terça-feira, 2 de junho de 2009

Guia de filmes

Como todo bom cinéfilo, a dica de hoje é o livro "1001 FILMES PARA VER ANTES DE MORRER", que tem como editor geral Steven Jay Schneider, que conta com 67 colaboradores ligados ao cinema - críticos, professores, estudantes etc.
São filmes que vão do "VIAGEM À LUA (1902), do curta de 14min de duração, do francês George Méliès até o recente anglo-francês "DESEJO E REPARAÇÃO (2007). São filmes de mais de 30 países, inclusive o Brasil. O filme "CIDADE DE DEUS" (2002), produção Brasil/França e com direção dupla de Fernando Meirelles e Kátia Lund, é apontado como uma obra de terror de primeira classe.
Lançado no Brasil pela Editora Sextante, já foi traduzido para 25 línguas e com mais de um milhão de exemplares vendidos e tem 960 páginas de papel couchê. Muitas fotos de qualidade de cenas de filmes, cartazes e retratos de atores. Organizado por ordem cronológica, o livro pode ser usado para aprofundar nossos conhecimentos sobre um filme específico ou apenas uma sugestão para o que assistir em casa, comendo pipocas. 
Sou fã de obras de referência e esta é dasboas mesmo. E na capa, Harrison Ford encarnando o papel do herói spielberguiano Indiana Jones.
Ah! Ia me esquecendo: o título do livro nos lembra da nossa mortalidade física. Que possamos fazer hoje o Bem e o Bom que esteja ao nosso alcance!
Assistir a um bom filme é um dos prazeres da alma, bem como compartilhar suas impressões com alguém que o assistiu idem. 

3 comentários:

Unknown disse...

Carus Janius,

SEI que até morrer não terei tempo de ver 1001 filmes. Mas, já vi muitos e vi filmes marcantes. E, antes morrer, dá tempo de ver alguns. Mas já vi memoráveis interpretações e filmes clássicos dos quais ninguém "atreveu-se" de fazer remake. Cito alguns: Casablanca, de Michael Curtiz; O Retrato de Jennie, de William Dieterie, Laura, de Otto Premminger e outros mais, cuja listagem seria demasiadamente longa. Observando "clássicos" da modernidade, aproveito para recomendar, por inperdíveis, os seguintes: Forrest Gump, Pulp Fiction, Os Infiltrados, Brazil O Filme, Zardoz, Os Girassóis da Rússia. TODOS DUSÓTIMUS.
Valeu pela oporunidade, Janius.

Cls

Marcelo Maimeri disse...

Já tenho esse livro e, apesar de ter algumas ausências sentidas por mim, inegavelmente não pode faltar na estante de nenhum cinéfilo. O papel é de primeira qualidade, algumas fotos são belíssimas e há muitas informações técnicas sobre os filmes, inclusive premiações. Recomendo para quem queira presentear algum amigo que seja cinéfilo - ou se auto-presentear, claro.

Blog Blogspot disse...

Caro Zedi, considerando que gostemos de assistir filmes a partir dos 10 anos de idade e com pelo menos 55 anos de vida pela frente (ate um dia desses a expectativa de vida do brasileiro era de 65a), bastará assistir 19 filmes por ano que superamos os 1.001.

Caro Marcelo, concordo com vc.Senti falta de muitos filmes, mas se gostarmos daqueles que não conhecíamos e formos pesquisar a partir dos diretores/atores citados nos 1.001 filmes no imdb.com, vamos achar outras pérolas.
Grato a ambos pela visita registrada no Dusbons. Abs.