quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Fausto Nilo palestrando












Nesta próxima Sexta-feira, dia 28/11, às 16h, na sala de treinamento da Justiça Federal, no 15° andar do Edifício Raul Barbosa, Centro de Fortaleza, haverá uma palestra aberta ao público do arquiteto e poeta dusbons FAUSTO NILO. O tema será "Fausto Nilo e a Poética da Cidade", sob o olhar experiente do prestigiado arquiteto cearense, nascido em Quixeramobim, em 05/04/1944. Veio para Fortaleza com 11 anos de idade e ingressou na UFC, aos 20 anos, na Faculdade de Arquitetura, onde fez amizade com o "Pessoal do Ceará" - Rodger Rogério, Teti, Petrúcio Maia, Ricardo Bezerra e Fágner, que foi o primeiro a musicar um de seus poemas.
Em 1971, mudou-se para Brasília e trabalhou como professor da UnB (posteriormente lecionou na UFC). Em 1972, teve sua 1ª música "Fim de Mundo (com Fágner) gravada por Marília Medalha. Morou ainda em São Paulo e no Rio de Janeiro.
Além de Fágner, suas letras viraram sucessos nas vozes de Moraes Moreira, Gal Costa, Simone, Amelinha, Ney Matogrosso, Luiz Gonzaga, A Cor do Som, Lulu Santos, Pepeu Gomes, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Dominguinhos, Nara Leão, Maria Bethânia, Maria Creusa, Ednardo, Cidade Negra, Nana Caymmi, Baby Consuelo, Zé Ramalho, João Bosco, João Donato, Belchior, Ritchie, Nico Resende, Nando Cordel, Caetano Veloso, Guilherme Arantes etc. É considerado até hoje, ao lado de Vinícius de Moraes, Chico Buarque e Noel Rosa, um dos compositores com maior número de composições, cerca de 400 sucessos.
Em 1997, com o CD "Esquinas do Deserto", lança-se como intéprete de suas próprias composições. Depois, lançou, em 2002, "Casa Tudo Azul" ; em 2004, "Verso e Voz Ao Vivo". Seu mais recente disco se chama "Fausto Nilo" (capa acima, à esquerda), com direção musical e arranjos de Adelson Viana e Cristiano Pinho. Neste CD, há parcerias com Moraes Moreira, Dominguinhos, Ivan Lins, Zé Renato, Zeca Baleiro, Beto Fae e Fernando Falcão.
Paralelamente ao trabalho de compositor, mantém sua atividade como arquiteto até os dias de hoje, com especial interesse por assuntos referentes a cidades, planos diretores de urbanismo, espaços de uso público, praças, escolas e equipamentos culturais, onde se destaca seu principal projeto: o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Recomendo ouvir Fausto, porque ele fala de maneira profunda sobre nossa cidade. Já aprendi muito com ele, durante uma viagem ida-e-volta Fortaleza-Limoeiro do Norte, onde conversamos sobre música, cinema francês, livros clássicos e até espiritualidade. Ou seja, tudo o que este blog preconiza e divulga.

Nenhum comentário: