sábado, 22 de novembro de 2008

Aniversário de um cidadão que faz

Neste domingo, o soteropolitano Antonio Carlos Santos de Freitas, mais conhecido como CARLINHOS BROWN, completa 46 anos de idade. Que ele é dusbons e competente como cidadão e músico, já provei em tópico anterior (clique aqui).

Em 2004, foi lançado o documentário "El Milagro de Candeal", na Espanha, onde ganhou 2 Goyas (o Oscar local, como melhor documentário e melhor música original "Zambie Mameto"). Dirigido pelo espanhol Fernando Trueba (Oscar de melhor filme estrangeiro, em 1993, por "Sedução -Belle Epoque"), o filme se passa nas favelas de Salvador e enfoca a influência da cultura africana no país, a partir de uma viagem do músico cubano Bebo Valdés à cidade em busca de raízes comuns, ciceroneado por Brown. Trueba documenta ainda a ação sócio-musical de Carlinhos Brown, no bairro Candeal, periferia de Salvador.
Bebo Valdés é pianista de jazz afro-cubano, nascido no dia 09/10/1918, e ainda se encontra em plena atividade tendo gravado seu último CD, ano passado, com 89 anos de idade. É também pai do respeitado pianista cubano de jazz Chucho Valdés (nascido em 1941, no mesmo dia e mês do pai).
Para homenagear o aniversariante Carlinhos Brown, oportunizo trecho do documentário (ainda inédito em DVD no Brasil) onde Bebo Valdés acompanha, ao piano, a interpretação de Marisa Monte e Brown para a canção "MÚSICO" ( de Brown e do violonista Cezar Mendes), lançada originalmente no CD "Omelete Man" (1998) e ainda desconhecida do grande público. Um petisco dusbons para quem tem sensibilidade. Delicie-se, clicando aqui.
No Brasil, só consta o CD da trilha sonora de "O Milagre do Candeal".

Nenhum comentário: