terça-feira, 7 de abril de 2009

Compartilhar o conhecimento

“Está costumeiro ouvir que estamos numa época de mudança, mas na realidade estamos numa mudança de época... Nunca foi tão urgente compartilhar e divulgar o conhecimento...  A internet é o espaço democrático por excelência, que marca a época atual de compartilhamento de informações, conhecimento em prol da construção de uma sabedoria pessoal indestrutível

Quem se arvora a dizer que é dono legítimo de alguma coisa, se toda criação nossa é fruto da absorção de anos de informações, substrato para todo o nosso conhecimento acumulado? Na realidade, repetimos o que outros já disseram, de uma forma pessoal e, muitas vezes, mais acessível ao tempo-local onde estamos inseridos como sujeito social. Nunca criamos, mas recriamos continuamente, além do que, na hora em que dizemos que somos donos de alguma, nessa mesma hora transformamo-nos em escravos dessa mesma coisa, presos a ela, presos em nosso próprio apego egóico.

É por isso que todos os meus escritos sempre foram colocados, integralmente, à disposição no Portal Órion, na internet, e é por isso que sempre incentivo a todos a fazerem o mesmo. O mundo necessita da luz do conhecimento e não devemos nunca nos recusarmos a dá-la se a tivermos, sob pretexto de querer ‘direitos autorais’ em troca... Que direitos tenho eu? Que autoria tenho eu? É dando que se recebe!!! 

Por isso, gosto muito da frase de Helena Petrovna Blavatsky, fundadora da Teosofia:

“Fiz aqui apenas um ramalhete de flores colhidas e não trouxe nada de meu a não ser o cordão que as ata” - Helena Petrovna Blavatsky (1.831-1.891) A Doutrina Secreta vol 1, página 93.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As palavras acima, sobre o compartilhar o conhecimento, com as quais muito me afino, são do ser humano dusbons Cláudio Azevedo, autodidata  em estudo comparado das religiões, teoria da física quântica, psicologia transpessoal e tanatologia; com formação holítisca de base da UNIPAZ-CE e em DEP -Dinâmica Energética do Psiquismo, terapêuta clínico do Colégio Internacional dos Terapeutas, escritor, editor, webmaster dos sites PORTAL ÓRION e da Editora ÓRION. É também professor da disciplina "Psicologia e Religião" no curso de Psicologia e da Especialização em Yoga, ambos na UNIFOR e da disciplina "Medicina e Espiritualidade" na Faculdade de Medicina, na UFC, além de médico cirurgião-geral e laparoscopista.

2 comentários:

Unknown disse...

Grande Jânio,

O comentário que vou fazer, na verdade, não é sobre o Cláudio Azevedo, mas sim sobre a obra-prima que vi recentemente: Gran Torino, do Clint Eastwood. Ele atua (com perfeição) e dirige o filme. Realmente é dusbons! Ele vive um americano bem conservador e ranzinza, que vê seu bairro ser tomado por imigrantes. Ele acaba por se tornar uma espécie de tutor de um jovem que era seu vizinho, e que tinha tentado roubar seu Gran Torino 1972. Vale a pena conferir!

Abração,
Davi Montenegro

Blog Blogspot disse...

Valeu a dica cinematográfica, Davi!
"Gran Torino" é de 2008 e está nos cinemas desde 20/03/2009. Foi totalmente filmado no Estado do Michigan/EUA. Neste filme, Eastwood dirigiu, atuou no papel principal e co-investiu grana, com sua produtora Malpaso. Em plena atividade, Clint fará 79 anos em 31/05. Abs e grato pela dica e pela visita registrada.