Eis um homem de cinema e televisão que é menos conhecido que seus seus trabalhos na tevê e no cinema. Chama-se JAMES L. BROOKS, que começou a carreira como roterista para séries televivisas, a partir de 1960. Criou a série cômica "Mary Tyler Moore", que durou de 1970 a 77. Seu primeiro roteiro para o cinema foi "ENCONTROS E DESENCONTROS" ("Starting Over" -1979), comédia de Alan, J.Pakula e estrelada por Burt Reynolds, Jill Clayburgh e Candice Bergen (estas 2 indicadas ao Oscar de melhor atriz e melhor atriz coadjuvante, respectivamente).
O filme seguinte foi sua estréia como diretor em "LAÇOS DE TERNURA" ("Terms of Endearment" - 1983), drama que arrebatou 5 Oscars: melhor atriz (Shirley MacLaine); melhor ator coadjuvante (Jack Nicholson); e de melhor filme, melhor roteiro e melhor direção para James L. Brooks, que consegue contar sobre uma relação emotiva desgastada entre mãe e a filha adulta com câncer - em DVD Paramount (foto central).
Em 1987, escreveu e dirigiu "NOS BASTIDORES DA NOTÍCIA" ("Broadcast News"), com William Hurt, Albert Brooks e Holly Hunter. Foi produtor de "JERRY MAGUIRE" (1996), comédia com Tom Cruise.
Brooks dirigiu, escreveu e produziu "MELHOR IMPOSSÍVEL" ("As Good as It Gets" - 1997), comédia em que Jack Nicholson e Helen Hunt ganharam a estatueta do Oscar de melhor ator e melhor atriz coadjuvante. Nicholson interpreta um escritor anti-social, que sofre de transtorno obsessivo-compulsivo e se vai se modificando quando aceita cuidar de um cachorro do vizinho. Em DVD Sony (foto à direita).
Sua ultima direção foi a comédia "ESPANGLÊS" ("Spanglish" - 2004), estrelada por Adam Sandler.
Mais um feito de Brooks: é o co-roteirista e produtor executivo do desenho animado que faz uma dura crítica ao american way of life: "OS SIMPSONS", que já está na 20ª temporada, após estréia em 1989. De seus 19 prêmios Emmys ( o Oscar da TV americana), 10 foram conquistados por causa da série Simpsons.
Hoje, James L. Brooks, norteamericano do Estado New Jersey, completa 69 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário