imaginar a confusão?"

O divertido texto acima está na contracapa do livro "GENTE QUE MORA DENTRO DA GENTE", de Patrícia Gebrim, Editora Pensamento, 2004. São 143 páginas explicando-nos que quando nos conhecemos melhor, vivemos melhor. A vida será melhor vivida por nós quando soubermos que temos um monte de gente morando dentro da gente. Eis alguns:
1. o Eu Criança: é a parte responsável pela curiosidade, aberta para o novo, movida pelo humor, pela alegria e pelo prazer. É a parte que acredita nas pessoas, é a inocência, a capacidade de confiar, a espontaneidade, a criatividade. É o Eu capaz de sonhar. É também a responsável pela insegurança, pelo medo, egoísmo, pelos vícios e compulsões que revelam uma Criança desgovernada. O Adulto de hoje precisa proteger e amar seu Eu Criança.
2. o Eu Inferior ou Eu Menor: é o Eu em nós capaz de odiar, invejar, agredir, de se vingar, de ser cínico, desconfiar, de ter raiva, ganância. Somos ao mesmo tempo luz e sombra, amor e ódio, coragem e medo, generosidade e avareza: somos "monstranjos". Precisamos aceitar e curar esse Eu.
3. o Eu Mascarado: parcela construída para esconder nosso "monstro". Mostramos aos outros uma caricatura, uma fachada que nos faz parecer alegres, fortes, tranquilos, amorosos - tudo fingimento que nos anestesia, nos deixa sem vida e com dificuldade em dizer Não! Precisamos incinerá-lo, abandoná-lo para ser quem somos e deixar que as pessoas vejam quem somos.
4. o Eu Superior ou Eu Maior: em contato com este, nos sentimos seguros, protegidos e em paz; nos dá capacidade de ter sentimentos de amor por si, pelos outros e pela natureza. Precisamos criar espaço para convidá-lo a ficar conosco, através da meditação, da oração, da contemplação da natureza, na vivência de relacionamentos amorosos nutritivos, lendo livros, assistindo filmes ou conversando com pessoas que nos colocam em contato com a Luz.
5. o Eu Observador: é a parte que consegue perceber quando a Criança entra em cena, ou quando o Inferior causa estragos, ou percebe que estamos anestesiados por trás das máscaras ou quando estamos vivenciando uma paz verdadeira, devido à conexão com o Eu Superior. Quando conectados ao Observador, conseguimos olhar para nós mesmos como se estivéssemos olhando de fora de nós. Com ele, nos observamos com compaixão, sem julgar, sem nos condenar.
Acredite em VOCÊ.
Acredite na sua capacidade de acolher e cuidar da sua Criança.
Acredite na sua capacidade de abrir mão das suas máscaras.
Acredite que você será capaz de entregar-se a seu Eu Superior e curar seu Eu Inferior.
Acredite que sua vida possa tornar-se mais leve, gostosa, e que você possa vivê-la com mais Paz, Alegria e com muito Amor.
NÃO PENSE.
SIMPLESMENTE ACREDITE!"
A autora é psicóloga em São Paulo e estudiosa do Pathwork de Eva Pierrakos. É um livro dusbons, de fácil leitura e nos ajuda a seguir o Caminho do autoconhecimento e da autotransformação para melhor e para o Bem!

Nenhum comentário: