domingo, 19 de abril de 2009

Drummond e D'Ávila

ORLANDO DRUMMOND - ator, comediante e dublador de personagens queridos como o gordo Oliver Hardy, da dupla "O Gordo e o Magro"; Scooby-Doo; Bibo Pai; Hong Kong Fu; Dinamite, o Bionicão; Popeye; Alf, o ETeimoso; Pepe Legal, Sargento Garcia, de Zorro/Disney etc. (ver quadro ao lado). Nasceu em São Paulo/SP, em 1921 e iniciou sua carreira como contra-regra, em 1942. Ficou conhecido nacionalmente interpretando o Seu Peru, personagem da "Escolinha do Prof. Raimundo" e no "Zorra Total", como Índio Cacique. Drummond está merecidamente aposentado e completa hoje 88 anos de existência.

WALTER D'ÁVILA (foto acima, dir.) - gaúcho de Porto Alegre/RS, nascido em 1913. Iniciou sua carreira como ator no filme "Noites Cariocas" (1936). Como humorista, atuou nos programas de tv "Balança mas não cai" (1968), "Chico City"(1973), "Viva o Gordo"(1981). Atuou ainda em novelas, filmes e seu último personagem mais famoso foi "Seu Baltazar da Rocha", no programa "Escolinha do Prof. Raimundo" (1990). Hoje, faz 13 anos, que Walter faleceu, no Rio de Janeiro, aos 82 anos.
Ambos artistas dusbons que já não atuam mais, por motivos diferentes, mas que fizeram rir a muitos de nós,seja pela voz ou pela simples expressão do rosto. Ambos podem ser revistos no DVD "Escolinha do Professor Raimundo - Turma de 1990".

2 comentários:

Anônimo disse...

Acrescento ainda quanto ao dublador Orlando Drummond que recebeu elogios do ator Henry Calvin (Sargento Garcia). Por volta de 1970, Calvin veio ao Rio de Janeiro, para um descanso e uma simples visita a cidade. Um dia, ao assistir um dos episódios da série Zorro dublado em português, quis conhecer o seu dublador, o ator Orlando Drummond, o que aconteceu. O ator americano ficou impressionado com o dublador brasileiro, principalmente pela voz, e perguntou a Drummond como um homem tão pequeno poderia ter uma voz tão grande, e ele tão grande poderia ter uma voz tão pequena. Henry Calvin faleceu em 1975.

Cristine Martin disse...

Prova do talento de Orlando Drummond é a galeria de personagens dublados por ele (na foto); ele fazia vozes tão diferentes como o Patolino, Sargento Garcia, George Burns ou Popeye!
Ele e outros dubladores de sua 'geração' eram talentosíssimos, verdadeiros atores da voz. Parabéns ao Drummond, e parabéns pelo blog, Janio!

Abraços!