domingo, 4 de janeiro de 2009

Manika breve em DVD


No dia 29/11/1989, no pomposo cine São Luis, foi exibido o filme "MANIKA, One Vie Plus Tard", durante o VI FestRio-Fortaleza. Neste festival, o longa ganhou o esquisito título "Manika, Uma Vida no Além" e recebeu elogios da crítica e do público presente. Também pudera: no Festival de Cannes, em Maio daquele ano, fora escolhido, pelo júri popular, como melhor filme.
Após o FestRio, a Alvorada Vídeo lançou-o em fita VHS como "Manika, Manika - A Menina Que Nasceu Duas Vezes" (capa ao lado).
Baseado em fatos reais, ocorridos em 1926 e só publicado em 1958, pela revista italiana "L'Europeo", este filme trata, de forma respeitosa e profunda, de um tema polêmico dentro da ortodoxia cristã: a reencarnação. Conta a história de uma garota chamada Manika (a atriz indiana Ayesha Dharker, então com 12 anos), uma menina esperta e bonita que vivia numa pequena aldeia de pescadores às margens do Oceano Índico e que surpreende ao seu professor, o padre jesuíta Daniel Mahoney (Julian Sands), ao afirmar convictamente que viveu uma existência anterior e que morreu quando dava luz a um bebê. Sua disposição de viajar 3 mil Km pelo Nepal para encontrar seu marido - ainda vivo e que havia prometido, no leito de morte, aguardá-la em sua segunda vida, faz com que uma longa caminhada tenha início, acompanhada do jesuíta. O encontro acontece e o homem que havia sido seu marido, já casado novamente, a aceita normalmente, para irritação da esposa. Enquanto ocorre este conflito, o angustiado padre Daniel encontra na compreensão da irmã Ananda (vivido pela atriz francesa Stéphane Audren, de "A Festa de Babette"-1987 e de "O Discreto Charme da Burguesia" -1972) condições para discutir questões de vida, morte e reencarnação. Um filme dirigido com segurança pelo parisiente François Villiers, em seu último trabalho, e valorizado por uma bela fotografia de Alain Levant que aproveita os cenários do Nepal e do Sri Lanka.

É uma pena que, passados quase 20 anos, esta produção franco-suíça ainda não tenha sido lançada em DVD no Brasil. O jeito de conhecer este filme dusbons ainda é ir na locadora mais próxima da sua casa que já estivesse no mercado desde 1989 e pegar prá alugá-lo e assistir no ainda útil videocassete.
Acabei de receber um e-mail do cineasta e dono da VERSATIL Home Video, o Sr. Oceano Vieira de Melo, que me adiantou que no 2° semestre de 2009, MANIKA será lançado dentro do sêlo "Versátil Video Spirite". Que boa notícia! Pelo que pesquisei, a Versátil poderá ser a primeira no mundo a lançar este filme em DVD.

Detalhe: O ator inglês JULIAN SANDS completa hoje 51 anos de idade. Famoso por sua participação em filmes como "Gritos do Silêncio" (1984), "Uma Janela Para o Amor" (1985), "Warlock" (1989), "Aracnophobia" (1990), "Despedida em Las Vegas (1995) entre outros. Em 2006, atuou na 5ª temporada da série de tv "24 Horas".

4 comentários:

Paulo Afonso disse...

Jânio, impressionante a lentidão da indústria de colocar no mercado um DVD de um filme de sucesso como este. Neste Natal, doei meu aparelho de video K7, o jeito é esperar pelo 2º semestre de 2009 e procurar o DVD nas locadoras.

Blog Blogspot disse...

Caro Paulo,
Milagre é ter este filme no 2° semestre, no Brasil. Nem na França há em DVD.
Abs,

Cristine Martin disse...

Filme excelente! Assisti em VHS há muitos anos, e adorei. É bom saber que será lançado em DVD.

Abraços!

Blog Blogspot disse...

As paisagens da Índia, com suas praias e coqueiros, lembram muito as do nosso Ceará.
Grato pelo comment, Cristine.