quinta-feira, 30 de abril de 2009

20 anos sem "Zorro"

Além de Sergio Leone, no dia 30 de Abril de 1989, retornou também ao mundo espiritual o carismático GUY WILLIAMS, também de ataque cardíaco, em Buenos Aires, capital da Argentina. Filho de imigrantes italianos, Armando Joseph Catalano, nasceu na cidade de Nova Iorque, em 14/01/1924. Será eternamente lembrado pelo seriado de tv, produzido pela Walt Disney, "ZORRO", interpretando Don Diego de la Vega e o herói mascarado. Foi sucesso no mundo todo, em 82 episódios que foram exibidos originalmente entre 10/1957 a 04/1961. Entre todos que interpretaram Don Diego/Zorro - Douglas Fairbanks, Tyrone Power, Alain Delon, Antonio Bandeiras e outros - nenhum deles se compara à Guy Williams.
Quem assistiu uma só vez, lembra do ingênuo Sargento Garcia (o texano Henry Calvin, 1918-1975), do atrapalhado Cabo Reyes (Don Diamond, 1921- ), do inteligente surdo-mudo Bernardo (Gene Sheldon, 1908-1982), do Don Alejandro de la Vega (o mexicano George J. Lewis, 1903-1995) e do sinistro vilão Capitão Monastério (Britt Lomond, 1925-2006). Inicialmente, Walt Disney havia escolhido Lomond para o papel principal, no que foi vencido pelo produtor Norman Foster que insistiu no charme e no porte de 1,91m de Guy Williams.
Após a curta carreira de Zorro na televisão, Williams atuou como Will Cartwright, em 5 episódios da 5ª temporada de "BONANZA", em 1964. Em seguida, aceitou convite da 20th Century Fox e continou fazendo sucesso na tv com a série "PERDIDOS NO ESPAÇO", como John, o chefe da família expedicionária Robinson. Desta vez, o mocinho perdeu importância pro quase-vilão Dr. Smith (Jonathan Harris, 1914-2002), o inescrupuloso tripulante da nave que venderia a alma para poder retornar à Terra. Embora de curta duração - apenas 3 temporadas levadas ao ar nos EUA, de 09/1965 a 03/1968 - "Lost in Space" tem até hoje fã-clubes espalhados em todo mundo, inclusive no Brasil. Foi o último trabalho de Guy Williams na TV e foi lançado integralmente em DVD, no Brasil, com dublagem original. Em 1973, passou a ter uma 2ª residência, em Buenos Aires, após ter sido convidado por Isabelita Peron, 2ª esposa do presidente Juan Peron.

CURIOSIDADES da série ZORRO:
- Na última temporada, Jonathan Harris fez uma participação especal em 3 episódios.
- Jack Elam (1918-2003), "o pistoleiro da mosca" que aparece no início de "Era uma vez no Oeste" (de Sergio Leone), também fez 3 aparições, em 1958.
- Cesar Romero (1907-1994), o famoso Curinga de "Batman & Robin", participou em 4 episódios, em 1959.
- Em 2003, a Buena Vista, subsidária da Disney, lançou em DVD, apenas a 1ª temporada da série. Inexplicavelmente, somente na França.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

20 anos sem Sergio Leone

Um dos diretores do cinema que mais gosto: SERGIO LEONE. Italiano de Roma, nasceu em 03/01/1929 e morreu em 30/04/1989, infartado aos 60 anos. Entendia tudo da 7ª Arte. Já aos 12 anos, atuou como ator nos estúdios Cinecittà. Leone fez uma ponta como um seminarista em "Ladrões de Bicicleta", dirigido por Vittorio de Sica, de quem foi, neste filme, assistente de direção . Nesta função, trabalhou em "Quo Vadis" (1951), em "Uma cruz à beira do abismo" e "Ben-Hur", ambos de 1959; e em "Meu nome é Ninguém" (1973). Neste, foi também roteirista e produtor executivo. Escreveu e dirigiu "Por um punhado de dólares" (1964); "Por uns dólares a mais" (1965); "Três homens em conflito" (1966); "Era uma vez no Oeste" (1968); "Quando Explode a Vingança" (1971) e "Era uma vez na América"(1984). Neste clássico, sua última direção após 13 anos, Leone mostra com maestria a soma do melhor de tudo que criou na sua carreira. Contou com a belíssima música de Ennio Morriconne (autor da trilha de "Cinema Paradiso"), com a fotografia de Tonino Delli Colli (de "A Vida é bela"), com uma perfeita reconstituição de época (anos 30 nos EUA), que emolduraram as atuações impecáveis de Robert de Niro, James Woods, Joe Pesci e Jennifer Connely (em seu 1° papel no cinema, aos 14 anos e que posteriormente ganhou o Oscar de melhor atriz coadjuvante por "Uma mente brilhante"- 2001).
Nos anos 60, Leone foi quem melhor fez filmes sobre o Oeste norte-americano, na Europa. Estes filmes ficaram conhecidos como "western spaghetti", apesar de rodados, em sua maioria, na região da Andaluzia/Espanha. Foi nesta época, que sob as mãos de Leone, o californiano Clint Eastwood despontou em papéis principais. Eastwwod está atualmente em cartaz com "Gran Torino", um elogiado drama criminal, no qual é produtor, diretor e ator principal.
Pela maneira com que tratava a câmera, sem despediçar uma única tomada, tudo tendo uma razão de ser, é que Sergio Leone faz falta a todos cinéfilos, nestes 20 anos de saudade. Esta só é amortizada quando se reassiste seus filmes, todos lançados em DVD e, futuramente, com melhor qualidade ainda em Blu-Ray.

Lembre de alguém no Rio

“Não abro mão da minha banda... eles não trabalham para mim e sim comigo; se acontecer, acontece pra todos” – Cantora Krystal, 27 anos, 9 de carreira, 2 filhos, 1 CD

Vejam porque insisto com todos os amigos-leitores deste Blog sobre a Campanha “Indique o show de Khrystal para um amigo/parente no Rio de Janeiro”. Eis trechos de matéria feita pelo repórter Yuno Silva, pro Jornal Tribuna do Norte, de Natal/RN:
“... o maior vôo neste começo de ano será no início de maio (dia 5), quando embarca para o Rio de Janeiro com o CD “Coisa de Preto” na bagagem. Na pauta, única apresentação no Teatro Rival - uma das melhores casas de shows da capital fluminense.
“.... não conheço ninguém no Rio de Janeiro e nunca estive por lá - nem como turista. Também vou chegar na área sem o apoio de um padrinho artístico local. Na verdade será tudo novidade ... Khrystal informou que (o violonista e compositor) Guinga, um de seus possíveis cicerones na cidade ‘que continua linda’ estará viajando no período: “Ele está participando da gravação de um disco na Espanha, e lamentou não poder participar do show”. Khrystal e Guinga já se encontraram no palco do projeto Nação Potiguar, quando a cantora (na época ainda intérprete) fez participação especial no show do violonista carioca.
Os músicos que irão acompanhá-la são os mesmos que já dividem o palco há anos: Ricardo Baia (guitarra), José Fontes (baixo), Ronaldo Freire (flauta), Kleber Moreira e Sami Tarik (percussão) e Jaildo Gurgel (bateria). “Não abro mão da minha banda, esse papo de banquinho e violão não é pra mim, não me convence. A grande sacada é que eles não trabalham para mim e sim comigo, se acontecer acontece pra todos”, diz Khrystal.

“A história do Rio é... uma sucessão de boas coincidências. A atriz Ângela Leal (mãe da atriz Leandra Leal), que é diretora do Teatro Rival, foi até o camarim de Cátia de França (cantora paraibana) e perguntou sobre meu trabalho. Xangai, parceiro de Cátia no mesmo show, também estava no camarim e disse ‘que assinava em baixo’. Então produtor dos dois, Kiko Albuquerque, entrou em contato e aceitamos o desafio”, lembra.
Khrystal é maravilhosa, diferente de tudo o que estão fazendo por aí hoje em dia’ - Ângela Leal.

Por concordar plenamente com a atriz Ângela Leal, é que peço a todos para dar uma força. Mande e-mail, ligue prá aquele amigo ou parente que é fã de Música (com “M” maiúsculo) para assistir (e me fazer inveja por poder se emocionar com) o canto e a força desta pequena gigante chamada Khrystal. Será próxima Terça-feira, dia 05 de maio, às 19h30min, no Teatro Rival Petrobrás. Satisfação garantidíssima!

terça-feira, 28 de abril de 2009

Documentário-show dos Marley

Nesta Quarta-feira, o canal pago HBO vai exibir o documentário "AFRICA UNITE", lançado nos EUA em 2008, fruto de show comemorativo de 60° aniversário do jamaicano BOB MARLEY, músico e compositor que levou o reggae a toda parte do Planeta. Marley apoiou a luta contra o apartheid, abraçou o movimento de independência no Zimbábue e foi um exemplo para a comunidade negra internacional.
O show se deu no dia 06/02/2005, no Meskel Square Addis Abeba, Capital da Etiópia, com presença superior de 300 mil espectadores, tinha como objetivo inspirar as novas pessoas da África a se unir pelo futuro do continente. Foram 12 horas de música, resumidas neste documentário em 89min. Além da viúva Rita e todos os filhos músicos de Marley, apresentaram-se ainda a norte-americana Lauryn Hill, a africana do Benin Angelique Kidjo e o lendário cantor jamaicano Bob Andy. Estiveram presentes o embaixador do UNICEF, o ator norte-americano Danny Glover (da quadrilogia "Máquina Mortífera"), a Princesa Mary, neta do ex-Imperador da Etiópia Hailé Selassie e Cedella Booker, mãe de Bob Marley. No Brasil, o documentário foi exibido durante a 32ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, em Outubro/2008.
Exibição no HBO, dia 29/04, às 17h40min e no HBO*, às 20h40min. E na Quinta 07/05, às 9h no HBO e ao meio-dia, no HBO*. Clique AQUI e assista ao trailer.

Oportunidade especial

Quem é portador de necessidades especiais e quer trabalhar, pode ter uma chance dasboas. Saiba como clicando na imagem acima. Dica do irmão dusbons Tom Trajano.

Solidariedade dasboas

Com as recentes chuvas que caem sobre o Ceará, o Rio Acaraú (que nasce em Monsenhor Tabosa e desemboca no OceanoAtlântico, em Acaraú) está inundando o Município de Santana do Acaraú, situado no Noroeste cearense, há 228km de Fortaleza, com uma população de 30 mil habitantes. A situação relatada pela Juíza de Direito da Comarca de Santana do Acaraú, Drª. Solange Holanda, é esta:
"A situação em Santana do Acaraú é bem difícil: o Rio Acaraú está com um grande volume d'água e as chuvas não dão trégua. Além das águas da chuva, o rio recebe as águas de vários açudes e barragens, inclusive de outros Municípios. 
A água entrou nas casas construídas nas margens do rio e muitas famílias já foram removidas, mas algumas relutam em sair de suas casas. Há crianças e idosos doentes, em locais nos quais só se pode chegar de canoa. 
Segundo a Secretaria da Ação Social, na última contagem feita, havia seiscentas pessoas abrigadas em escolas públicasassociações de moradores, sindicatos. Entretanto, além das famílias desabrigadas, há muitas outras ilhadas, sem condição de sairem de suas casas. Estas pessoas, por óbvio, também estão sem alimentos e sem medicamentos, ou na iminência de ficarem sem. E o acesso a algumas delas só poderá ser feito por transporte aéreo. 
Graças a Deus, não há registro de dengue, mas os médicos estão preocupados com leptospirose e hepatite.
O Município, ainda, tem medicamentos, precisando, por enquanto, apenas de antibióticos (Amoxilina), mas os alimentos estão em pouca quantidade. Como há crianças e bebês, é preciso providenciar muitas fraldas, cobertores, lençóis, colchões, redes. Hoje, a administração municipal reuniu a sociedade civil e, nesta reunião, surgiu a idéia de disponibilizarmos um número de conta bancária, na qual as pessoas, inclusive os filhos da terra que estão em outras cidades, poderiam contribuir.
Precisamos de muita divulgação, pois há santanenses em vários pontos do país. 
O número da conta é 13.750-2 – Agência 2594-1, do Banco do Brasil." 
Assim, quem puder ajudar diretamente ou divulgando, os santanenses agradecem. O PABX da Prefeitura é (88) 3644.1880. 
Eis alguns dos famosos dusbons dessa cidade-irmã: o artista plástico AUDIFAX RIOS, o poeta e padre ANTONIO TOMÁS e os escritores JOSÉ ALCIDES PINTO, PAULO DE TARSO (PARDAL) e J. CAMELO PONTE.

O Apocalipse, segundo PCP


Nascido na Capital do Rio de Janeiro, em 28/04/1949, completa 60 anos, o poeta carioca dusbons PAULO CÉSAR PINHEIRO. Começou a compor seus primeiros versos em Angra dos Reis, onde conheceu o violonista João de Aquino. Desta parceria, nasceu "Viagem" (Oh! tristeza me desculpe/estou de malas prontas/hoje a fantasia...). Depois, vieram composições feitas com Baden Powell, Francis Hime,  Eduardo Gudin, Dori Caymmi, Maurício Tapajós, Edu Lobo, Ivan Lins, Mauro Duarte, João Nogueira, Guinga, Lenine e muitos outros. Foi casado com a mineira Clara Nunes, entre 1975-1983, que cantou muitas músicas de sucesso. Uma das que mais gosto é "As Forças da Natureza" (1977), de PCP e João Nogueira, que fala sobre as próximas mudanças físicas (prá melhor) previstas para o Planeta Terra e seus habitantes:
"Quando o sol Se derramar em toda a sua essência, Desafiando o poder da ciência Pra combater o mal
E o mar, Com suas águas bravias, Levar consigo o pó dos nossos dias, Vai ser um bom sinal
Os palácios vão desabar Sob a força de um temporal E os ventos vão sufocar O barulho infernal
Os homens vão se rebelar Dessa farsa descomunal
Vai voltar tudo ao seu lugar, Afinal
Vai resplandecer Uma chuva de prata do céu vai descer, lá, lá, iá
O esplendor da mata vai renascer E o ar de novo vai ser natural
Vai florir
Cada grande cidade o mato vai cobrir, ô, ô
Das ruínas um novo povo vai surgir E vai cantar afinal
As pragas e as ervas daninhas, As armas e os homens de mal, Vão desaparecer nas cinzas de um carnaval"
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
No futuro, os homens, que ainda se comprazem no mal ou aqueles que se identificam com a maldade a tal ponto de não quererem dela abrir mão, ao falecerem, seus Espíritos, por mera atração ego-sintônica, habitarão um novo planeta, cuja energia densa será compatível com suas más intenções atuais.
A partir de um dado momento, na Terra, só irão aportar Seres que já sabem conviver com o mínimo de respeito ao próximo, porque verá a si mesmo no outro. Seráo início da saída da mentalidade dual que separa para sentir a Unidade amorosa que nos aproxima. 
Aproveito a oportunidade para indicar, ao meu sentir e intuir, o melhor e mais esclarecedor livro sobre o simbólico Apocalipse (Revelação) de João, o Evangelista. De Nelson Lobo de Barros, leiam "A MENSAGEM DO APOCALIPSE" (Editora Pensamento). 

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Continuum do Amor na Vida

Não conheci ainda uma pessoa que não tenha gostado do filme "AMOR ALÉM DA VIDA" ("What Dreams May Comes" - 1998). Além de sua abordagem transcendental, o filme me impressionou muito pelo uso das cores e do visual. Claro, arrastou o Oscar de melhores efeitos visuais, em 1999. Dirigido pelo neozelandês Vincent Ward (Diretor e roteirista de "O Mapa do Coração"), estrelado por Robin Williams e secundado por Cuba Gooding Jr, Annabella Sciorra e Max Von Sidow, o filme mostra poeticamente como o amor verdadeiro persiste após a morte física dos envolvidos. Até parece que o escritor Richard Matheson (20/02/1926- ), autor do romance homônino que gerou o roteiro do filme, teria se inspirado nos livros psicografados por Chico Xavier, sobretudo as narrativas do Espírito André Luiz, tal a semelhança de algumas passagens no plano extrafisico.
Muitos livros de Matheson foram adaptados para tv e cinema a partir de 1955. Ele também escreveu vários episódios da série "Além da Imaginação" ("Twilight Zone" - 1959-1964); é dele o conto e o roteiro de "Encurralado" ("Duel"- 1971), primeiro longa dirigido por Steven Spielberg; é dele o romance e o roteiro de "Em algum lugar do passado" ("Somewhere in time" - 1980). Seu último romance a virar filme foi "Eu sou a lenda" ("I am legend" - 2007), com Will Smith e a paulistana Alice Braga.
Mas se você quiser saber tudo e usufruir de análise mais apurada sobre o filme e o livro "Amor Além da Vida", precisa ir neste LINK. É do Blog RATO DE BIBLIOTECA, escrito mui bem e belamente ilustrado por Cristine Martin.
Filme em
DVD da Universal e livro publicado pela Editora Butterfly (foto acima, à esq.). Ambos dusbons, mesmo com suas diferenças.
Se me fosse permitido, alteraria o título brasileiro, de forma que ficasse claro que "o amor só existe na Vida". Nem antes, nem depois. Nem aquém, nem além da Vida, mas totalmente dentro Dela. A Vida é o fio que preenche o Ser (que ama e é amado), esteja ele estagiando na matéria densa ou na mais sutil, após a morte física.

E chove(u) muito em Fortaleza



"Chove chuva, chove sem parar..." é o que hoje cantou a maioria dos fortalezenses.
Durante boa parte do dia, os céus de Fortaleza ficaram nublados, chuvosos. Quiçá, o dia que mais choveu forte nesta quadra chuvosa. 
Prá uns, a chuva traz a vontade dasboas de ficar em casa, deitado. Prá outros, é sinal de preocupação, de casa alagada, de ruas intrafegáveis e riscos de acidentes de todo tipo.
Que os admininstradores de obras públicas, preventivamente, possam agir para que Fortaleza receba as chuvas da Natureza, sem afetar tanto a vida de seus habitantes.
Fotos batidas próximo das 13h30min.


Arriscando ver

Raridade ver um filme produzido pela Alemanha e Lituânia, falado em alemão e inglês. Falo de "GHETTO" (2006), filmado em Vilnius, Lituânia, dirigido pelo diretor lituano Audrius Juzenas. Senti-me atraído por esta opção de entretenimento, que me pareceu dasboas e inteligente, a partir da sinopse. Eis:
"Gueto da Lituânia, 1942. Em plena Segunda Guerra Mundial, Kittel, um jovem oficial nazista - que foi músico de jazz e ator - se encanta com Haya, uma cantora e atriz judia presa no local. Kittel ordena que Haya e seus companheiros montem uma peça de teatro. A princípio resistentes, os prisioneiros resolvem encarar a tarefa como uma forma de suavizar a situação e aos poucos, vão acrescentando críticas e personagens que satirizam os nazistas. Baseado no original de Joshua Sobol, Ghetto mostra um outro lado da guerra que poucos conhecem."
Hoje, 22h, no Telecine Premium. Também em DVD, pela Europa.

Vou assistir ao filme por mostrar a Arte, como meio de superar dificuldades e como forma de denúncia do totalitarismo. Mas, se após os 30 minutos iniciais, não estiver gostando, desisto e vou me ocupar com algo que me sinta melhor. Antigamente, ia até o fim do filme mais modorrento, na ilusão de que a estória iria melhorar. Mudei. Agora é "Tolerância 30".

domingo, 26 de abril de 2009

Indicando prá amigos e parentes

Notícia retirada do site do Teatro Rival Petrobrás

"Coisa de preto dá coco. E se dá coco é potiguar. É mais ou menos nessa batida que Khrystal lança o CD “Coisa de Preto” no Teatro Rival Petrobras, Rio de Janeiro.

Com 27 anos de vida e já com 08 de carreira, a cantora Khrystal como a maioria dos artistas brasileiros, começou a se apresentar na noite, cantando hits de sua geração, sem nunca perder a via da trajetória da música popular brasileira.

Antenada com todos os sons e se dizendo intérprete da mpb do rock, nos últimos anos, mergulhou num trabalho de pesquisa no ritmo mais potiguar de todos, o Coco, e lançou em maio seu primeiro trabalho que contempla canções de Lenine, Dominguinhos, Guinga e Jacinto Silva, entre alguns nacionais e resgata Elino Julião, além dos novatos Galvão Filho e Romildo Soares, potiguares da melhor estirpe.

Venha conhecer!

Serviço:

Teatro Rival Petrobras

Dia 05/05 – Terça – feira – às 19h30

Rua: Álvaro Alvim, 33/37 – Cinelândia - Rio de Janeiro-RJ

Preço:

R$ 30,00(Inteira)

R$ 15,00(Meia)

Classificação: 16 anos"

------------------------------------------------------------------------------------------------

O Blog DUSBONS se une a todos os que conhecem, admiram e se emocionam ao ver esta jovem Khrystal, que canta como as mais experimentadas intérpretes da MPB, na seguinte campanha:

Indique a um amigo ou parente que more ou esteja no Rio, na noite do dia 05 de Maio, para que prestigie este grande talento de Natal/RN. É sua primeira vez no Rio, é o lançamento do 1° CD. Conheço o show, ela, o produtor e os músicos - todos de excelente nível. 

Assistir Khrystal é satisfação garantida prá alma sequiosa por novidade na Música brasileira. Ela vai impactar sempre, quem puder vê-la e ouvi-la. Minha energia e as sinceras vibrações de sucesso estarão lá, torcendo para que tudo dê certo.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Susan repaginada

"Fenômeno na TV, nas páginas dos jornais e na internet, onde foi vista mais de cem milhões de vezes, Susan Boyle declarou que não quer mudar de visual. “Há algo errado em parecer Susan Boyle?”, questionou a escocesa desempregada, de 47 anos. Apesar disso, ela tem sido vista mais arrumada nos últimos dias.

Já apareceu com um vestido florido lilás, e agora foi flagrada com salto alto e jaqueta de couro. Até a cor do cabelo de Boyle parece ter mudado, e a cantora vem desfilando madeixas mais castanhas, sem os fios grisalhos de antes.
Boyle virou assunto no mundo todo ao participar do reality show “Britain’s got talent”. Com idade mais avançada do que a média dos competidores e fora dos padrões de beleza, ela foi motivo de chacota ao pisar no palco. No entanto, deixou todos boquiabertos ao soltar a encantadora voz, apresentando “I dreamed a dream”, do musical “Les Misérables”." - Do Portal
G1

Acima, à esquerda, a nova "roupagem" da escocesa que se tornou uma celebridade por conta de sua apresentação dasboas na tv inglesa, cujo video no YouTube vem sendo assistido em todo o Planeta. Pelo visto, apesar da melhor aparência, Susan está bem centrada em continuar sendo o que É. Que ela continue em Deus!

Aos seguidores

Eis uma meta-postagem, onde falo do próprio DUSBONS. Na verdade, registro a honra de ter, entre os seguidores deste blog, pessoas que conheço pessoalmente e, em especial, as que ainda não tive o prazer de estar frente à frente. O DUSBONS estreou no dia 18/Set/2009 e, passados mais de 7 meses, temos a alegria estar sendo "seguido" por:
1°. Tom Trajano - querido irmão de jornadas - profissional da Psicologia.
2°. Têca Barbosa - caríssima companheira de caminhadas diárias - profissional da Psicologia e terapeuta das Frequências de Brilho.
3°. Walewska Picanço -estimada irmã de jornadas - profissional da Psicologia.
4°. Fátima Abreu - jornalista, amiga de Nonato Albuquerque, conheço-a pelo excelente trabalho que realiza à frente da FM Assembléia, notadamente pelo amor à música dasboas. Mantém o Blog O PENSAR.
5°. Aurileide Alves - Artista plástica e designer, amiga de Paulo Afonso e  que mantém os Blogs DESIGN PRÁ QUÊ? , TEXTO SENTIDO e Control + C, Control + V .
6°. Paulo Afonso Cavalcanti - jornalista, atuante defensor da Ecologia "latu sensu". É Editor-geral da revista eletrônica VERDENOVO que focaliza notícias de interesse dos munícipes de Itaitinga (Grande Fortaleza) e mantém o blog FRAGMENTOS
7°. Gustavo Pacheco - está na área do Turismo, a partir de Paulista/PE, e mantém o blog NAVAN: O DESPERTAR DOS DEUSES.
8°. Nonato Albuquerque - irmão mui querido (e o mais famoso dos hermanos...rsrs) de jornadas várias - profissional da Comunicação Social (Rádio AM 1.010 e TV Jangadeiro). Mantém os blogs GENTE DE MÍDIA , UM BANGALÔ NAS NUVENS , MOUSE OU MENOS e ANTENA PARANÓICA . Nonato foi meu inspirador para criar o DUSBONS. Gracias!
9°. JanaiCaetano - (possivelmente, Janaína Caetano) É de Fortaleza/CE.
10°. Janio Alcantara - meu alter-ego que segue o DUSBONS, faz-me umas críticas (algumas plausíveis, outras nem tanto) e que também mantém o Blog do Grupo Espírita Paz e Bem! .
--------------------------------------------------------------------------------------------------------
A todos, meu muito obrigado pela qualidade da presença de cada um! 
Namastê!
 

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Livros nutritivos

"O conhecimento nunca será esgotado nem completado, pois a única coisa eterna que há é a mudança. Tudo está em constante mudança. É uma Lei Natural. Tudo consiste em ciclos que se alternam e assim o conhecimento evolui indefinidamente" - Cláudio Azevedo
O autor do pensamento acima é um cearense dusbons, autor de 5 livros, dos quais inicio recomendando dois deles:
 
a) "ÓRION - Filosofia, Religião e Ciência - Volume 1 - Ciência e Religião; História ou Lenda?" (ABC Editora, 2002, 295pág), onde a Ciência fala do nascimento do Universo, da Vida e das civilizações; onde a Religião (no sentido de Sabedoria) fala do ilusório e do Real (Deus, o Todo) e dos símbolos do Cristianismo. Como profundo estudioso de religiões comparadas, Cláudio fala, cronologicamente, das religiões ditas "pagãs", "antigas", "orientais" e "ocidentais", bem como de uma nova espiritualidade, ou seja, do ressurgimento da Religião-Sabedoria dos antigos, num nível mais elevado. Finaliza o autor falando das origens do Universo, do Sistema Solar e da Terra, no capítulo cujo título é: "Nossa História ou apenas uma lenda?". 

b) "ÓRION - Filosofia, Religião e Ciência - Volume 2 - Sobre o Homem" (ABC Editora, 2005, 398pág.). Neste, Cláudio aprofunda "O que somos" e "O que estamos sendo". Após pesquisar em diversas tradições espirituais, o autor discorre sobre o que está envolvido com a Vida e a morte;  sobre a realidade dos sistemas energéticos (denso e sutil) de que se compõe o Homem; sobre tudo o que diz respeito ao intervalo que há entre o nascimento e a morte do Homem, a saber: a saúde, a alimentação, a luz do Sol, a respiração, a atividade física, o relaxamento e o mergulho no inconsciente e na superconsciência - com ênfase especial à meditação. Finaliza Cláudio com o capítulo "Entre morte e nascimento", onde aborda a consciência do morrer, a consciência na morte, o vir-a-ser e a reencarnação.

Como fonte de pesquisas, Cláudio Azevedo cita Paramahansa Yogananda, Helena P. Blavatsky,  C. W. Leadbeater,  Barbara Ann Brennan, Fritjoj Capra, Roberto Crema, Jean-Yves Leloup, Ken Wilber, entre outras dezenas de autores, bem como os principais livros sagrados da Humanidade. 
Parodiando um adágio popular, digo: "Diz-me (com) quem lês e te direi o que escreves". Sou grato ao Cláudio por tudo de bom que ele compartilha com seus irmãos de jornada terrestre, em forma de nutritivos livros. Namastê!
Quem quiser saber mais sobre este prolífico autor, seus livros e sua editora clique AQUI.
Se quiser se deleitar com um acervo maravilhoso de alimento pro Espírito, conheça o Portal Órion

A lista antes de partir

Recomendo sem dúvidas um filme dusbons: "ANTES DE PARTIR" ("The Bucket List" - 2007). Dirigido por Rob Reiner (o mesmo diretor de de "Conte Comigo" - 1986; de "A Princesa Prometida"- 1987; de "Harry & Sally - Feitos um pro outro" - 1989; e de "Louca Obsessão" - 1990), tem à frente do elenco dois magistrais atores MORGAN FREEMAN (1°/06/1937 -) e JACK NICHOLSON (22/04/1937 -). A presença destes 2 eleva o interesse em qualquer filme que seja feito. 
Freeman iniciou no cinema fazendo uma ponta não-creditada em "O Homem do Prego" (The Pawnbroker" - 1964), de Sidney Lumet. Despertou atenção a partir de "Armação Perigosa" (1987), de Jerry Schatzberg; "Conduzindo Miss Daisy" (1989), de Bruce Beresford; o fantástico "Um Sonho de Liberdade" (1994), de Frank Darabont; até ganhar o Oscar de melhor ator, por "Menina de Ouro"(2004), de e com Clint Eastwood.
Nicholson começou a trabalhar em cinema, em 1958, mas foi em  "Sem Destino" ("Easy Rider" - 1969), de e com Dennis Hopper, que chamou atenção em Hollywood. Depois, vieram: "Chinatown" (1973), de Roman Polanski;  Oscar de melhor ator em "Um Estranho no Ninho" (1974), de Milos Forman; "Profissão: Repórter" (1975), de Michelangelo Antonioni;  "O Iluminado" (1980), de Stanley Kubrick; Oscar de melhor ator em "Laços de Ternura" (1983), de James L. Brooks; fez o Coringa em "Batman" (1989), de Tim Burton;  Oscar de melhor ator em "Melhor é Impossível" (1997), de James L. Brooks; e a atuação incrível em "Os Infiltrados" (2006), de Martin Scorsese, que ganhou Oscar de melhor filme. Nicholson hoje faz 72 anos de muito sucesso.
"Antes de Partir" é um filme que trata de um assunto forte - pacientes sem possibilidades de cura - mas de uma forma tão leve que faz o espectador mais rir e refletir positivamente sobre a Vida, do que se prender ao sentimento de perda no natural fenômeno da "morte física". É um tributo de Amor à Vida e às possibilidades de autotransformação, no aqui-agora, da Consciência "individualizada" que sobrevive à experiência da morte. Em DVD e Blu-Ray da Warner, o filme se encontra na grade da HBO.
O QUE VOCÊ FARIA ANTES DE PARTIR? QUAL SERIA SUA LISTA?

terça-feira, 21 de abril de 2009

Do México pro mundo


Estaria fazendo hoje 94 anos de existência, o ator dusbons ANTHONY QUINN, nascido Antonio Rudolfo Oaxaca Quinn, em 21/04/1915, em Chihuahua, México. Filho de pais mexicanos, com avós paternos irlandeses, estreou no cinema fazendo uma ponta não-creditada em "A Via-Láctea" ("The Milky Way"), em 1936, comédia com o fabuloso Harold Lloyd. Quinn naturalizou-se norte-americano ainda nos idos de 1940. Além de ter participado dos clássicos "Barrabás" e "Jesus de Nazaré" (AQUI já comentados), Quinn atuou como ator coadjuvante no western "Consciências Mortas" ("The Ox-Bow Incident" - 1943), de William Wellman e estrelado por Henry Fonda; nos biográficos "Viva Zapata!" (1952) de Elia Kazan e "Sede de Viver" ("Lust for Life" - 1956) de Vincent Minneli, quando ganhou em ambos o Oscar de melhor ator coadjuvante; e no épico "Lawrence da Arábia" (1962), de David Lean e com Peter O'Toole e Alec Guiness.  
Como ator principal, atuou no drama italiano "A Estrada da Vida" ("La Strada" - 1956) de Federico Fellini; em "Zorba, o Grego" ("Alexis Zorba" - 1962), baseado em romance de Nikos Kazantzakis e rodado na Ilha de Creta; em "As Sandálias do Pescador" ("The Shoes of Fisherman" - 1968), baseado em romance do australiano Morris L. West; em "Maomé - O Mensageiro de Alah" ("The Message" - 1976), uma produção em conjunto do Líbano, Kuwait, Reino Unido, Líbia e Marrocos, totalmente rodada nestes 2 últimos países e que conta a história de Maomé e a criação do Islamismo, sob a direção do sírio Moustapha Akkad, o qual, em 1981, dirigiria Quinn na rara co-produção Líbia/EUA, no filme épico biográfico "O Leão do Deserto"("The Lion of Desert")  
Seu penúltimo filme foi "Oriundi", em 1999, rodado em Curitiba/PR, onde falou em italiano e tinha como colegas de elenco Paulo Betti, Letícia Spiller e Paulo Autran, mais a música de Arrigo Barnabé.
Anthony Quinn partiu de Boston/EUA, em 03/06/2001, após complicações pulmonares, decorrentes de um câncer na garganta.
Tendo trabalhado em 167 filmes, quem quiser saber a diversidade interpretrativa de Anthony Quinn, recomendo assistir a alguns dos filmes acima - todos disponíveis em DVD.