domingo, 18 de janeiro de 2009

Música brasileira cosmopolita de qualidade

Com um trabalho deliberadamente pop, dançante e de linguagem universal com experimentos rítmicos eletrônicos da Europa, assim se pode definir DA CRUZ, um trio formado pela paulista Mariana da Cruz (voz principal e letrista), pelo suiço Ane H. (programações, percussão e compositor) e o alemão Oliver Husmann (violões, cavaquinho e composições), que fazem música brasileira eletro-acústica, em toda Europa e tendo em Berna/Suíça, sua cidade-base.

Ane H., nos anos 90, atuou como vocalista na banda Swamp Terrorists, que foi um dos pioneiros da electro-metal e lançou 8 albuns, entre 1992 e 1999. Mariana cantava MPB num espaço cultural irlandês em Lisboa e foi assistida por Ane H.. Aqui, começou o Da Cruz.

O Da Cruz tem um estilo único, onde mescla bossa nova, breakbeats, jazz, samba-rock e electro.

O primeiro álbum “Nova Estação" (2007), Da Cruz teve a participação entre outros de Duduka da Fonseca, antigo baterista do legendário (Antonio Carlos Jobim). Na América do Norte o CD é editado pelo rótulo Six Degrees (o mesmo selo de Bebel Gilberto e Céu) e na Europa pelo selo independente Boom Jah Records..

Com o segundo álbum, “Corpo Elétrico” (2008), gravado entre São Paulo e Berna, o Da Cruz inclui 14 novas canções , com participações do percussionista Bolão (músico que já acompanhou Dorival Caymmi, Ney Matogrosso etc.) e também do produtor britânico Da Lata. O CD está sendo distribuído em 33 países e na maioria o lançamento será no começo de 2009.

Para conhecer o som dusbons que o Da Cruz faz, visite os sites http://www.dacruzmusic.com/ e http://www.myspace.com/dacruzmusic e escutem as músicas autorais “Sarah” e “Festa na Montanha”. Torço de coração que algum DJ brasileiro descubra o Da Cruz e o divulgue como o trio merece. É sambalanço moderníssimo.

DETALHE: Mariana da Cruz, casada com o Ane H., com sua voz, leva o calor dos ritmos brasileiros, nas casas de shows européias, aos moradores daquele frio continente. Tivemos a alegria de conhecê-la, aqui em Fortaleza, por meio de um amigo nosso e irmão dela: Sílvio.

Nenhum comentário: