quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Felicidade Interna Bruta: Bem-estar do Ser

Em 27/Nov, no site Somos Todos Um, Sérgio STUM escreveu o Boletim Quinzenal intitulado "FIB... Felicidade Interna Bruta". Deste texto dusbons, selecionei o trecho que abaixo se vê, para reflexão:

"...é necessário que os paises deixem de considerar o PIB (Produto Interno Bruto) como o principal indicador para classificar, qualificar um país em escala mundial. O desgaste da classificação em função da riqueza produzida chegou a um ponto crucial. Ficou totalmente obsoleto e deverá, na nova era que se aproxima, deixar seu lugar a outros aspectos, que finalmente levem em conta o SER em contraposição ao TER. " 

"... o conceito que já vem de longa data e que está sendo aplicado seriamente em alguns paises importantes como o Canadá com o seu CIW (Índice Canadense de Bem-estar), apelidado de FIB (Felicidade Interna Bruta), e a riqueza dará lugar a esses tópicos:

Bem-estar   em contraposição a   dinheiro a qualquer custo;
Sustentabilidade   X   uso perverso de energia não-renovável;
Legado às futuras gerações   X   exploração descontrolada dos recursos naturais;
Prevenção REAL de doenças   X   detecção rápida de doenças;
Comunidade   X   individualidade;
Conhecimento real   X   Conhecimento distorcido a serviço do sistema;
Unidade   X   separação;
Redefinição de padrões de qualidade de vida   X   Padrões orientados pelo TER;
Uso criativo do tempo   X   "O tempo é dinheiro";
Inclusão social   X   preconceito e separação;
Espiritualidade universalista   X   religiões dogmáticas e seitas;
Ética   X   degradação moral;
Dimensão global   X   nacionalismo e patriotismo;
Produção e consumo racionais  X   Produção de supérfluos e marketing irrestrito;
Valorização das sabedorias ancestrais e dos mais velhos   Desrespeito atual.

Desejo de todo coração que quem está hibernando acorde, que a Luz contemple e toque com seu brilho e calor mais e mais seres humanos para que a mudança avance sem parar.
É algo real. Sabemos que não se trata de utopia. Se eu mudei do que era e hoje estou aqui finalmente fazendo minha parte... TODO MUNDO PODE MUDAR! 
Basta que o recado, suave, amoroso e inteligente que venha a tocar nosso coração nos sensibilize, atuando firme no nosso centro, despertando o sentimento mais forte e incorruptível que existe: o Amor Incondicional. Que venha então uma grande epidemia, um contágio total provocado por essa energia que está na base de tudo, que essa força atue em todos os seres e, assim, quando a maioria entrar na sintonia, o mundo passará de fase, dará um salto para o alto, realizando desta forma, com todos a bordo, a verdadeira ascensão que muitos estão esperando e merecendo.
Sim, é possível, nós podemos, pois somos um só!"
-------------------------------------------------------------

Endosso-a, totalmente!  Os países são a soma dos indivíduos, cujas ações causam respostas uns nos outros. Cabe a cada um fazer a parte que nos cabe, no recesso da nossa individualidade, para que possamos criar um real clima de bem-estar investindo no Amor Incondicional. Só depende da decisão consciente de cada um. Precisamos estar atentos para NÃO nos deixarmos levar pela mente do ego que quer "ter dinheiro a qualquer custo". Precisamos SIM dar mais atenção ao "Bem-estar do Ser", legítima aspiração do Eu Superior, do Cristo em nós. Assim, estaremos multiplicando o verdadeiro Bem. 
Aumentar a consciência de nossa Luz Interna e melhorar-se no relacionar-se com os outros: eis nossa grande contribuição para melhorarmos o mundo, o planeta!
Namastê!

quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Nascimento da consciência do Cristo em nós

Natal é a celebração da consciência do Cristo ou a consciência divina profunda dentro de seu próprio ser.  É a comemoração do nascimento da sua eterna criança Crística interna.´

A verdadeira força, a verdadeira criatividade, o verdadeiro amor, a verdadeira segurança - tudo isto são velas que surgem incandescentes de sua honestidade, sua coragem, sua verdade e da fé que vocês cultivam, pouco a pouco, que faz vocês superarem seus medos de seguir todo o caminho com vocês mesmos, de atravessar o medo e manter aberta a possibilidade de que não há abismo. 
Há apenas túneis, muitos túneis a atravessar. Atravessar os túneis traz mais luz, até que finalmente, como no símbolo da árvore de Natal, as luzes convergem até um ponto. Neste ponto está Tudo - tudo que jamais precisa ser. É o núcleo criativo a partir do qual vocês podem criar vida, circunstâncias, amor e preciosa satisfação.
------------------------------------------------------------------------------------------------

O texto dusbons acima é de autoria do Guia do Pathwork.
Nele, depreendemos que o Natal (nascimento da consciência do Cristo em nós) é prá ser experimentado a cada dia do ano.  
Para que possamos acender cada luz de nossa própria árvore, é indispensável a aceitação de que aquela vela ainda está apagada e, por isto, na sombra.
Lulu Santos cantou letra de Nelson Motta e registrou: "Não existiria luz se não fosse a escuridão"

Relembremos o momento que Moisés registrou no Gênesis, no qual Deus disse: "FAÇA-SE A LUZ! E A LUZ FOI FEITA..."
Tempos depois, Jesus, o Cristo, o aniversariante mais importante do mês, veio a Terra e nos disse: "QUE BRILHE A VOSSA LUZ!"

A Luz (eterna) é nossa essência; busquemo-la aceitando nossa sombra (transitória). 
Feliz nascimento do Cristo ai, dentro de você! E de mim, também!

domingo, 21 de dezembro de 2008

Música de nível

Titãs, grupo de rock brasileiro, formado inicialmente por 8 músicos, lançou seu 1° disco em 1984. No grupo, um de seus componentes é SÉRGIO BRITTO, tecladista, cantor e compositor dusbons. Sérgio Britto Álvares Afonso (18/09/1959) é carioca e filho do político Almino Afonso (1929-) e bisneto do potiguar Almino Álvares Afonso (1840-1899), ex-senador que ficou conhecido como o "Grande Tribuno da Abolição dos Escravos" e veio a falecer em Fortaleza, no final do Século XIX.

Nos Titãs, Sérgio Britto musicou letra do poeta piauiense Torquato Neto que virou o sucesso "Go Back" (1984) : "Só quero saber / Do que pode dá certo / Não tenho tempo a perder...". Depois, passou a compor letras e músicas como "Insensível" (1985), que diz "Insensível! / Insensível você diz /Impossível! / Fazer você feliz..." e "Epitáfio" (2001), um belíssimo recado prá alma e famosa pelo refrão "O acaso vai me proteger / Enquanto eu andar distraído / O acaso vai me proteger / Enquanto eu andar... ".
Mas é com sua lírica balada "ENQUANTO HOUVER SOL" (2003) que Britto vai além e presenteia a Humanidade com uma composição dasboas. Começando com acompanhamento de um piano (clique aqui para assistir ao videoclipe), sua letra diz várias Verdades. Incito você, caro leitor, a deixar seus comentários sobre uma dessas verdades que mais lhe toca o coração. Ouvi muito esta música nas rádios, mas confesso que nunca havia dado a devida atenção a sua nobre mensagem. Eis:

ENQUANTO HOUVER SOL - Sérgio Britto
Quando não houver saída / Quando não houver mais solução / Ainda há de haver saída / Nenhuma idéia vale uma vida...

Quando não houver esperança / Quando não restar nem ilusão / Ainda há de haver esperança / Em cada um de nós / Algo de uma criança...

Enquanto houver sol / Enquanto houver sol / Ainda haverá / Enquanto houver sol / Enquanto houver sol...

Quando não houver caminho / Mesmo sem amor, sem direção / A sós ninguém está sozinho / É caminhando / Que se faz o caminho...

Quando não houver desejo / Quando não restar nem mesmo dor / Ainda há de haver desejo / Em cada um de nós / Aonde Deus colocou...

Enquanto houver sol / Enquanto houver sol / Ainda haverá / Enquanto houver sol
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O Sol é sinônimo de Vida. Sem ele, extingue-se toda a ecologia terrena, inclusive nós humanos. Enquanto houver Sol, sempre haverá saída, esperança. Nas intempéries da existência, não estamos sós. É caminhando que se faz o caminho. Portanto, caminhemos. Mais importante que o destino é nos deleitarmos com a beleza contida no percurso.
A todos, desejo um FELIZ NATAL, meeeeeeeeesmo! Façamos deste período um momento dusbons para o Espírito!
Ao Sérgio, "Namastê!"

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Dois grandes do cinema

Nasceram em 18 de Dezembro: STEVEN SPIELBERG e BRAD PITT e estão completando 62 e 45 anos, respectivamente.

De familia judia, Steve Allan Spielberg (foto à esquerda), nasceu em 1946, em Cincinnati, Ohio/EUA, dirigiu sucessos como A LISTA DE SCHINDLER (1993), CAÇADORES DA ARCA PERDIDA (1981),O RESGATE DO SOLDADO RYAN (1998), TUBARÃO (1975), ET (1982), JURASSIC PARK (1993), CONTATOS IMEDIATOS DO 3° GRAU (1977), MUNIQUE (2001), COR PÚRPURA (1985) entre outros. Produziu a série BAND OF BROTHERS (2001) e os filmes DE VOLTA PRO FUTURO (1985), SHREK (2001) e roteirizou POLTERGEIST (1982) e THE GOONIES (1985). Enfim, um homem dusbons no cinema e na televisão. Logo aos 25 anos de idade demonstrou seu talento como diretor, em seu 1° longa-metragem ENCURRALADO. Este filme fez tanto sucesso na tevê, que após foi lançado nos cinemas. Bem sucedido financeiramente, só com o JURASSIC PARK, Spielberg lucrou 250 milhões de dólares.

William Bradley Pitt, (na foto acima, com Angelina Jolie), nasceu em 1963, em Shawnee, Oklahoma/EUA. Ator de sucessos como CLUBE DA LUTA (1999), SE7EN (1995), 12 MACACOS (1995), BABEL (2006), ENTREVISTA COM O VAMPIRO (1994), SETE ANOS NO TIBET (1997) e o lucrativo ONZE HOMENS E UM SEGREDO (2001), que lhe rendeu a bagatela de 30 milhões de dólares, além de ter produzido o oscarizado OS INFILTRADOS (2006). É pai de 6 filhos com Angelina Jolie. Os 3 mais velhos são adotados e nascidos no Cambodja, Vietnã e Etiópia.

Sou grato a Spielberg que fez minha criança se divertir muito com as aventuras da trilogia de Indiana Jones e a Pitt por ter tido a coragem de filmar "Sete Anos no Tibet", uma história real de amizade e autotransformação, que fez Pitt ser proibido de entrar na China.

O melhor filme pro Natal

Quem já não se deparou pensando que sua existência foi um fracasso e que não deveria sequer ter nascido??
Paradoxalmente, Dezembro é um mês de alegria prá uns e de muito baixo astral prá outros. Os que gostam deste mês é porque têm a consciência e alegria pela re(co)memoração da vinda Jesus à Terra. Já a maioria dos que desgostam deste período não entendem o porquê da tristeza; só querem que passem logo estas datas comemorativas: Natal 25 e Ano Novo 31/12.
Para "gregos"e "troianos", reindico o melhor filme de todos os tempos não sobre o Natal, mas sobre o espírito que a data deveria proporcionar nas pessoas. É o dusbons "A FELICIDADE NÃO SE COMPRA", nome nacional dado a "It's a wonderful life", dirigido por Frank Capra (o mais prolífico cineasta de filmes para toda família) e estrelado por James Stewart, o eterno mocinho de Hollywood, produção de 1946.
O filme começa com o protagonista George querendo se matar na noite de Natal por ter chegado à conclusão (da mente) que sua existência foi um fracasso material. Neste ínterim, os Céus designam um Espírito, candidato a Anjo, que tem como missão mostrar a George que sua existência foi e é um verdadeiro sucesso, a ponto de fazê-lo repensar e desistir do suicídio. Só assim, o Espírito ganharia seu par de asas de anjo.
É um filme que nos incentiva a olhar os reais valores que temos, bem como a importância dos amigos e da Amizade. Nossa existência pode ter mais sentido quando temos a consciência tranquila de ter feito a diferença para melhor, nos contextos que a Vida nos apresenta. Há uma frase neste filme que nos põe prá refletir:
"Uma vida toca em tantas vidas!"
Alugue ou compre, mas assista "A FELICIDADE NÃO SE COMPRA" prá se inspirar na Luz e no Bem e descobrir que "é maravilhosa a Vida"!
E lembremos do Aniversariante Jesus. Que presente(s) você está pensando em dar prá Ele??? Que tal fazermos a nossa existência tocar a de outros beneficamente?
Paz e Bem! Namastê!

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Um livro dusbons

É "BUDA NA MOCHILA - Budismo prático para jovens", escrito por Franz Metcalf, Editora Pensamento (2005), com 200 páginas. Buda não é um nome de uma pessoa mas um título honorífico concedido em sinal de respeito e que significa "aquele que está desperto", assim como Cristo significa "o ungido". Eis um trecho dusbons mesmo:

"...Religião é um sistema multidimensional de rituais, mitos, doutrinas, éticas e formas sociais e materiais, além de uma experiência sagrada. Não existe uma religião "certa", mas sim literalmente milhares de sistemas pelos quais as pessoas entram em contato com o sagrado, dando significado e ordem à vida humana.

Espiritualidade é a relação de uma pessoa com o sagrado. Trata-se de uma experiência interior e, portanto, pode variar de pessoa para pessoa. Essa diferença pode ser ainda maior do que a diferença entre as diversas religiões. Mas, espiritualmente, deve originar-se sempre de certas verdades imutáveis. Algumas pessoas descobrem a espiritualidade por intermédio de uma religião tradicional. Outras a vivenciam por meio da natureza, da arte, da ciência ou do amor."

É perceptível, pelo trecho acima, que a Espiritualidade (que precisamos exercitar e desenvolvê-la) é a razão de ser do indivíduo dentro de quaisquer dos sistemas religiosos.
Apesar de focado no leitor adolescente, o livro é uma boa introdução ao Budismo, para adultos.
Enquanto a cultura ocidental confere grande importância à moralidade, ao "certo e errado" com as ameaças caso façamos o "errado", o budismo ocupa-se com o que afasta o sofrimento e o que causa o sofrimento, com o que é útil ou inútil, com o que é benéfico ou prejudicial. Isto confere a consciência da escolha do ato a seguir para evitar ou minimizar danos. Gosto disto!
Namastê!

Itaitinga é Município Verde


O Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente - Conpam, através do Comitê Gestor do Programa Selo Município Verde, do Governo do Estado, esteve reunido no dia 11 deste mês para divulgar o resultado do programa Selo Verde, versão 2008. Ficou decidido durante a reunião que 42 municípios foram pré-qualificados, 39 estarão recebendo nesta Terça-feira, dia 16, no Centro de Convenções em Fortaleza, às 19hs, no Auditório A-400, a Certificação Ambiental Selo Município Verde. Entre estes Municípios está o da vizinha cidade de Itaitinga, cujo Prefeito reeleito é Abdias Patrício Oliveira (foto à esquerda).

Em 2005 e 2007, Itaitinga participou e foi certificado com o PSMV, na categoria C, na gestão do Prefeito Abdias Patrício e Paulo Afonso Cavalcanti, (foto acima à direita) como Secretário do Meio Ambiente. Paulo é jornalista de formação e mantém o blog Fragmentos.
Já em 2008, o município participou e foi certificado com o PSMV, promovido para a categoria B, também com a dobradinha Abdias/Paulo Afonso e ficou à frente de grandes municípios como Fortaleza, Juazeiro do Norte, Aracati, Acaraú etc.

Eis alguns dos programas levados a efeito em Itaitinga:

Ao ganhar o Prêmio categoria B, os homens públicos de Itaitinga estão provando que cuidar bem da Ecologia só traz benefícios. Os seres humanos agradecem.
Portanto, parabéns aos itaitinguenses pelo Prêmio! E em especial ao Prefeito Abdias que acreditou no trabalho sério de Paulo Afonso, seu fiel escudeiro na preservação do melhor ambiente possível em Itaitinga. Abdias e Paulo são dusbons por estarem dando sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes. O reconhecimento também vai para a equipe "abpaulina" formada por Ana, Daniela, Paulo César e Samir Oliveira.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Aniversariantes de hoje

Hoje, Sexta-feira, dia 12 de Dezembro, aniversariam o famoso cineasta pernambucano GUEL ARRAES e o engenheiro civil cearense RICARDO MIRANDA.

1. Guel (foto à esquerda) é recifense, filho do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes de Alencar (1916-2005) e de Célia Souza Leão (1924-1961). Durante a época da repressão militar, aos 11 anos de idade, viveu exilado na Argélia, com a família. Voltou ao Brasil em 1979, aos 26 anos. Iniciou sua ascensão profissional dirigindo novelas na Rede Globo, de "Baila Comigo" (1981) a "Vereda Tropical" (1984). Depois, passou a dirigir séries televisivas, com inovadoras linguagens: "Armação Ilimitada", "TV Pirata", "Comédia da Vida Privada" e "O Auto da Compadecida" (1999), de Ariano Suassuna. Esta obteve tanta audiência na tevê, que foi exibida depois, em uma edição especial, nos cinemas, com sucesso de público também. Lançou em Novembro/2008, o filme "Romance", estrelado por Wágner Moura. Guel é um dusbons na direção da dramaturgia brasileira.

2. Ricardo, duplamente fortalezense, além de sócio e executivo de uma construtora em Fortaleza, nas horas vagas é tesoureiro-voluntário do Lar Beneficente Clara de Assis, o qual assiste mais de 400 pessoas carentes, na comunidade Guaié, em Iparana-CE. Acima, na foto acima, vemos Ricardo, ao centro, em Fevereiro/2008, explicando ao tenista Gustavo Kuertner, o GUGA e ao cantor Raimundo FÁGNER, o funcionamento do "Projeto Craque Nota 10", que está sendo desenvolvido junto às crianças do Lar de Clara, onde foi inaugurada uma quadra poliesportiva, inclusive com tênis, esporte em que Ricardo já foi campeão. Além disto, Ricardo é um verdadeiro dínamo, entusiasta de projetos como o "Nosso Leite" (de cabra), que ajuda a melhorar a nutrição das crianças vinculadas ao Lar; do Coral Infantil ClaraMúsica; das aulas de Xadrez prás crianças e está feliz por estar ampliando o número de salas de aulas - tudo isto com o incondicional apoio de empresas-parceiras e de toda diretoria do Lar.
Conheço de perto este mui querido aniversariante. É exemplar nos múltiplos papéis que exerce: filho, irmão, amigo, marido, genro, pai, tio, cunhado, concunhado, empresário, voluntário do Bem, sindicalista e também como avô. Sinto-me honrado em poder conviver e aprender muito com ele, inclusive, em piadas contadas de forma impagável. Indubitavelmente, é um dusbons.

---------------
P.S.: Hoje também aniversaria minha colega de trabalho Silvinha Fernanda. inteligência e bom humor em pessoa.
A todos, desejo toda felicidade que for possível comportar a existência terrestre. Parabéns aos três! Que a Fonte da Vida continue a iluminar todos, neste Novo Ano, que hoje se inicia! Namastê!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

A vez do rádio AM no celular




Sou fã do rádio e, mais especialmente, do rádio AM. E para quem estava esperando a junção de telefone celular e rádio AM, eis que a Sony Ericsson tornou-se a única fabricante a lançar aparelhos celulares, onde seja possível selecionar digitalmente e ouvir rádios AM e FM. Com alto-falantes externos, estes celulares se transformam em rádio portátil. São três modelos: R300, R306 e R306a. Todos aceitam tons musicais em MP3 e AAC; navegam na internet; tecnologia BlueTooth; emitem mensagens de texto e multimídia; têm alerta vibratório e ringtones polifônicos; podem despertar com o som do rádio programado etc.
O R300 é no estilo barra, tem câmera VGA 0,3 megapixel, com fones de ouvido estéreo ou no viva-voz mono. Tem suporte a USB.
Já o R306 e o R306a são no estilo flip, tem câmera 1,3 megapixel, alto-falantes estéreos, gravam e exibem video.
Pelo que vi, os aparelhos têm uma boa relação custo/benefício. Eis uma convergência dasboas de celular e rádios. Agora, é possível acompanhar os jogos ou ouvir as notícias do rádio AM, em celulares como estes.
Por falar em rádio AM, recomendo o melhor programa de variedades do rádiocearense chama-se "RÁDIO SERVIÇO", apresentado, na  AM 1.010, O Povo/CBN,, de Segunda-feira a Sábado, das 8 às 10h, pelo comunicador Nonato Albuquerque. Fico muito bem informado com este.

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

A caridade segundo Yunus




Muhammad Yunus (na foto central, cercado de financiadas) nasceu na asiática República Popular de Bangladesh, um dos países mais populosos do mundo - perto de 140 milhões de habitantes. Doutor em Economia, Yunus é o fundador do Banco Grameen e autor de 2 livros ("O Banqueiro dos Pobres" e "Um Mundo Sem Pobreza", ambos da Ed .Ática). Em 2006, Yunus e o Banco Grameen ganharam o Prêmio Nobel da Paz.

No final da década de 1970, Yunus criou o Banco Grameen e o conceito de microcrédito - fornecimento de empréstimos, sem garantias, aos pobres, principalmente mulheres para se iniciem os próprios negócios e saiam da miséria.
O Grameen procura operar o mais próximo possível dos juros do mercado local (equivalente, no Brasil, à taxa Selic), com operações auto-sustentáveis e priorizando a construção do capital social. Não são cobrados juros sobre juros. São 2.185 agências, com quase 20 mil funcionários, todos remunerados.
O empréstimo baseia-se exclusivamente na confiança, contrapondo o sistema tradicional de crédito dos bancos tradicionais que rejeitam os pobres “indignos” de crédito. A inadimplência é menor que 2% e nos últimos 20 anos, o banco emprestou mais de 6,5 bilhões de dólares a 7,2 milhões de beneficiários. De Bangladesh, o microcrédito se espalhou pelo mundo e atualmente favorece milhões de famílias.
Em Jun/2008, Yunus esteve no Brasil com o Presidente Lula, a quem sugeriu a implantação de um programa de microcrédito em regiões pobres semelhante ao que desenvolve em Bangladesh com o Banco Grameen. Yunus sugeriu a Lula um programa de US$ 6 milhões em quatro anos, com empréstimos individuais na média de US$ 200. Yunus disse a Lula que o papel do governo, quando se trata de microcrédito, se limita à criação de uma legislação específica e de um órgão para regular o sistema e que, quando o governo se envolve com o microcrédito, a solidez econômica deixa de ser a prioridade e dá lugar à política.
Torço que esta idéia dasboas saia do papel e se transforme em realidade.
Proporcionar o microcrédito é incentivar o trabalho autônomo ou auto-emprego. Eis 2 trechos do 1° livro de Yunus em que fala sobre a CARIDADE:
"Quando circulamos de carro por Daca (Capital de Bangladesh) somos atacados de todos os lados por mendigos profissionais. Nossa primeira reação é dar-lhes uma esmola. Por que não? Por alguns tostões, podemos aplacar nossa consciência. Quando somos abordados por um leproso com os dedos e as mãos devorados pela doença, ficamos tão chocados que imediatamente levamos a mão ao bolso e entregamos ao infeliz uma nota que para nós não é nada, mas representa uma fortuna para quem a recebe. Isso é útil? Não e na maioria das vezes é até danoso.
Aquele que dá fica com a impressão de ter feito alguma coisa. Mas não fez absolutamente nada. Dar dinheiro dispensa-nos tranquilamente de encararmos o verdadeiro problema.
Oferecendo uma soma irrisória ficamos com a consciência limpa. Mas, na verdade, limitamo-nos a nos livrar provisoriamente do problema. Mas por quanto tempo?
A caridade não é uma solução, nem a longo nem a curto prazo. O mendigo passará para o carro seguinte e recomeçará. E acabará por voltar a ver seu "benfeitor", de quem agora precisa para viver. Se queremos sinceramente resolver o problema, precisamos nos envolver e dar início a um processo. Se o doador abrisse a porta do carro para perguntar ao mendigo qual é o seu problema, como se chama que idade tem, se solicitou assistência médica, qual é a sua formação, então poderia talvez prestar-lhe um serviço.
Mas entregar-lhe uma nota é implicitamente convidá-lo a sumir de vista para nos deixar em paz. Não questiono o dever moral da ajuda nem o impulso que nos leva a ajudar os necessitados; condeno apenas a forma de que se reveste essa ajuda.
Do ponto de vista do beneficiário, a caridade pode ter efeitos desastrosos. Em muitos casos, ela desmotiva o mendigo a sair de sua situação. Quanto ao doente, ele nem sequer tenta se tratar
, pois a cura significaria a perda dessa fonte de dinheiro...
Em todos os casos,
a mendicância priva o homem de sua dignidade
. Dispensando-o de prover as suas necessidades, ela o incita à passividade. Não é suficiente ficar sentado e estender a mão para ganhar a vida?
Quando vejo uma criança mendigando, resisto ao impulso natural de dar. Preciso admitir que às vezes me acontece de dar a esmola, sobretudo quando a miséria humana é tão terrível - um doente, uma mãe cujo filho está à beira da morte - que não posso evitar levar a mão ao bolso e dar alguma coisa. Mas sempre que é possível reprimo esse impulso."
------------------------------
"Quando queremos ajudar os pobres, normalmente lhes oferecemos caridade...A caridade não é absolutamente a solução para a pobreza. Ela apenas a perpetua, retirando dos pobres a iniciativa...Os filhos de pais que vivem do seguro-desemprego normalmente passam sua própria vida vivendo também do seguro-desemprego."
-------------------------------
É preciso que os bem-intencionados, religiosos ou não, reflitamos sobre isto! Namastê!

60 anos depois, ainda um Norte dusbons

No dia 10/12/1948, a Assembléia Geral das Nações Unidas adotou e proclamou a "Declaração Universal dos Direitos Humanos". Mesmo que a Humanidade esteja longe de vivenciá-la, resta-nos o consolo de que esta Declaração serve como referencial dusbons a ser alcançado por pessoas e governos. A estes faltam cumprir seus deveres para que os direitos dos homens sejam universalizados. Abaixo, a Declaração completa. Vale a pena conhecê-la.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III)
da Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948

Preâmbulo

Considerando que o reconhecimento da dignidade inerente a todos os membros da família humana e de seus direitos iguais e inalienáveis é o fundamento da liberdade, da justiça e da paz no mundo,
Considerando que o desprezo e o desrespeito pelos direitos humanos resultaram em atos bárbaros que ultrajaram a consciência da Humanidade e que o advento de um mundo em que os homens gozem de liberdade de palavra, de crença e da liberdade de viverem a salvo do temor e da necessidade foi proclamado como a mais alta aspiração do homem comum,
Considerando essencial que os direitos humanos sejam protegidos pelo Estado de Direito, para que o homem não seja compelido, como último recurso, à rebelião contra tirania e a opressão,
Considerando essencial promover o desenvolvimento de relações amistosas entre as nações,
Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor da pessoa humana e na igualdade de direitos dos homens e das mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla,
Considerando que os Estados-Membros se comprometeram a desenvolver, em cooperação com as Nações Unidas, o respeito universal aos direitos humanos e liberdades fundamentais e a observância desses direitos e liberdades,
Considerando que uma compreensão comum desses direitos e liberdades é da mis alta importância para o pleno cumprimento desse compromisso,

A Assembléia Geral proclama

A presente Declaração Universal dos Diretos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações, com o objetivo de que cada indivíduo e cada órgão da sociedade, tendo sempre em mente esta Declaração, se esforce, através do ensino e da educação, por promover o respeito a esses direitos e liberdades, e, pela adoção de medidas progressivas de caráter nacional e internacional, por assegurar o seu reconhecimento e a sua observância universais e efetivos, tanto entre os povos dos próprios Estados-Membros, quanto entre os povos dos territórios sob sua jurisdição.

Artigo I

Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.

Artigo II

Toda pessoa tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades estabelecidos nesta Declaração, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição.

Artigo III

Toda pessoa tem direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.

Artigo IV

Ninguém será mantido em escravidão ou servidão, a escravidão e o tráfico de escravos serão proibidos em todas as suas formas.

Artigo V

Ninguém será submetido à tortura, nem a tratamento ou castigo cruel, desumano ou degradante.

Artigo VI

Toda pessoa tem o direito de ser, em todos os lugares, reconhecida como pessoa perante a lei.

Artigo VII

Todos são iguais perante a lei e têm direito, sem qualquer distinção, a igual proteção da lei. Todos têm direito a igual proteção contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação.

Artigo VIII

Toda pessoa tem direito a receber dos tributos nacionais competentes remédio efetivo para os atos que violem os direitos fundamentais que lhe sejam reconhecidos pela constituição ou pela lei.

Artigo IX

Ninguém será arbitrariamente preso, detido ou exilado.

Artigo X

Toda pessoa tem direito, em plena igualdade, a uma audiência justa e pública por parte de um tribunal independente e imparcial, para decidir de seus direitos e deveres ou do fundamento de qualquer acusação criminal contra ele.

Artigo XI

1. Toda pessoa acusada de um ato delituoso tem o direito de ser presumida inocente até que a sua culpabilidade tenha sido provada de acordo com a lei, em julgamento público no qual lhe tenham sido asseguradas todas as garantias necessárias à sua defesa.
2. Ninguém poderá ser culpado por qualquer ação ou omissão que, no momento, não constituíam delito perante o direito nacional ou internacional. Tampouco será imposta pena mais forte do que aquela que, no momento da prática, era aplicável ao ato delituoso.

Artigo XII

Ninguém será sujeito a interferências na sua vida privada, na sua família, no seu lar ou na sua correspondência, nem a ataques à sua honra e reputação. Toda pessoa tem direito à proteção da lei contra tais interferências ou ataques.

Artigo XIII

1. Toda pessoa tem direito à liberdade de locomoção e residência dentro das fronteiras de cada Estado.
2. Toda pessoa tem o direito de deixar qualquer país, inclusive o próprio, e a este regressar.

Artigo XIV

1.Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países.
2. Este direito não pode ser invocado em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.

Artigo XV

1. Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade.
2. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.

Artigo XVI

1. Os homens e mulheres de maior idade, sem qualquer retrição de raça, nacionalidade ou religião, têm o direito de contrair matrimônio e fundar uma família. Gozam de iguais direitos em relação ao casamento, sua duração e sua dissolução.
2. O casamento não será válido senão com o livre e pleno consentimento dos nubentes.

Artigo XVII

1. Toda pessoa tem direito à propriedade, só ou em sociedade com outros.
2.Ninguém será arbitrariamente privado de sua propriedade.

Artigo XVIII

Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular.

Artigo XIX

Toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e idéias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras.

Artigo XX

1. Toda pessoa tem direito à liberdade de reunião e associação pacíficas.
2. Ninguém pode ser obrigado a fazer parte de uma associação.

Artigo XXI

1. Toda pessoa tem o direito de tomar parte no governo de seu país, diretamente ou por intermédio de representantes livremente escolhidos.
2.
Toda pessoa tem igual direito de acesso ao serviço público do seu país.
3. A vontade do povo será a base da autoridade do governo; esta vontade será expressa em eleições periódicas e legítimas, por sufrágio universal, por voto secreto ou processo equivalente que assegure a liberdade de voto.

Artigo XXII

Toda pessoa, como membro da sociedade, tem direito à segurança social e à realização, pelo esforço nacional, pela cooperação internacional e de acordo com a organização e recursos de cada Estado, dos direitos econômicos, sociais e culturais indispensáveis à sua dignidade e ao livre desenvolvimento da sua personalidade.

Artigo XXIII

1.Toda pessoa tem direito ao trabalho, à livre escolha de emprego, a condições justas e favoráveis de trabalho e à proteção contra o desemprego.
2.
Toda pessoa, sem qualquer distinção, tem direito a igual remuneração por igual trabalho.
3. Toda pessoa que trabalhe tem direito a uma remuneração justa e satisfatória, que lhe assegure, assim como à sua família, uma existência compatível com a dignidade humana, e a que se acrescentarão, se necessário, outros meios de proteção social.
4. Toda pessoa tem direito a organizar sindicatos e neles ingressar para proteção de seus interesses.

Artigo XXIV

Toda pessoa tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas.

Artigo XXV

1. Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.
2. A maternidade e a infância têm direito a cuidados e assistência especiais. Todas as crianças nascidas dentro ou fora do matrimônio, gozarão da mesma proteção social.

Artigo XXVI

1. Toda pessoa tem direito à instrução. A instrução será gratuita, pelo menos nos graus elementares e fundamentais. A instrução elementar será obrigatória. A instrução técnico-profissional será acessível a todos, bem como a instrução superior, esta baseada no mérito.
2. A instrução será orientada no sentido do pleno desenvolvimento da personalidade humana e do fortalecimento do respeito pelos direitos humanos e pelas liberdades fundamentais. A instrução promoverá a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e grupos raciais ou religiosos, e coadjuvará as atividades das Nações Unidas em prol da manutenção da paz.
3. Os pais têm prioridade de direito na escolha do gênero de instrução que será ministrada a seus filhos.

Artigo XXVII

1. Toda pessoa tem o direito de participar livremente da vida cultural da comunidade, de fruir as artes e de participar do processo científico e de seus benefícios.
2.
Toda pessoa tem direito à proteção dos interesses morais e materiais decorrentes de qualquer produção científica, literária ou artística da qual seja autor.

Artigo XVIII

Toda pessoa tem direito a uma ordem social e internacional em que os direitos e liberdades estabelecidos na presente Declaração possam ser plenamente realizados.

Artigo XXIV

1. Toda pessoa tem deveres para com a comunidade, em que o livre e pleno desenvolvimento de sua personalidade é possível.
2. No exercício de seus direitos e liberdades, toda pessoa estará sujeita apenas às limitações determinadas pela lei, exclusivamente com o fim de assegurar o devido reconhecimento e respeito dos direitos e liberdades de outrem e de satisfazer às justas exigências da moral, da ordem pública e do bem-estar de uma sociedade democrática.
3. Esses direitos e liberdades não podem, em hipótese alguma, ser exercidos contrariamente aos propósitos e princípios das Nações Unidas.

Artigo XXX

Nenhuma disposição da presente Declaração pode ser interpretada como o reconhecimento a qualquer Estado, grupo ou pessoa, do direito de exercer qualquer atividade ou praticar qualquer ato destinado à destruição de quaisquer dos direitos e liberdades aqui estabelecidos.