domingo, 12 de abril de 2009

Fazer rir com talento

Quem não lembra de Alberto Roberto, Coalhada, Bozó, Velho Zuza, Salomé, Justo Veríssimo, Haroldo, Azambuja, Tavares, Popó, Pantaleão, Neide Taubaté, Bozó, O Profeta, Tim Tones, Professor Raimundo e outras dezenas de personagens criadas por CHICO ANYSIO ????
Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho nasceu em Maranguape-CE, no dia 12/04/1931. Aos aos 8 anos de idade, deixou a terra alencarina, onde torcia pelo Ferroviário Atlético Clube e foi pro Rio de Janeiro. Este humorista, compositor, escritor, pintor, ator e diretor dusbons está fazendo hoje 78 anos de existência e 62 anos de carreira. Foi ainda radialista, rádio-ator e comentarista de futebol no rádio e na tv.
- Como humorista e comediante, criou 209 populares personagens - cada um com vozes, caracterizações e "vidas" próprias. O maior talento do Ceará, terra do humor.
- Os baiões do compositor Chico fez Dolores Duran fazer sucesso, na época dos díscos de 78rpm, como na "Fia de Chico Brito" (que depois Elis Regina viria a regravá-la); em "Zefa Cangaceira" (regravada por Elba Ramalho). Ou o samba bossa nova "Rio Antigo (Como nos velhos tempos), dele com Nonato Buzar, que Alcione gravou em 1979  e roi regravda por Cauby Peixoto, Maria Creuza e Originais do Samba. O próprio Chico gravou, de 1967 a 2000, discos de shows de humor, bem como como cantor/compositor da dupla Baiano e Novos Caetanos, juntamente com Arnaud Rodrigues, com quem compôs e cantou "Vou batê prá tu batê", "Folia de Rei" etc. 
- Como escritor, lançou-se com "O Batizado da Vaca" (1972) ao "Mesa de Boteco" (2005).
- É pintor desde 1984 e pinta de 15 a 25 telas por mês.
- Mesmo atuando mais na tevê como humorista, Chico trabalhou como ator no cinema e fez um marcante papel dramático no cinema, como Zé Esteves, o pai avarento de "Tieta do Agreste", dirigido por Cacá Diegues, em 1996. Em Março deste ano, esteve em Quixadá-CE filmando "O Auto da Camisinha".
- Dirigiu, em 1974, Jorge Ben no show "País Tropical". Em teatro, foi diretor dos filhos Lug de Paula e Nizo Neto, na estréia do conterrâneo Tom 'Canabrava' Cavalcante (1993),  do piauiense João Cláudio (1996) e muitos outros. Atualmente, dirige peças de seu filho adotivo André Lucas.

Prá matarmos a saudade dasboas, tem-se 2 DVDs da Som Livre: o duplo "CHICO ESPECIAL!" (com 344min)  e o simples "ESCOLINHA DO PROFESSOR RAIMUNDO - Turma de 1990" (com 175min), onde deu emprego a ótimos humoristas.Pena que esta verdadeira usina criativa que é  o Chico não esteja sendo aproveitado em todo seu potencial pela Rede Globo, onde ganha um bom salário, sem trabalhar, embora o queira muito voltar à ativa.  Parte do que ganha na Globo, Chico paga aluguéis prá moradia de alguns colegas que ficaram desempregados - não por serem medíocres, mas porque ficaram velhos pros padrões do humor feito hoje na tevê brasileira. Quem quiser saber mais sobre todas as faces de Chico Anysio, pelo próprio, CLIQUE AQUI.
Parabéns ao conterrâneo Chico por nos fazer sorrir, mesmo quando a maré estava braba! 

Nenhum comentário: