segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Letra intencional sobre Autoconhecimento???

Gravado em 1985 e mui bem produzido pelo Liminha, o paulistano grupo Ultraje a Rigor lançou um dos mais bem-sucedidos discos do rock brazuca: "Nós vamos invadir sua praia" - uma alusão ao cenário musical carioca que divulgava o BRock com Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Kid Abelha e seus Abóboras Selvagens etc. "Nós vamos..." foi o 1° disco de rock nacional a ganhar discos de ouro e platina. Das 11 faixas, 9 foram executadas amplamente nas FMs.
Além da faixa-título, o disco trazia "Rebelde sem causa", "Mim quer tocar", "Ciúme", "Inútil", e a música "Eu me amo", de autoria do líder Roger Moreira. Àqueles que aindas têm restrição ao estilo rock, confira a letra dasboas que Roger criou. Passados 25 anos, ao reouvi-la, pude detectar as verdades experimentadas por quem está no caminho do autoconhecimento (atente para os trechos que negritei abaixo). A irreverência era/é a marca central do Ultraje e a música pode ser interpretada, à primeira vista/audição, como o mais puro exercício de egocentrismo. Pode até ser (só o Roger pode dizer em que se inspirou mesmo), mas se encaixa totalmente como partindo de um socrático buscador de si mesmo. Eis:

Há quanto tempo eu vinha me procurando
Quanto tempo faz, já nem lembro mais
Sempre correndo atrás de mim feito um louco
Tentando sair desse meu sufoco

Eu era tudo que eu podia querer
Era tão simples e eu custei prá aprender
Daqui prá frente nova vida eu terei
Sempre a meu lado bem feliz eu serei

Refrão
Eu me amo, eu me amo
Não posso mais viver sem mim

Como foi bom eu ter aparecido
Nessa minha vida já um tanto sofrida
Já não sabia mais o que fazer
Prá eu gostar de mim , me aceitar assim

Eu que queria tanto ter alguém
Agora eu sei sem mim eu não sou ninguém
Longe de mim nada mais faz sentido
Prá toda vida eu quero estar comigo

Refrão

Foi tão difícil prá eu me encontrar
É muito fácil um grande amor acabar, mas
Eu vou lutar por esse amor até o fim
Não vou mais deixar eu fugir de mim

Agora eu tenho uma razão pra viver
Agora eu posso até gostar de você
Completamente eu vou poder me entregar
É bem melhor você sabendo se amar

Refrão

"SERÁ POSSÍVEL AMAR DE VERDADE OUTREM, ANTES DE VOCÊ AMAR A SI MESMO?" Tire sua própria conclusão.

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Oi Jânio, gostei desta sua análise das músicas do Ultraje a Rigor. Eu que estou com um filho na pré-adolescência e curioso para descobrir ,mais da música atual e das antigas, pergunto: existe alguma reedição das músicas desta banda?
abraço, Sônia Schramm

Blog Blogspot disse...

Sônia,
Que bom que seu filho JP esteja buscando algo diferente doque é ofertado hoje, em termos de música.
Este CD do Ultraje ainda pode ser encontrado pq foi reeditado em 2001. Nas Americanas.com tem. Se vc quiser apenas uma cópia do disco (sem encarte, nem letra das músicas), me diga.
Grato pelo comentário.